

2. Neste poste publicamos as ocorrências da operação “Diamante Azul”, que se realizou entre os dias 13 e 16 de Outubro de 1970, com a colaboração operacional de 2 Grupos de Combate da sua CART 2519:
Operação "DIAMANTE AZUL"
Dois grupos de combate da Cart. 2519 participaram na operação "Diamante Azul", integrando uma Companhia de Intervenção que, por sua vez, ia colaborar com uma Comp.ª de Pára-quedistas na Zona de UNAL, a Sul da Província.

OBJECTIVO PRINCIPAL - Tentar impedir a fuga do IN enquanto em SAMBASÓ a Comp.ª de Pára-quedistas, fazia uma batida no intuito de capturar elementos IN e o respectivo material que, segundo notícia, tentava passar para o QUIMARA.
Dia 13 - Cerca das 12h00 foi formada a companhia em ALDEIA FORMOSA, ficando à ordem do Batalhão, a fim de, em qualquer momento, ser helitransportada para o local da operação.
Dia 14 - Cerca das 07h00 foi transmitida pelo Comandante da Comp.ª aos Comandantes dos Grupos de Combate, a missão a cumprir.
Cerca das 08h00, do Aeródromo de ALDEIA FORMOSA, foram helitransportados para a região de SAMBASÓ onde, até cerca das 15h00 estiveram emboscados, enquanto a Comp.ª de Pára-quedistas procedia à batida. Após ter sido feita a batida, a Comp.ª de Intervenção deslocou-se para SAMBASÓ a fim de ser evacuada.

Não devia tratar-se de coluna de reabastecimento mas sim de um grupo armado.
Em SAMBASÓ as nossas forças capturaram ao IN, 4 granadas de Morteiro 82, 10 granadas de Canhão s/recuo, 1 mina A/C (Anti-Carro), outro material diverso e documentos.
Cerca das 17h00 o Comandante da Comp.ª recebeu nova missão.
Visitar, no dia seguinte, as povoações controladas pelo IN de LENGUEL e NHACOBÁ.

Dia 15 - As NT, em progressão pela mata no Sul da Província, entraram nas povoações de LENGUEL e NHACOBÁ.
A população ao pressentir as NT pôs-se em fuga. Entretanto em NHACOBÁ as NT capturaram 7 elementos do IN.
Recebeu, também, a visita do General ANTÓNIO SPÍNOLA que na qualidade de COM-CHEFE das FORÇAS ARMADAS da GUINÉ ali se deslocou helitransportado, para pessoalmente se inteirar da operação.
O Comandante da Comp.ª recebeu então nova missão.
Emboscar num trilho IN na Zona de SALANQUEL, para onde foi helitransportada a Comp.ª cerca das 17h00. Nesta Zona se pernoitou e no dia seguinte emboscou-se sobre o trilho, enquanto as tropas Pára-quedistas procediam a uma batida. Não se registou aqui qualquer contacto com o IN, tendo cessado a operação no dia 16 pelas 17hoo, hora que as NT foram evacuadas para BUBA.

Nota: Este resumo biográfico foi retirado da nossa História da Unidade.
Um abraço,
Mário Pinto
Fur Mil At Art
Mário Pinto
Fur Mil At Art
Fotos: © Mário Pinto (2009). Direitos reservados.
_____________
Notas de M.R.:
Vd. último poste da série em:
10 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4807: Estórias do Mário Pinto (9): O stress pós-traumático de guerra nos ex-combatentes, sem-abrigo, da zona de Lisboa
Notas de M.R.:
Vd. último poste da série em:
10 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4807: Estórias do Mário Pinto (9): O stress pós-traumático de guerra nos ex-combatentes, sem-abrigo, da zona de Lisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário