quinta-feira, 27 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6480: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (22): 1.º Cabo António Melo e Soldado Manuel Bernardes, as nossas únicas baixas mortais

1. Mais uma Nota solta enviada pelo nosso camarada Rogério Cardoso, ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66.


NOTAS SOLTAS DA CART 643 (22)


Os nossos mortos: António Melo e Manuel Bernardes (Carrapichana)

Na Cart 643 - Águias Negras, ao longo da sua actividade operacional, aconteceram 2 baixas e dezenas de feridos, sendo eu Rogerio Cardoso, o ultimo deste elevado lote.

A primeira baixa aconteceu a 16-08-64, na área de Morés, na pessoa do 1.º Cabo Atirador ANTONIO MELO.

Tombou em combate, depois de uma série de 7 emboscadas, sendo a última maioritariamente com granadas de mão, sendo atingido, caiu para sempre. Houve mais 14 feridos, sendo um deles com gravidade o que provocou a sua evacuação para o HMP, isto já perto do Olossato.

O 1.º Cabo ANTONIO MELO era um moço excepcional, tinha festejado com todos nós, o nascimento de um filho, uns 15 dias antes, filho que nunca chegou a conhecer. Porque foi a nossa primeira baixa, e pelo que
atrás descrevi, nunca nos vai esquecer.
Foi sepultado no Cemitério de Bissau, campa n.º 1055.

A segunda baixa aconteceu a 07-11-64, na pessoa do soldado atirador MANUEL BERNARDES, mais conhecido pelo "CARRAPICHANA", nome dado por pertencer àquela povoação.

Já no regresso de uma saída, lá para as bandas do Olossato, seriam talvez umas 15 horas, calor abrasador, vínhamos em fila já na estrada para Bissorã, quando o Comandante do Pelotão notou que o Carrapichana ia ficando atrasado e a cambalear.
Foram buscá-lo e repararam que a sua pele apresentava umas saliências tipo "bexigas" e muito seca, sendo de imediato diagnosticada uma  insolação grave.

Já no aquartelamento, o médico e a equipa de enfermagem lutaram contra o tempo para o tirarem daquela situação, com soros, sacos de gelo pelo corpo, etc., vitória que foi conseguida.

Claro que ele ficou deveras debilitado, fraco e sem forças, mas ao fim de alguns dias começou a levantar-se, a ir ao refeitório e ao cafezinho no bar, que se situava junto ao edificio da secretaria, ao ar livre.
Esse bar tinha uma espécie de esplanada, 4 mesas feitas com tampos de bidons de gasolina, sendo os pés de aduelas de barris de vinho. Era iluminada por umas pequenas lâmpadas, cujo fio eléctrico era esticado com arame, que por sua vez agarrava ao arame farpado, vedação do aquartelamento.

Aconteceu que o fio pela acção do tempo ficou com o cobre à vista, consequentemente passando a corrente eléctrica ao arame farpado.
O Carrapichana depois do normal jantar e na conversa com camaradas, distraidamente e porque não sabia, nem ele nem ninguém, pôs a mão no arame. Agarrado, ainda um camarada tentou tirá-lo daquela situação,
mas sem êxito.

O nosso amigo Carrapichana, por estar em convaslencença, muito fraco e sem grandes defesas, não aguentou a descarga eléctrica.
Foi sepultado no Cemitério de Bissau, campa n.º 1171.

Rogério Cardoso
Ex-Fur Mil
Cart 643-Águias Negras
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 19 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6429: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (21): As CARTs 643 e 730 a olharem para o céu

Sem comentários: