
A minha viagem à Guiné-Bissau 2
Camaradas,
Na minha viagem á Guiné não consegui ir a Paúnca (que pena), mas fui a Pirada. Lembram-se do 69 (não é esse, mentes poluídas), é o marco que dividia a Guiné com o Senegal!
Pois, na foto, eu estou literalmente com um pé em cada país e, que calor fazia nesse dia, só me apetecia uma daquelas bazucas que o Vasco tinha no seu café.
Na minha viagem á Guiné não consegui ir a Paúnca (que pena), mas fui a Pirada. Lembram-se do 69 (não é esse, mentes poluídas), é o marco que dividia a Guiné com o Senegal!

Claro que mesmo estando em Pirada me vieram imagens à cabeça, da “minha” Paúnca e do convívio com os guerrilheiros do PAIGC, que aí nos visitaram.

Agora vou passar a uma surpresa para os meus camaradas de Paúnca, é que eu, em Bissau, resolvi fazer uma demanda por conta própria e fui procurar o Fur Mil Reis Pires (Cabo-verdiano), que pertenceu à CCAÇ 11 “Lacraus”.

Foi um disparar de memórias antigas… não esquecendo que ele foi fundador do P.R.S. e foi… Primeiro-Ministro, estando agora retirado da vida politica.

O Falcão (Capitão Falcão "SUPERSTAR")... incluído, claro, que me preparou, e de que maneira para a famigerada coluna, que eu comandei (!?), para Bissau, passando por Fajonquito, Jumbembem e Nhacra… onde paramos para eu cumprimentar o meu cunhado (Eduardo Campos), da CCAÇ 4540, não antes de termos sido “parados” por guerrilheiros do PAIGC.

Estávamos junto à sua residência, que fez questão de me mostrar e de onde me foi difícil sair, mas…

É óbvio pois vivia connosco (eu e o Reis Pires nesta cabana) e uns rebuçados, mancarra e alguma fruta bastavam.


Um abraço,
José Carvalho
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350 e CCAÇ 11 "Os Lacraus"
__________
Nota de M.R.: Vd. último poste desta série em:
22 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 – P6454: Estórias avulsas (87): A sabedoria do “Homem Grande” (José Nunes, ex-1º Cabo do BENG 447)
Sem comentários:
Enviar um comentário