1. Mensagem de Augusto Silva Santos*, ex-Fur Mil da CCAÇ 3306/BCAÇ 3833, Pelundo, Có e Jolmete, 1971/73, com data de 9 de Outubro de 2010:
Camarada Carlos Vinhal
Nas minhas deambulações pelo blogue (curiosidade de "periquito"), tomei infelizmente conhecimento através dos depoimentos do Daniel Matos, do falecimento de um amigo comum, mais propriamente do Vicente "Piu" (Fur Mil da CCAÇ 3520 / Cacine), que nos meus tempos de recruta / especialidade que passámos juntos, era mais conhecido pelo "Passarinho".
Também eu gostaria de prestar uma pequena mas merecida homenagem àquele que nos proporcionou, pela sua boa disposição permanente, tãos bons momentos de amizade e sã camaradagem. Aproveito também a oportunidade para me "reencontrar" com o Daniel Matos, a quem envio aquele abraço.
Deixo à v/consideração a possível publicação.
Um Abraço
Augusto D. Silva Santos
Pequena Homenagem ao Vicente Passarinho (Piu)
Por Augusto Silva Santos
Sendo um recente membro da Tabanca Grande (adesão em 29SET2010/CCAÇ 3306 - P7051) e, tendo agora mais algum tempo disponível, vou aproveitando, sempre que possível, para consultar vários depoimentos de ex-camaradas e, eis que dou de caras (como se costuma dizer), com algo que me sensibilizou bastante.
Primeiro porque fui “encontrar” um ex-camarada de recruta e especialidade, respectivamente em Santarém e Tavira, e agora grande colaborador deste blogue, mais precisamente o Daniel Matos, a quem desde já aproveito para enviar um grande e sentido abraço. Depois, porque vim a ter uma notícia menos agradável. Sei agora Daniel pelo teus depoimentos, que afinal acabámos por também estar os três (já vais perceber o que isto significa) ao mesmo tempo na Guiné, embora em regiões e situações diferentes.
Em Guiné 63/74 – P6211: In memoriam (40): Pequena Homenagem ao Piu, da CCAÇ 3520/Cacine (Daniel Matos), prestas homenagem ao ex-camarada e grande amigo, o Vicente, infelizmente já falecido (que descanse em paz). Em determinada parte desta tua homenagem revelas que já não te lembras bem onde o conheceste, pois eu recordo-te e confirmo que nos conhecemos precisamente no Destacamento (que já não existe) da Escola Prática de Cavalaria em Santarém, onde tirámos a recruta, conforme podes constatar pela foto em anexo (espero que gostes desta recordação).
Passados quase 40 anos não se torna fácil identificar a maioria do pessoal, mas lembro-me perfeitamente de ti, do Vicente “Passarinho” (era assim que na altura era conhecido o grande caçador do Entroncamento), e do Coelho, que embarcou para a Guiné no mesmo dia que eu (28Dez1971), em rendição individual. Pertencemos ao 1.º Turno 71 , 5.º Esquadrão / 5.º Pelotão. No verso da foto datada de Feverereiro 1971, e rubricada por todos os elementos, podes observar a tua rubrica / dedicatória e a do Vicente “Passarinho”, que mais tarde pelos vistos se tornou em “Piu”. É natural que assim tenha acontecido, pois recordo-me perfeitamente de quando ele emitava o piar de um pássaro e depois simulava um tiro. Mais tarde rumámos os três ao Sul, mais precisamente ao CISMI / Tavira, onde igualmente tirámos a especialidade. Aqui, eu e o Vicente fomos mesmo companheiros de camarata e de beliche lado a lado, pelo que podes imaginar as partidas e as situações mais insólitas que se nos deparavam através desse nosso grande amigo (junto igualmente foto desses tempos, Abril 1971).
Pelos vossos depoimentos (teu e do Juvenal Candeias), é fácil concluir que a situação felizmente se prolongou pelos tempos. Era de facto um “fenómeno” de companheirismo e boa disposição. Da vossa faceta musical recordo-me, mas vagamente, porque enquanto vocês “gastavam” o vosso tempo livre nessas andanças, eu aproveitava os fins-de-semana para vir a casa. Quis o destino que mais tarde rumássemos à Guiné, daí este reencontro.
Aqui fica também a minha simples mas sincera homenagem ao Vicente Passarinho (Piu).
__________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 4 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7079: Operação Vadiagem e Ventana, executada pela CCAÇ 3306/BCAÇ3833 (Augusto Silva Santos)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Como antigo comandante da C.Caç 3520,e tendo a oportunidade de visitar o nosso " Piu " no leito do hospital, onde a morte o derrotou, confirmo o companheiro extraordinário, que foi, sempre alegre e disponivel para nos animar, memsmo nos momentos mais dificeis.
É daquela pessoas cujo contacto nos marca para toda a vida, de tal forma que nunca o esqueceremos.
Alexandre Margarido
ex-capitao miliciano
É por causa de Histórias destas, cheias de humanidade, que este blog é insubstituível. Quantos arrepios, quantas memórias não nos voltam quando lemos posts como estes? Isto é vida, companheiros.
Mais uma vez obrigado aos homens que proporcionaram esta possibilidade.
Um abraço do Marquês
De: Augusto Silva Santos
Para: Alexandre Margarido
Camarada e Amigo,
Muito obrigado pelas tuas palavras, pois o "Piu" bem as merece. Era de facto uma excelente pessoa. A mim também me marcou.
Um Grande Abraço
De: Augusto Silva Santos
Para: António Marquês
Também para ti, Camarada e Amigo, o meu obrigado pelas tuas palavras.
Recordar é viver e, prestar justiça / homenagem a quem a merece, também faz parte da mesma.
Um Grande Abraço
Meu Caro Augusto Silva Santos
Só agora, dois meses depois,li este teu texto de homenagem ao saudoso "Piu". Tal como deves imaginar, foi para mim uma enorme e agradável surpresa reencontrar-te desta maneira e,através da foto,reavivar uma memória que completa 40 anos no próximo mês de Fevereiro... Espero que possamos beber um copo um dia destes, para comemorar. Um abraço. Daniel de Matos
Enviar um comentário