quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7122: Convívios (278): 40 anos depois... Pessoal do Comando de Agrupamento nº 2957, Bafatá, 1968/70 (António Rodrigues)














Vila Nova de Famalicão > 9 de Outubro de 2010 > Convívio do pessoal do Comando de Agrupamento nº 2957, Bafatá, 1968/70... Legenda da foto de grupo: Saavedra (1) e esposa (2), Manuel Rodrigues (3), Aristeu Tichas (4), Belmiro Moreira (5), Carlos Gomes (6), Carlos Cocho (7) e esposa (8), Esposa do António Rodrigues (9), Fernando Gouveia (10), Belmiro Santos (11), Avelino Resende (12) e António Rodrigues (13).


Foto: © António Rodrigues (2010). Todos os direitos reservados



1. Mensagem do nosso camarada António Rodrigues (ex-1º Cabo, Agrupamento nº 2957, Bafatá, 1968/70):


Amigo Luis Graça e camaradas do blogue, boa tarde a todos. É com enorme satisfação que volto a este lugar para dar conta de que, felizmente, e depois de 40 anos de pesquisa em pesquisa, sempre consegui reunir um punhado de bravos camaradas do CAGRUP 2957, como o meu amigo Hélio Felgas gostava de o tratar o Agrupamento como tal.

Como disse, depois dum aturado trabalho, de papéis para aqui, telefonemas para ali, eis que consegui reunir os amigos que as fotos juntas documentam. Peço desculpa desde já por este grande interregno, mas andei, ando, numa roda viva para encontrar todos, pois parte deles para meu desgosto, mesmo já depois de confirmada a sua vinda ao encontro, acabaram por inesperadamente falecer, e alguns mais, dado ainda os seus afazeres profissionais e ou familiares e saúde - como foi o caso do Major General Manuel Duarte Pedrosa, dada a idade avançada (89 anos) -   não se puderam juntar a nós.

Mas ficou prometido que quando um novo encontro se realizar mais ao centro, estará presente o ex-Sargento Heitor Varela, ausente desta vez também pelas mesmos motivos  -78 anos, muito debilitado das pernas, e dado se ter de deslocar do Algarve até V.N.Famalicão. Há o Miguel, sim o Miguel também se encontra debilitado,  foi-lhe amputada uma perna!!!... Bem fico-me por aqui...

Luis Graça, aproveito para junto enviar umas fotos do convívio [, realizado no dia 9 do corrente], das quais fazem parte o Fernando Gouveia, de quem sou amigo, me tornei, já que no CAgrup estivemos a trabalhar juntos... Agradeço a sua publicação e, se possivel for, faz referencia ao link em que as fotos todas e os videos vão estar disponiveis.

Aproveito para enviar também a minha foto à militar que nunca mais enviei, porque de todo não tinha mais passado por aqui. Vou fazer um novo percurso a partir de agora, espero ser mais pontual no aparecimento por aqui para ver se encontro o resto do pessoal em falta e obrigar os já encontrados a aderir a este nosso grande meio de nos encontrarmos. 

O meu muito obrigado pela atenção que, estou certo, me vais dispensar...
Desculpa toda esta ladainha, mas eu não sou capaz de parar depois de começar a escrever ou z falar. Se achares este escrito muito grande, por favor CORTA, o que entenderes estar a mais, uma boa reprimenda aos alunos mal comportados faz bem. E eu gosto de ser avisado que estou a exagerar, daí pedir me digas como, onde e como me devo portar na escrita, para não te ocupar tempo e espaço. Não quero estar a encher o blogue com coisas que não podem nem devem ser escritas para evitar problemas. O meu obrigado e as desculpas pelo exagero da minha parte... 




Guiné < Zona Leste > Bafatá > Comando de Agrupamento nº 2957 (1968/70) > O 1º Cabo António Rodrigues.




_____________

Nota de L.G.:


(*) Vd. poste de 28 de Junho de 2008 > 
Guiné 63/74 - P2993: Tabanca Grande (77): António Rodrigues, ex-1.º Cabo do Agrupamento 2957 (Bafatá, 1968/70)
(...) Estive em Bafatá, Guiné, desde Outubro de 1968 a Abril de 1970 e como até esta data ainda não tive o prazer de encontrar nenhum camarada do meu tempo, nessa missão, e como já se passaram 40 anos, ou melhor, faz este ano os 40 anos da nossa partida para a Guiné, gostaria de encontrar os meus e outros camaradas de armas desse tempo, pois convivi com o pessoal do Agrupamento 2957.

Como estava na parte de Operações e Informaçoes, privei de perto com o Gen Spinola, Cap/Gen Almeida Bruno, Maj Carlos Saraiva/Lamego, Cor Teixeira da Silva e o meu grande amigo Cor/General Hélio Felgas.
Com ele tive a felicidade de no ano passado ter uma conversa ao telefone e hoje lembrei-me dele, mas como não sei da sua saúde, até tenho receio de voltar a ligar e já não o encontrar.

Gostava de poder fazer parte desta tertúlia, pois só agora disporei de algum tempo e gostava de falar convosco, se isso me for permitido, pois também tenho algumas boas/más recordações da Guiné, como por exemplo a Operação Lança Afiada, que foi por mim escrita e reescrita não sei quantas vezes, mas isso fica para mais tarde.

Vi o Spínola a chorar em Bafatá com a barba por cortar de cinco dias e o Hélio Felgas abraçado ao Teixeira da Silva, também a chorar. (...

 Pertenci ao COM AGRUP 2957, Bafatá-Guiné 1968/1970.

Estou a viver, como sempre, em Vila Nova de Famalicão e gostava de deixar o meu contacto, pois estou reformado e estou sempre disponível, até mesmo para os e-mails que possam aparecer, já que aprendi a lidar com estas coisas novas (...)

Antonio Azevedo Rodrigues (...)

4 comentários:

Anónimo disse...

Quero felicítá-lo pela entrada no nosso blogue de autoria do nosso grande ex combatente Luis Graça.
Também estive no sector de Bafatá 65/67 na CCaç. 1426,com sede em Geba - Camamudo Catacunda e Banjara.
De certesa que ouviu falar de Banjara onde pairava a fome o sacrificio e a incertesa do que poderia acontecer a cada momento.
Um forte abraço
Fernando Chapouto
Fur. Milic.O.E. CCaç 1426

Anónimo disse...

Caro Camarada.

Estive na Guine na mesma ocasiao que tu,mas em Buba e arredores.
Lembro-me bem de acidente no rio curubal.
Se tivers disponibilidade aparece em Matosinhos no restaurante milho rei,aí nos reunimos antigos combatentes da guine todas as quartas-feiras para falarmos da guine.

Um abraço.

Ze Manel Cancela

antonio rodrigues disse...

ja estive no milho rei em matosinhos por duas vezes, umas das quais com o gouveia, mesmo antes um mes do nosso encontro,e espero voltar dentro de dias/semanas, mas esta do anonimato para mim e neste local nao e proprio, acho nos devemos identificar mesmo sendo só jose, carlos, macedo e ou ribeiro, rios cabo, soldado, tenente major... famalicao r.ave, v.conde, viana, assim sim, vamos a isso companheiros camaradas de guerras, colegas sabem qual era a resposta oficial... fico aguardar nomes é bem melhor... a2rodrigues

antonio azevedo rodrigues disse...

as minhas desculpas, aos amigos, mas nao tinha visto a assinatura, mas sim o anonimo, dai pedir para nos identificarmos, e como vejo comentario ao lado assinado, reconheço as culpas, e desculpas pelo recado que nao era recado mas simplesmente distraçao...