sexta-feira, 28 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6485: (Ex)citações (77): Breves notas em Lá menor (Torcato Mendonça)

1. Mensagem de Torcato Mendonça* (ex-Alf Mil da CART 2339 (Mansambo, 1968/69) em mensagem datada de 26 de Maio de 2010:

Caros Editores
Vai para o Carlos Vinhal pois, pelo que leio é ele que fará uma chamada de atenção para o assunto.
Podia escrever sem ser em email. Prefiro assim. Têm sido dias de adrenalina, de múltiplos afazeres e de menores lazeres. Dias de vida e de vidas. Vida ou vidas vividas e, para mim, melhor que vidas paradas. Mas:

- Hoje há "A Guerra". Parece ir tratar de assunto com interesse. Trata?! Aflora como de costume. Lança no ar para memória futura. Era bom que se falasse daquela barragem. Pode não ser assunto para este blogue. Tudo bem. Que outros o façam. Merece ser conhecida toda aquela obra, tudo o que pode ser dito do antes, da construção e do depois. Outros o farão e será bom que o façam. São bocados do nosso passado colectivo.

- A seguir, ainda no canal estatal 1, "As Bandeiras dos nossos Pais". Para quem gostar vale a pena. Para quem não gostar pode ver. Ainda e para ver pelos que detestam guerras. Não por masoquismo. Não, nada disso.

- Comentei um Poste do LG e cometi um erro. Fui corrigido e bem por um camarada. Não fiquei aborrecido. Até pela forma, subjectivo claro, de fina ou subtil ironia. Só que não conhecia e fiz uma pergunta terrível. Quem és tu? Simples?! Pois e a resposta? Mas o comentário levava-me a querer saber quem era. Veio a resposta do Luís Graça e dele. Só que há dias em que as dez são madrugadas... espero que não tenha melindrado ninguém. Detesto. Sou capaz de ser "carroceiro" mas só em circunstâncias muito diferentes. Creio estar tudo esclarecido. Mas:

- Nada mais disse, além de enviar parabéns a dois jovens.
Mesmo o fado do Mexia Alves... ah fadista e youtubista ca ganda camarigo... e a pipa de massa que ele gastou para se rejuvenescer assim? É obra. E canta camarada camarigo e encontra-te e que te sintas feliz...
Nem disse que um furriel comandava um pelotão ou grupo de combate como um alferes. Conheci um que era melhor que o "chefe". No meu grupo, teve quatro furriéis, qualquer um deles comandava se necessário fosse. Fomos "educados" da mesma maneira, pelo Comandante de instrução Cap. Comando (General hoje) Victor Oliveira. Claro que um foi para os Comandos e foi substituído por um que não tinha tirado a especialidade connosco. Outro, foi ferido e ficou em Bissau, sete ou oito meses a tirar estilhaços. Foi substituído por um 1.º Cabo até ao fim da comissão. Diacho!

- O Nelson Herbert diz:- Haja mais Estado, mais governo... lá num País. Cá, neste País, dizem: Menos Estado... fora com o Governo. Há cada uma?

Finalmente:

- DN, hoje 26 de Maio, a páginas Centrais - 28/29. O Presidente de Cabo Verde Pedro Pires dá uma entrevista. Pequena mas com alguma contundência. A ler com atenção. Gostei. Este homem é determinado, esteve empenhadamente e sabendo o que queria, nas negociações para a independência, pós 25 de Abril.

Hoje Cabo Verde é o que é. Só que eu não gostei da referência ao Marechal Spínola - foi completamente derrotado na Guiné. Não. Nem ele nem os portugueses o foram, apesar de tudo o que se passou. Não posso falar abertamente, mesmo em email e, para meias tintas nada digo.

