domingo, 23 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6455: O Spínola que eu conheci (22): Conclusão da visita de inspecção ao BART 2917 (Benjamim Durães / Jorge Cabral / Luis Graça)



COMANDO-CHEFE DAS FORÇAS ARMADAS DA GUINÉ

VISITA DE INSPECÇÃO AO BART 2917


DESPACHO ASSUNTO: - VISITA DE INSPECÇÃO AO BART 2917 (*)


(...) 12. Visita a NHABIJÕES em 15DEZ70

O Comandante do Destacamento não é o oficial que tinha feito o estágio dos reordenamentos no CC, mas sim o Comandante de um Pelotão da CCAÇ 12 sedeada em BAMBADINCA.

- Não é de aceitar este critério de que resulta um deficiente aproveitamento dos oficiais e quebra dos laços orgânicos das unidades. O Comandante do Destacamento não se revelou com capacidade para levar a cabo trabalho de tanta responsabilidade.

- Há que acertar o regime de trabalho com a população e dinamizar os trabalhos de reordenamento.

- A escola civil não tinha material didáctico nomeadamente cadernos.

13. Visita a FINETE em 19DEZ70

- O Comandante de Pelotão e os Comandantes de Secção das milícias usavam distintivos do Exército o que está expressamente proibido.

- Foram encontradas três armas mal limpas pertencentes a: - IERO BALDÉ (Comandante de Secção), UMARO DJALÓ e MALI DJAU. Estas milícias devem ser punidos com perda de vencimentos respectivamente por 15 dias o Comandante de Secção e por 10 dias os restantes.

- A população pediu armas para serem distribuídas pelos homens válidos. Há que aproveitar esta reacção para organizar a tabanca em “Auto Defesa”.

- O Comandante do Pelotão de Milícias não está à altura das suas funções; Ou melhora a sua aptidão ou dever-se-á escolher outro.

- O esquema da defesa deverá ser revisto luz do novo conceito.

14. Visita a MISSIRÁ em 19DEZ70 (**)

- O heliporto está muito atrasado, não tendo sido cumprido o determinado pelo CC, que estabeleceu a data do Natal para inauguração de todos os heliportos da Província.

- O esquema de defesa apresenta-se manifestamente deficiente; Abrigos muito mal construídos e falta de trincheiras.

- Ao sinal de alarme o pessoal concentrou-se nos abrigos em precaríssimas condições para tirar rendimento do armamento, com a agravante de entre os abrigos se situarem áreas não vigiadas nem batidas pelo fogo.

- Foi notada a carência de reabastecimentos devido ao “sintex” (único meio de reabastecimento) se encontrar avariado. Trata-se de um problema que compete resolver aos Comandos imediatamente superiores.

- A impressão geral da Inspecção a este Destacamento foi má.

15. CONCLUSÃO

A impressão geral da Inspecção ao Batalhão de Artilharia Nº 2917 foi francamente desfavorável. O Comando do BART não se encontra devidamente integrado no cumprimento da sua missão, pelo que terá de reajustar conceitos e rever modalidade de acção à luz de um novo espírito.

No campo propriamente da execução, o Batalhão não tem exercido acção de controlo e de inspecção sobre as suas Companhias, porquanto todas as anomalias constatadas pelo Comandante-Chefe já deviam ter sido remediadas pelo Comandante do Batalhão. Salvaguarda-se a acção diligente do Comandante do XITOLE e o do Comandante do Destacamento do ENXALÉ.

O Sr. Comandante-Adjunto Operacional deverá advertir o Comandante do Batalhão e orientá-lo no sentido de serem corrigidas urgentemente as anomalias verificadas.

15. DESPACHO:

- Dê-se conhecimento deste Despacho aos CMDTS de CAOP, BAT e COP. Bissau, 07 de Janeiro de 1971 O COMANDANTE-CHEFE

aa) ANTÓNIO SEBASTIÃO RIBEIRO SPINOLA


_________________________________________

Notas de L.G.:

(*) Conclusão da publicação do Despacho do Com-Chefe, de 7 de Janeiro de 1971, na sequência da visita de inspecção ao BART 2917. Versão transcrita por Benjamim Durães, ex-Fur Mil, Pel Rec Info, CCS/BART 2917 (Bambadinca, 1970/72).

Vd. último poste da série > 15 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6396: O Spínola que eu conheci (21): Fiquei com óptima impressão do subalterno Comandante do Destacamento do Enxalé (Benjamim Durães / Jorge Cabral / Luís Graça)

(**) O Pel Caç Nat 63 era, desde 19 de Outubro de 1970 a unidade que guarnecia o destacamento de Missirá, sendo comandado pelo Alf Mil Art Jorge Cabral. Em Missirá havia ainda o Pel Mil 201. E em Finete o Pel Mil 202.

5 comentários:

Anónimo disse...

A foto de Spinola não é a da visita ao BART 2917, pois não ?
Jorge Félix

Anónimo disse...

A foto de Spínola não é a da visita ao BART 2917, pois não?
Jorge Félix

Anónimo disse...

Claro que não... Acho que foste tu que ma mandaste... Quando em formato pequeno, nunca ponho os créditos fotográficos... Era a imagem que tinha à manhã, no meu portátil, já à noite, na Praia da Areia, frente à América, com o Atlântico pelo meio... Acabado de regressar de Óbidos, ainda fui dar um abraço aos meus amigos e camaradas de Bambadinca, 1969/71...

Luís Graça

Anónimo disse...

Tenho lido com muita atenção o relatório de inspecção efectuado a esta Unidade no final de 1970, quando eu já tinha uns 10 meses de comissão e, com uma certa alegria, agora vejo como me safei de ver o meu nome enxovalhado, se tal ocorresse na Unidade onde me encontrava.
Mas, do mal o menos, estaria bem acompanhado por "pessoal graúdo com mais responsabilidades!".

Jorge Picado

Unknown disse...

Interessante o comportamento na altura Brigadeiro Antonio Spinola, quando varias por varias vezes lhe dava apoio durante as suas viagens nos avioes DO27, e lhe entregava uns auscultadores conmpletamente novos para que ele pudesse usa-los durante o voo. Sempre se virava para mim e dizia, fica tu com estes e da-me os teus que embora tenham esse aspecto ed velhos tenho a certeza que funcionam.... e tinha razao, pois os nossos, embora tivessem um aspecto degradavel era realmente bem manutenciados.