quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Guiné 63/74 - P4817: Estórias do Mário Pinto (Mário Gualter Rodrigues Pinto) (10): Operação "Diamante Azul"


1. O nosso Camarada Mário Gualter Rodrigues Pinto, que foi Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os morcegos de Mampatá", Buba, Aldeia Formosa e Mampatá - 1969/71, tem um blogue com estórias e missões da sua companhia, do qual nos cedeu, pronta e incondicionalmente, a extracção de algumas das mais importantes e significativas passagens, para publicarmos neste nosso blogue, no seguimento da sua série: Estórias do Mário Pinto. O endereço do blogue é: http://www.cart2519osmorcegosdemampata.blogspot.com/

2. Neste poste publicamos as ocorrências da operação “Diamante Azul”, que se realizou entre os dias 13 e 16 de Outubro de 1970, com a colaboração operacional de 2 Grupos de Combate da sua CART 2519:


Operação "DIAMANTE AZUL"

Dois grupos de combate da Cart. 2519 participaram na operação "Diamante Azul", integrando uma Companhia de Intervenção que, por sua vez, ia colaborar com uma Comp.ª de Pára-quedistas na Zona de UNAL, a Sul da Província.

A Companhia de Intervenção, foi então constituída por dois grupos de combate da Cart. 2519 de MAMPATÁ, um grupo de combate da Cart. 2521 estacionada em ALDEIA FORMOSA e um grupo de combate da C.Caç. 2615 do B.Caç. 2892. Tinha como Comandante de Companhia, o Cap. Marques da Cart. 2873 aquartelada em EMPADA.

OBJECTIVO PRINCIPAL - Tentar impedir a fuga do IN enquanto em SAMBASÓ a Comp.ª de Pára-quedistas, fazia uma batida no intuito de capturar elementos IN e o respectivo material que, segundo notícia, tentava passar para o QUIMARA.
Dia 13 - Cerca das 12h00 foi formada a companhia em ALDEIA FORMOSA, ficando à ordem do Batalhão, a fim de, em qualquer momento, ser helitransportada para o local da operação.
Dia 14 - Cerca das 07h00 foi transmitida pelo Comandante da Comp.ª aos Comandantes dos Grupos de Combate, a missão a cumprir.

Cerca das 08h00, do Aeródromo de ALDEIA FORMOSA, foram helitransportados para a região de SAMBASÓ onde, até cerca das 15h00 estiveram emboscados, enquanto a Comp.ª de Pára-quedistas procedia à batida. Após ter sido feita a batida, a Comp.ª de Intervenção deslocou-se para SAMBASÓ a fim de ser evacuada.

Em SAMBASÓ as tropas Pára-quedistas durante a batida, verificaram que o IN deixara vestígios de presença e passagem no local, dois dias antes.Em SAMBASÓ, as forças da Comp.ª de Intervenção capturaram um elemento IN armado com espingarda "SIMONOV", que confirmou ter passado ali dois dias antes em direcção a BUBA, sempre a corta-mato, numa coluna de cerca de 40 elementos.

Não devia tratar-se de coluna de reabastecimento mas sim de um grupo armado.

Em SAMBASÓ as nossas forças capturaram ao IN, 4 granadas de Morteiro 82, 10 granadas de Canhão s/recuo, 1 mina A/C (Anti-Carro), outro material diverso e documentos.

Cerca das 17h00 o Comandante da Comp.ª recebeu nova missão.
Visitar, no dia seguinte, as povoações controladas pelo IN de LENGUEL e NHACOBÁ.

Pelas 18h00, as NT foram helitransportadas para perto de LENGUEL onde pernoitaram.

Dia 15 - As NT, em progressão pela mata no Sul da Província, entraram nas povoações de LENGUEL e NHACOBÁ.

A população ao pressentir as NT pôs-se em fuga. Entretanto em NHACOBÁ as NT capturaram 7 elementos do IN.

Recebeu, também, a visita do General ANTÓNIO SPÍNOLA que na qualidade de COM-CHEFE das FORÇAS ARMADAS da GUINÉ ali se deslocou helitransportado, para pessoalmente se inteirar da operação.

O Comandante da Comp.ª recebeu então nova missão.

Emboscar num trilho IN na Zona de SALANQUEL, para onde foi helitransportada a Comp.ª cerca das 17h00. Nesta Zona se pernoitou e no dia seguinte emboscou-se sobre o trilho, enquanto as tropas Pára-quedistas procediam a uma batida. Não se registou aqui qualquer contacto com o IN, tendo cessado a operação no dia 16 pelas 17hoo, hora que as NT foram evacuadas para BUBA.

É de realçar o entusiasmo e boa vontade com que todos os elementos das NT se empenharam nesta operação, em que a falta de água obrigou as NT a um sofrimento quase insuportável.

Nota: Este resumo biográfico foi retirado da nossa História da Unidade.
Um abraço,
Mário Pinto
Fur Mil At Art

Fotos: © Mário Pinto (2009). Direitos reservados.

Sem comentários: