sábado, 6 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4467: Parabéns a você (8): Belarmino Sardinha, ex-1.º Cabo do STM (Editores)

Belarmino Sardinha, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista STM, 1972/74, Mansoa, Bolama, Aldeia Formosa e Bissau

Hoje, dia 6 de Junho de 2009, o nosso camarada Belarmino Sardinha completa 59 anos de vida. Toda a Tertúlia deseja que a sua vida seja tão longa quanto possível, com saúde, junto dos seus familiares e amigos.

Simbolicamente, vamos recordar a abordagem que o Belarmino fez ao Blogue no sentido de vir a fazer parte da nossa grande família.

Assim, no dia 8 de Junho, Belarmino Sardinha dirigia-se ao nosso Blogue:

Camaradas, Companheiros, Amigos,
[...]
Só agora tomei conhecimento deste blogue que me parece muito bem elaborado, mas mesmo que o não estivesse, merecia o meu apreço pelo esforço feito por quem se dedica a procurar juntar-nos e a reunir já tanta, mas ainda tão pouca informação.

Irei ao meu baú, ao sótão ao que necessário for para ver se lá encontro alguma coisa, talvez umas fotos.

Darei notícias logo que consiga descobrir o que os anos vão apagando ou vai ficando esquecido com o nascer de novas vidas e as preocupações do dia-a-dia.

Pode ser que ajude a incentivar outros a aparecerem ou a falarem daquilo que conhecem melhor do que eu.

Fui 1.º Cabo Radiotelegrafista STM - 036858/71 - e estive colocado em Mansoa, Bolama, Aldeia Formosa e Bissau nos anos de 1972/74
.[...](*)


Após a pré-apresentação à nossa Tabanca Grande no dia 14 de Junho na série "O Nosso Livro de Visitas", Belarmino Sardinha apresenta-se formalmente com esta mensagem, de 16 de Junho, e o texto que anexou.

Estimado Camarada,

Foi com agrado que recebi a tua resposta. Claro que irei enviar as minhas fotos para me juntar a vós.

Quanto a factos, como fui em rendição individual e fazia parte daqueles que não saíam em operações, por ser do STM, felizmente não tenho história nem histórias dessa vivência a não ser por compreensão e solidariedade. Justifico assim a minha presença no almoço do BCAÇ 3832, com quem convivi durante seis meses.

Não deixarei por isso de vos dar o meu apoio e contributo sempre e quando for necessário.

Junto umas palavras que melhor descrevem o que aqui refiro. Por ser folha e meia, juntei como ficheiro para possibilitar a sua leitura em separado. Mas achei importante enviá-lo para melhor nos conhecermos.

Estava já em Bissau quando aconteceu o 25 de Abril, irei pensar se houve algum facto que mereça destaque.

Desculpem se pouco tenho que vos ajude, mas contem pelo menos com o apoio.

Um abraço,
Belarmino Sardinha
Odivelas
Ex-1º Cabo Radiotelegrafista STM
(**)


Como se pode ver, Belarmino Sardinha teve algumas intervenções no nosso Blogue, apesar de não ter sido operacional. Fica provado que nem só quem palmilhou o mato pode intervir. Todos temos algo para dizer, todos fomos importantes à nossa maneira.(***)

Fotografias é que o Belarmino não nos mandou pelo que fica esta, tirada pelo nosso Editor Luís Graça no dia 11 de Novembro passado, aquando do lançamento do livro do nosso camarada Beja Santos, "Tigre Vadio".

Lisboa > Museu da Farmácia > 11 de Novembro de 2008 > Lançamento do livro Diário da Guiné, 1969-1970: O Tigre Vadio > No hall do museu da Associação Nacional de Farmácias três camaradas nossos fazem horas: Carlos Marques dos Santos (de costas), o António Santos, à sua direita, e o Belarmino Sardinha.

Foto: © Luís Graça (2008). Direitos reservados.

__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste 14 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2942: O Nosso Livro de Visitas (16): Belarmino Sardinha, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista STM (Guiné 1972/74)

(**) Vd. poste de 17 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2956: Tabanca Grande (75): Belarmino Sardinha, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista STM (Guiné 1972/74)

(***) Vd. postes d Belarmino Sardinha, com datas de:

1 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3009: Com sangue na guelra: Nós e a mística dos comandos da 38.ª, em Mansoa (Belarmino Sardinha)

6 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3026: Convívios (69): Pessoal do BCAÇ 3832, no dia 31 de Maio de 2008 na Covilhã (Germano Santos/Belarmino Sardinha)

10 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3047: Os nossos regressos (9): Uma viagem tranquila...(Belarmino Sardinha).