Como me calo com a lusofonia. É o que é. Contudo na base está o meu Povo. Povo generoso, de dádiva e entrega, de erro e de colonialismo suave. Porque é Cabo Verde assim? A primeira vez que por lá passei estranhei o "verde", não estranhava a música, a poesia... e na base o que está se não o meu Povo? Povo que até cria a mulata de Cabo Verde ou do mundo. Bem ia por aqui fora, falando do mundo que até é redondo e um português... ou o bom na Ásia ou de tanto lado... Povo de Fado, fado triste, das vielas, de amores e desamores... povo do mundo...

Leiam a entrevista que vale a pena. É grande estadista, merece o meu respeito e consideração. Fazem falta homens com ele noutros lugares por onde o meu, o nosso, Povo andou, labutou, pelejou e um dia abalou... acreditemos no futuro.

Camarada(s) se vieste por aí abaixo lendo... olha... estou outra vez de saída próxima e não quero ou vos quero aborrecer.

Gostava de falar de alguns pontos anteriores, estendê-los, debatê-los. O tempo passa e fica para um dia ou escrito fica no arquivo morto.

Um abraço do Torcato
Torcato Mendonça
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 18 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 – P6423: Estórias de Mansambo II (Torcato Mendonça, CART 2339) (21): Zumbidos em noite de Verão

Vd. último poste da série de 27 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6481: (Ex)citações (60): Urnas com pedras e areia (Eduardo Ferreira Campos & Manuel José Ribeiro Agostinho)

5 comentários:

Antonio Graça de Abreu disse...

Pois, Pedro Pires a afirmar que "o Spínola foi completamente derrotado" na Guiné.
Nem o major Coutinho e Lima foi derrotado, quanto mais o Spínola e nós todos que estávamos, 72/74 na Guiné.
É a tese da derrota militar que nunca ninguém viu, mas continua a vender-se bem.
Vejam, se tiverem paciência, o meu artigo sobre a nossa guerra no Correio da Manhã de domingo, dia 20 de Maio.
Forte abraço,

António Graça de Abreu

Antonio Graça de Abreu disse...

O artigo no jornal Correio da Manhã vai sair, creio, domingo dia 30 de Maio, depois de amanhã, e não a 20 de Maio como erradamente escrevi.

António Graça de Abreu

Anónimo disse...

Normalmente leio o Torcato e entendo, hoje, não percebi quase nada. Desculpe.
ilomena

MANUELMAIA disse...

CARO TORCATO,
DE FACTO,O SAL ERA A ANTÍTESE DO NOME DO ARQUIPÉLAGO...
DE ESTRANHAR,DE FACTO.
NÃO GOSTEI TAMBÉM DA "BOCA GRANDE" DO PEDRO PIRES QUANDO AFIRMA QUE SPINOLA FOI DERROTADO MILITARMENTE NA GUINÉ.
ESSE TIPO DE COMENTÁRIO,FALACIOSO, VAI AO ENCONTRO,INFELIZMENTE,DE AFIRMAÇÕES SIMILARES DE ALGUNS EX-COMBATENTES QUE PASSAM A VIDA A ENALTECER OS FEITOS DO PAIGC...

UM ABRAÇO PARA TI
MANUEL MAIA

MANUELMAIA disse...

CARO TORCATO,
DE FACTO,O SAL ERA A ANTÍTESE DO NOME DO ARQUIPÉLAGO...
DE ESTRANHAR,DE FACTO.
NÃO GOSTEI TAMBÉM DA "BOCA GRANDE" DO PEDRO PIRES QUANDO AFIRMA QUE SPINOLA FOI DERROTADO MILITARMENTE NA GUINÉ.
ESSE TIPO DE COMENTÁRIO,FALACIOSO, VAI AO ENCONTRO,INFELIZMENTE,DE AFIRMAÇÕES SIMILARES DE ALGUNS EX-COMBATENTES QUE PASSAM A VIDA A ENALTECER OS FEITOS DO PAIGC...

UM ABRAÇO PARA TI
MANUEL MAIA