quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Guiné 63/74 - P7121: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (22): Fotograma do Honório com o Cap Neto (Jorge Félix)



1. Mensagem do Jorge Félix, com data de 13 de Maio p.p.:

Assunto: Foto/frame do Honório

Caro Luís,

Sempre atento e leitor dos "nossos" postes, diariamente lá vou espreitando, pondo assim o tratamento das maleitas africanas no seu devido lugar.

Tenho na lembrança que pedias uma foto do Honório, figura lendária da "Guerra" da Guiné.

Não é uma foto, são uns fotogramas de um video que "rola" por aí. Não te envio uma lenda mas sim duas. Junto está o Cap Neto, que o pessoal de Nova Lamego, Bafatá, Bambadinca,  dos idos de 68/69, devem recordar.

Uma foto que cheira a Gin, mesmo sem tónica.

Abraço

Jorge Félix [, foto à esquerda].

_____________

Nota de L.G.:

Último poste da série > 29 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6276: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (21): Fotografias de pilotos em Cufar, Dezembro 73/Janeiro 1974 (António Graça de Abreu)

5 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Caro Jorge Félix

Eu já aqui falei de um e outro.
O tratamento entre eles era de "IRMÃO".
Sabes melhor do que eu.

O Cap. Neto esteve no Che-Che e na Lança Afiada. Não só. Não necessito dizer-te mais nada. Talvez ainda, viemos juntos (Cap. Neto)no Uíge que saiu a 04 e chegou a 10 de Dez/69 do século passado.

AB do T

Luís Graça disse...

Torcato: Fala-nos mais do Capitão Neto... É ainda do meu tempo, mas não privei com ele como tu... A que unidade pertencia ? Esteve na Op Lança Afiada e na Op Mabecos Bravios, é isso ? A que título ? Era comandante de companhia ou pertencia ao Agrupamento nº 2957, de Bafatá ?

Um abraço. Luís

PS - Obrigado, Jorge, pela tua gentileza... Já agora manda o endereço do vídeo donde retiraste o fotograma... Temos o dever de o citar.

Luís Graça disse...

Amigos e camaradas:

Por muito grande e legítima que seja a nossa curiosidade (e vontade de saber), na qualidade de antigos combatentes na Guiné (1963/74), não podemos responder a todas as perguntas... Pelo menos aqui, neste blogue, que é público... Mas podemos trocar informação e conhecimento na esfera privada (por mail, telefone)...

Também não podemos escrever tudo o que nos apetece ou que sabemos ou que vimos... Por muitas razões e mais algumas. Há gente que está viva e que tem direito à protecção da sua privacidade, imagem, etc. Há camaradas que não estão dispostos a abrir o livro todo. Há muita gente, a começar pelos nossos camaradas do Quadro Permanente que estão sujeitos ao dever de reserva. E por aí fora...

Um bom resto de dia. Começa hoje o DocLisboa 2010, a VIII Edição Internacional de Cinema. Lisboa é o meca do cinema documental, até ao dia 24. Imperdível. Comprem um voucher de 25 euros para dez sessões. A África, como sempre, está lá em força.

Site oficial:

http://www.doclisboa.org/

Luís Graça disse...

Fotografias de Malick Sidibé
no Palácio das Galveias
A não perder... (malta que tem tempo e vagar e vontade de saber)

Palácio Galveias / DocLisboa 2010

28-09-2010

Exposição de referência na obra de Malick Sidibé, produzida pela Hasselblad Foundation: 85 fotografias que o doclisboa – VIII Festival Internacional de Cinema, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Exposição no Palácio das Galveias até final de Outubro. A entrada é livre.

Luís Graça disse...

Claro que eu queria escrever "A" Meca do cinema... E ainda a propósito do DocLisboa2010, deixem-me dizer que é a maior (e melhor) edição de sempre: mais de 200 filmes...

E sobretudo a maior retrospectiva. até agora feita em todo o mundo, a essa referência incontornável do cinema documental que foi o holandês (e cidadão do mundo) JORIS IVENS... O Séc XX confunde-se com ele: filmou em toda parte e em todas os conflitos (da China a África, do Vietname ao Chile, sem esquecer a Espanha)... O seu cinema é um hino à enorme, fantástica capacidade de resistência, sofrimento, coragem e sobrevivência do ser humano, vítima da exploração do(s) outro(s) ser(es) humano(s)...