20 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3075: Estórias avulsas (19): Os cães da guerra (Belarmino Sardinha)

29 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3377: O meu baptismo de fogo (19): Como, porquê e não só (Belarmino Sardinha)

22 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3498: No 25 de Abril eu estava em... (4) Agrupamento de Transmissões, Bissau (Belarmino Sardinha)

16 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3633: Dando a mão à palmatória (18): O meu reparo (Belarmino Sardinha)

9 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4162: Convívios (106): Almoço convívio do pessoal do BCAÇ 3832 em Monte Real, 9 de Maio de 2009 (Belarmino Sardinha)

15 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4189: Estórias avulsas (27): O meu amigo Dinha e o RDM (Belarmino Sardinha)

16 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4195: Blogoterapia (100) Desabafo - Agirão os editores com parcialidade? (Belarmino Sardinha)

12 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4331: Convívios (125): Comemoração do 39º Aniversário do Regresso do BCAÇ 3832, 9 de Maio p.p., em Monte Real (Belarmino Sardinha)

Vd. último poste da série "Parabéns a você" de 29 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4261: Parabéns a você (7): Giselda Pessoa, ex-Srgt Enf Pára-quedista, sobrevivente a um ataque de míssil SAM-7 Strela (Editores)

11 comentários:

Hélder Valério disse...

Pois então, amigo B. Sardinha, de STM para STM, aqui vão os votos para que este dia se repita com boa saúde.
E ergo a minha taça virtual para um brinde a propósito!
Parabéns.
Hélder S.

MANUEL MAIA disse...

AMIGO SARDINHA.

OS MEUS SINCEROS PARABÉNS.

A IDADE QUE O B.I. MOSTRA NÃO É A REAL,ESSA ESTÁ BEM DENTRO DE CADA UM DE NÓS.
É PRECISO QUE SAIBAMOS RETER OS RESQUÍCIOS DA JOVIALIDADE DOS TEMPOS DE GUINÉ,E NÃO NOS DEIXEMOS ENGANAR POR UM SIMPLES PAPEL QUE NOS COBRAM PARA QUE USEMOS CONNOSCO A LEMBRAR-NOS QUE O TEMPO VOA.
É IMPORTANTE SABER DIZER NÃO ATÉ À IDADE QUE NOS QUEREM IMPINGIR.

QUE PASSES UM DIA FELIZ JUNTOS DOS TEUS,PLENO DE SAÚDE.
UM ABRAÇO
MANUEL MAIA

P.S. PARA A SEMANA VOU ENVIAR-TE O DVD COM O MEU TRABALHO.

Anónimo disse...

Caríssimo BELARMINO: Estou na foto anexa à conversa contigo e com o António Santos. Que essa conversa continue, pois é sinal que vamos fazendo anos.
Basta um de cada vez.

UM ABRAÇÃO

CMSantos (CART2339/ Mansambo) 68-89

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro Belarmino

Aqui vai um abraço grande de parabéns!

Eu agora, podia armar em mais velho e dizer assim por cima do ombro, 59 anos já fiz!!!

A idade no fundo é uma coisa que tem a ver com o tempo, ora nós que já passámos por perto da morte já não ligamos à idade, mas ao dia que vivemos!

Abraço camarigo

Anónimo disse...

Caro Belarmino
De um septagenário para um ainda não sexa...genário, os meus parabéns por essa bonita idade e os votos de que continues com miuta saúde a festejar todos os anos até me apanhares...

Um grande abraço
Jorge Picado

Luís Graça disse...

Belarmino, meu caro camarada:

Dei-te os parabéns antecipados num comentário que escrevi a um poste de 16 de Abril de 2009 (*), que deu água pelas barbas, para usar uma expressão popular... Mas foi também mutuamente esclarecer, para ti e para nós...

Depois disso mandaste um mail, com anexo, que nunca chegou a ser publicado, por falta de oportunidade... Tinha a data de 19 de Abril de 2009. Como deves imaginar, a nossa máquina bloguística não tem capacidade para processar toda a informação que recebemos e sobretudo publicá-la "just in time"... Como prenda de anos, aqui fica o teu mail e o anexo que, na altura, querias que fosse publicado como poste e que não chegou a sê-lo, porque entendemos que o assunto (algumas dúvidas tuas sobre os nossos critérios editoriais) estava esclarecido entre nós. É-nos sobretudo materialmente impossível publicar todos os comentários aos comentários. Julgo que teria sido melhor, na altura, teres decidido publicar o teu texto como comentário.

Quero que saibas que, da nossa parte, contamos contigo e com as tuas histórias. Destaco a tua frase: "Este Blogue é para mim como a água de uma fonte onde bebo todos os dias".

Desejo que tenhas hoje um belo dia, o teu dia... Boa saúde, longa vida. Luís Graça

(Continua)

_____________



(*) Vd. poste de 16 de Abril de 2009 >Guiné 63/74 - P4195: Blogoterapia (100) Desabafo - Agirão os editores com parcialidade? (Belarmino Sardinha)

Luís Graça disse...

(Continuação)

Mail (inédito) do Belarmino Sardnha, de 19/4/09

Caros Camaradas,
Luis Graça, Carlos Vinhal e Virgínio Briote

Um verdadeiro abraço para todos.

