sábado, 6 de junho de 2009

Guiné 63/74 - P4472: Tabanca Grande (150): Luís Marcelino, ex-Cap Mil, CMDT da CART 6250/72, Mampatá, 1972/74

1. Mensagem de Luís Marcelino (*), ex-Cap Mil, Comandante da CART 6250/72, Mampatá, 1972/74, com data de 4 de Junho de 2009:

Assunto: Para começar

Na sequência do convite recebido, que muito agradeço, aqui estou para a todos saudar e manifestar o desejo de participar no convívio desta grande família.

Junto as duas fotos, uma antiga e outra recente, aproveitando para lhes juntar mais duas referentes a momentos vividos na Guiné.

Antes de mais, quero apresentar-me:

Sou Luís Marcelino, a viver em Leiria.
Fiz o meu serviço militar, entre Janeiro de 1971 e Agosto de 1974.
No primeiro Trimestre de 1972, em Vila Nova de Gaia, foi formada a CART 6250 que comandei ali fazendo a preparação para a comissão na Guiné.

Em Junho desse ano, partimos para a grande aventura, que terminou em Agosto de 1974.

Fizemos o treino Operacional em Bolama, durante cerca de um mês, findo o qual partimos para Mampatá, em rendição de uma Companhia de Infantaria.
A nossa Companhia era independente e estava adida ao Batalhão sediado em Aldeia Formosa, a cerca de 7 Kms de Mampatá.

Após o regresso da Guiné entrei para a GNR, onde prestei serviço em Leiria, Évora, Santarém e Lisboa. Estou actualmente aposentado.

A experiência vivida na guerra da Guiné marcou profundamente a minha vida, pelas ocorrências sentidas e, de um modo especial pela solidariedade e grande amizade partilhadas em todo o tempo com todos os componentes da Companhia.

Na verdade, se humanamente não estava preparado para a responsabilidade que assumi, tive muita sorte nos homens que me calharam, tornando-me mais suave uma missão absolutamente desconhecida, conseguindo fazer-se justiça ao nosso lema "UNIDOS".

Ali se criaram verdadeiros laços de amizade que perduram até hoje, bem expressos nos convívios anuais que realizamos.

A todos os camaradas um gande abraço, na certeza de que já estou acolhido nesta grande família, em boa hora constituída.


2. Lembremos o primeiro contacto do nosso camarada Luís Marcelino com o Blogue:

Assunto: Testemunho

Tenho visitado regularmente este espaço, que considero de convívio, recordação e expressão de muita amizade.
Aqui tenho encontrado algumas pessoas que conheci ou conheço, com quem experimentei a vida difícil na Guiné. Algumas tenho visto em encontros que fazemos, outras, nunca mais..

Estive na Guiné entre 1972 e 1974, na CART 6250,em Mampatá. Fui o comandante, na altura, um jovem Capitão miliciano, graduado, de nome Marcelino. Vivo em Leiria.

Muito gostaria de estar presente no almoço do dia 20. Tenho outro compromisso que me impede. Contudo, estarei atento para que em encontros futuros possa ter o prazer de participar.

Ao fundador do blogue, à equipa editorial e a todos os participantes, as minhas saudações amigas e com todo o gosto também poderei participar neste espaço, com alguns episódios ou vivências da Guiné.

Um abraço







************

3. Comentário de CV:

Caro Luís Marcelino, estás oficialmente apresentado à Tertúlia.

Bem-vindo a esta grande família de ex-combatentes, fundada por Luís Graça há cerca de 4 anos, que felizmente não pára de crescer. És o 339.º membro oficialmente registado.

Terás, como ex-comandante de Companhia, conhecimentos da guerra, que na época não deveriam ser do conhecimento geral. Passados todos estes anos, poderás divulgá-los e contribuir assim para aumentar este repositório histórico da guerra colonial na Guiné, em que estamos todos, e cada um a seu modo, empenhados em levar por diante.

Peço-te o favor de quando nos mandares fotografias a acompanhar os teus textos, não te esqueceres de as legendares.

Já que quiseste dar-nos o gosto de contarmos com a tua participação, podes desde já começar a trabalhar.

Recebe, em nome da tertúlia um grande e fraterno abraço.

Pela tertúlia
Carlos Vinhal
__________

Notas de CV:

(*) Vd. postes de 29 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4437: O Nosso Livro de Visitas (65): L.J.F. Marcelino, ex-Cap Mil da CART 6250, Mampatá, 1972/74
e
3 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4458: Bem-vindo, Comandante Marcelino! Obrigado por ter tomado conta de mim na Guiné (José Eduardo Alves)

Vd. último poste da série de 5 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4464: Tabanca Grande (149): Armandino Alves, ex-1.º Cabo Aux de Enfermeiro da CCAÇ 1589, Guiné 1966/68

1 comentário:

Luís Graça disse...

Meu caro Luís:

Sê bem vindo ao teu/nosso blogue... Vejo que vives em Leiria, onde tenho amigos e aonde vou com alguma frequência... Pode ser que a gente um dia destes tenha oportunidade de se conhecer pessoalmente, em Leiria.

Até lá gostaria de te pedir um pequeno depoimento sobre a tua experiência, humana, militar e operacional, como capitão miliciano.. Temos alguns capitães milicianos entre nós (Jorge Picado, Vasco da Gama, Abílio Delgado...) mas ainda ainda poucos depoimentos... O primeiro foi o do Jorge Picado (*).

Recebe um Alfa Bravo do Luís Graça.


(*) Vd. poste de

28 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3248: Eu, capitão miliciano, me confesso (1): Engenheiro agrónomo, ilhavense, 32 anos, casado, pai de 4 filhos... (Jorge Picado)