terça-feira, 2 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4451: Poemário do José Manuel (28): Matar ou morrer ? Não...

Guiné > Região de Tombali > Mampatá > CART 6250 , Os Unidos de Mampatá (1972/74) > O repouso do guerreiro... O Zé Manel, ou o Josema (pesudónimo literário), "a reler o que havia escrito, numa pausa durante a protecção a uma coluna de Buba para Aldeia Formoso". Foto editada (LG).


Guiné > Região de Tombali > Mampatá > CART 62590 , Os Unidos de Mampatá (1972/74) > Um foto aérea de Quebo (ou Aldeia Formosa)...

Guiné > Região de Tombali > Mampatá > CART 6250 , Os Unidos de Mampatá (1972/74) > "Eu e o Álvaro, soldado de transmissões e meu companheiro de tabanca, baterista do Pop Five , um dos conjunto Rock mais famosos naquela época, autores da música que abria um dos programas mais ouvidos na Rádio Renascença. Nunca mais o vi, não vai aos encontros. Gostava de lhe dar um abraço, mas não sei por onde anda nem como está" (JML)


Guiné > Região de Tombali > Mampatá > CART 6250 , Os Unidos de Mampatá (1972/74) > "Num campo de futebol construído pela Companhia de Engenharia que fez a estrada [até Nhacobá]. Grande equipa de futebol:o Vieira, madeirense, que jogou nas camadas jovens (Iniciados, Juvenis e Juniores) dos três grandes, Benfica, Porto e Sporting; o Pinheiro, do Desportivo de Aves, o melhor médio que vi jogar até hoje; o Plácido, o guarda redes acrobata; o Alferes Esteves, o Simões, o Camilo (mais tarde deputado pelo PS), o Gomes e eu, o terceiro da Esquerda, na fila de pé, que jogava porque era quem fazia a equipa e também era o dono da bola" (JML).

O Capitão da companhia era um miliciano, Luís Marcelino, "um amigo, antes de ser capitão", um homem por quem o José Manuel ainda hoje nutre um sentimento de respeito e de amizade... Apareceu há dias no Nosso Livro de Visitas, e já recebeu um convite do Carlos Vinhal para se juntar a nós (**)

Fotos, legendas e poemas: © José Manuel Lopes (2009). Direitos reservados.


1. O nosso camarada José Manuel Lopes veio recentemente da Guiné-Bissau, aonde foi em romagem de saudade (**), com mais três ou quatro camaradas (o Nina, o Carvalho, o Leça, o Silvério Lobo, este, de Aldeia Formosa)... Já aqui nos deixou cinco crónicas desse longo e até de certo modo dramático, regresso ao passado (em particular, a Mampatá, na Região de Tombali)... Mandou-nos o ano passado uma colecção de cerca de seis dezenas de poemas, que temos vindo a publicar nesta série, Poemário do José Manuel... (***). Hoje fomos ao rabisco, e descobrimos mais dois poemas, inéditos. Estamos à espera que ele passe pela casa da avó, na Régua, e descubra o paradeiro de mais duas dezenas que se salvaram do auto de fé que ele um dia fez com os seus papéis da Guiné... Recorde-se que ele todos os dias escrevia um poema, enquanto abria a estrada Buba-Quebo-Mampatá-Nhacobá-Salancaur (inconcluída com o 25 de Abril de 1974)...

O último mail dele, de 20 de Maio, trazia-nos excelentes notícias sobre os seus vinhos, que são a menina dos seus olhos, lá na Quinta Senhora da Graça, no Alto Douro, Património Mundial da Humanidade:

Bom dia, Luís:

Claro que vou [ ao nosso IV Encontro, no dia 20 de Junho], eu e a Luisa, que está em Madrid com o Vasco , fomos convidados a apresentar os vinhos. O Pedro Milanos Reserva 2006, depois da Medalha no 'Wine Masters Challenge', teve uma crítica muito boa na Revista 'Wine' de Abril e esta em 10º. lugar no Top 100 dos vinhos de mesa. Não consegui fazer a inscrição pelo blogue, quando o meu filho regressar de Madrid vou pedir para o fazer por mim. Um abraço, jose manuel.


_____________

Sangue derramado

Puseste o pé em sítio errado,
um som violento, o pó levantado
escondeu por algum tempo
teu corpo violentado.

Sem pensar em outras minas,
correram em teu socorro,
o sangue fugia de teu corpo
e o héli não chegava.

Tua cara, ainda de criança,
ficava cada vez mais pálida,
tudo num silêncio angustiado.

Apesar dos teus vinte anos,
a vida fugia-te em golfadas,
porquê tanto sangue derramado?

s/l, s/d

Josema

[Enviado em 27/2/08]

Não matarás!mandamento por cumprir
por quem fala
em nome de Deus,
em nome da lei,
pela humanidade,
a quem sempre
sai a sorte,
neste xadrez
da vida e da morte
só nos resta
não ser peça
nesse jogo diabólico
e ficar na esperança,
não da vingança,
mas na passagem
da mensagem
para que acabem
de vez
os peões da desgraça.

Bissau 1973
Josema

[Enviado em 18 de Março de 2008]

[Fixação / revisão de texto: L.G.]


__________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 29 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4437: O Nosso Livro de Visitas (65): L.J.F. Marcelino, ex-Cap Mil da CART 6250, Mampatá, 1972/74

(**) Vd. postes de:

15 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4033: De regresso a Mampatá (Zé Manel Lopes) (1): Da Tabanca de Matosinhos ao Cabo Bojador

15 de Março de 2009 >Guiné 63/74 - P4034: De regresso a Mampatá (Zé Manel Lopes) (2): Do Trópico de Câncer à Mauritânia

21 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4061: De regresso a Mampatá (Zé Manel Lopes) (3): Do Trópico de Câncer à Mauritânia (2.ª Parte)

26 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4081: De regresso a Mampatá (Zé Manel Lopes) (4): Senegal e Guiné-Bissau

31 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4118: De regresso a Mampatá (Zé Manel Lopes) (5): Finalmente chegados a Mampatá

(***) Vd.último poste desta série > 11 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4011: Poemário do José Manuel (27): Um ruído vem do céu / e há cabeças no ar, / hoje é dia de correio...

2 comentários:

Luís Graça disse...

Josema: Cadê o baú da avozinha da Régua onde guardaste mais uns tantos papéis que escaparam à tua fúria autodestruidora ?

Vasculha, camarada, vasculha, que esses papéis também nos pertencem... Um Alfa Bravo. LG

Anónimo disse...

Lindo Zé Manel..
Para quando a história do milícia? Se estás à espera que o nosso Glorioso seja campeão,para a contar,estamos feitos.
Um abraço amigo
Vasco da Gama