Para o Carlos uma palavra especial, por sentir-se "ferido" e o meu apreço pela sua dedicação e trabalho para esta causa.

Ao escrever o que escrevi, mais não pretendia que chamar a atenção para os sentires numa mesma situação.

Não sei se optei pela forma correcta de enviar o texto, mas achei que para responder a todos e clarificar o que pretendia não ficava bem como comentário, mas a decisão é vossa na forma de o divulgarem. Desculpem lá mais este trabalho.

Com amizade,
BSardinha


Anexo

Caros Camaradas,

Começo por agradecer a todos os comentários que fizeram [ao poste de 16 de Abril de 2009], as achegas e tudo o mais que através deles possa ter-me ajudado a compreender o ponto sensível que toquei.

Gostava de começar por pedir desculpa ao Carlos Vinhal se ele interpretou como uma crítica destrutiva ao seu trabalho, ou a qualquer dos outros editores cujo trabalho aprecio pela dedicação e esforço além de nos proporcionarem este tipo de contacto aberto e sincero. Talvez não tenha conseguido expressar-me correctamente, admito-o.

A referência ao Carlos foi feita mais directamente por ter ele comentado os textos do João Carlos Silva e do Manuel José Ribeiro Agostinho e do texto do Hélder Sousa, num reconhecimento, ainda bem que o fez, aos não operacionais de outras forças, ditas especiais ou de especialistas quando as restantes são chamadas de “ar condicionado” .Desculpem mas, quem não se sente não é filho de boa gente.

Nem sei onde me enquadro, sou sincero. Andei pelos quartéis do interior, Mansoa, Aldeia Formosa e Bolama, embora sem sair do arame, mas não estive apenas em Bissau, por isso deixo aos outros a designação a atribuir-me, sendo certo que operacional não fui.

Também não me senti preterido por não ter visto publicado o texto a seguir dado à estampa, mas comecei a ter a sensação de que importantes eram os textos que narravam acontecimentos operacionais apenas, já que os outros seriam sempre os do “ar condicionado” (pena tenho não ter sido a comissão inteira para não dizer que tinha ficado por cá).

Com toda a sinceridade gosto imenso de partilhar convosco este espaço e todas as situações descritas, por vezes quase me sinto a vivê-las e acreditem não é fácil, como não deverá ter sido vivê-las realmente e agora voltar a esse tempo ao escrevê-las. Confesso que não me importava de viver nessa ignorância, sendo certo que também não estaria a escrever estas linhas.

Não sei se consegui responder a tudo e a todos os pontos que foram colocados por aqueles que se expressaram ou se consegui esclarecer os que nada tendo dito pudessem estar a fazer outra interpretação. Este Blogue é para mim como a água de uma fonte onde bebo todos os dias. Terá pois a importância que cada um entenda dessa necessidade de vida.

Só neste momento tive oportunidade de ver a Blogue (*), peço desculpa por ter demorado tanto tempo a dar a explicação e ajudar a esclarecer as dúvidas existentes.

Para todos os Camaradas mas com um carinho e destaque especial para os editores Luís Graça, Carlos Vinhal e Virgínio Briote o meu grande abraço.

BSardinha

Anónimo disse...

Parabéns Sr. Belarmino,
O senhor foi companheiro do meu Marido em Mansoa.
Desejo-lhe muitos anos de vida na companhia da Sua Antonieta, aproveitem bem tudo de bom que a vida tem para vos dar.
Abraços
Filomena

Anónimo disse...

Parabéns Sr. Belarmino,
O senhor foi companheiro do meu Marido em Mansoa.
Desejo-lhe muitos anos de vida na companhia da Sua Antonieta, aproveitem bem tudo de bom que a vida tem para vos dar.
Abraços
Filomena

António Matos disse...

Belarmino, já deu meia noite e já deixaste de ser bébé ! Ainda não te cresceu o cabelo mas isso é uma questão de tempo, verás !
Só agora vi que estás ( estiveste ) no teu dia e embora tardiamente, daqui seguem os meus sinceros parabéns !
59 ? Não te dava mais que uns 45, homem !
Pois que repitas a conta e eu a contá-los ! Não será difícil, bastará para tanto que comemore os meus 119 ! O Manel d'Oliveira já vai no encalce deles e eu vou logo atraz !
Salvé, 6 de Junho de 2009 !
Um abração,
António Matos

Anónimo disse...

Camaradas Tabanqueiros ou Atabancados,

Acabei de abrir o computador, ver mensagens e o blogue e deparo-me com tudo o que disseram e escreveram. Neste momento não consigo ou não sei dizer mais do que um simples obrigado a todos.

À esposa do camarada que esteve comigo em Mansoa e que assina Filomena, peço desculpa por não conseguir identificar de quem se trata mas confesso que gostava de saber. Se isso for possível pode ser através do meu endereço que consta da lista da Tabanca Grande.

Um abraço para todos.
BSardinha