domingo, 19 de fevereiro de 2012

Guiné 63/74 - P9507: Em busca de... (184): Camaradas do Fur Mil Hércules de Sousa Lobo, natural da ilha do Sal, Cabo Verde, gravemente ferido pelo primeiro fornilho acionado no CTIG, em julho de 1963, na estrada São João-Fulacunda (Maria Luísa Sousa Lobo)


Guiné > Região de Quínara > Mapa da província (Escala 1/500 mil) > 1961 > Detalhes > Terá sido na estrada Fulacunda-São João que o Fur Mil Hércules de Sousa Lobo, natural do Sal, Cabo Verde, terá sido gravemente ferido pelo 1º fornilho a ser utilizado pelo PAIGXC, em julho de 1963.


1. Comentário do Poste P8311, assinado por uma nossa leitura, Lulita, caboverdiana;:

Algum dos senhores conheceu um furriel Hercules de Sousa Lobo que foi ferido na Guiné,  em Julho de 1963? Sou a irmã, Maria Luisa Sousa Lobo

2. Mail que circulou, no dia 17 do corrente,  internamente pela Tabanca Grande:

Camaradas do caqui amarelo:  Alguém conheceu o Furriel Hércules de Sousa Lobo que foi ferido na Guiné em Julho de 1963 ? A pergunta é da irmã Maria Luisa Sousa Lobo, que vive e trabalha em Cabo Verde... Obrigado pela eventual ajuda. LG

3. Tivemos até à data apenas uma resposta, a do nosso camarigo Manuel Amante da Rosa [, foto à esquerda]:

Meu Caro Luís,

Das minhas muitas idas ao nosso blogue  lembro-me de ter visto uma vez um poste que relatava o seu ferimento [, do Fur Mil Hércules de Sousa Lobo,], numa GMC, saída, salvo erro, de Fulacunda, que teria sido arrebentada por um fornilho. 

Se me lembro,  a GMC levava na carroçaria um bidão da gasolina que teria arrebentado e queimado o furriel caboverdeano. Isto o que li no Poste.

O que soube por fora, de um administrador, é que ele teria ficado muito queimado. Foi evacuado com muito custo para Bissau e depois transportado por um DC6 (?) para Lisboa com escala no Sal onde toda a família vivia e que não terá sabido da passagem desse familiar.

Terá sido o primeiro fornilho ativado na Guiné. Pelo menos contra viaturas militares. Foi acionado a muita pouca distância e o susto do guerrilheiro foi tanta que terá deixado os chinelos e tudo o que tinha tal o estrondo, onda de vento e incêndio que provocara.

Conheço bem a família. O furriel era primo irmão do célebre cantor Ildo lobo, irmão do cantor Mirri Lobo e primo da cantora Ritinha Lobo. É uma família muito conceituada da ilha do Sal e de Cabo Verde.

Recebe um forte Abraço
Manuel

4. Comentário do editor:

Obrigado, Manuel Amante... Em quase 10 mil postes publicados, em 8 anos, não dá para reter todos os detalhes, como é fácil de entender... Confio na tua memória seletiva. Eu tenho uma vaga ideia de se ter falado nessa história, ou no blogue ou nalguma troca de emails contigo (E infelizmente nem tudo é publicável...). 

Sabe-se que o primeiro fornilho, na Guiné, foi acionado em julho de 1963, na estrada São João-Fulacunda...  Ora quem estava na região de Quínara em 1963 era o nosso camarada George Freire (ex-capitão QP, que vive hoje nos EUA desde outubro de 1963 e que já aqui publicou diversos postes interessantes sobre a escalada da guerra no 1º semestre de 1963)... Ele era o 2º comandante da CCAÇ 153 (1961/73) mas depois foi comandar a 4ª CCAÇ, tendo andado pelo leste (Nova Lamego) e depois pela região de Tombali (Bedanda). Voltou, no entanto, a Portugal em 26 de maio de 1963. Já aqui publicámos notas do seu diário bem como um vídeo.

O nosso camarada Hércules de Sousa Lobo pode ter pertencido (mas não me parece provável...)  à CCAÇ 153 (que estava em Fulacunda) ou então à CCAÇ 154 (que estava em Buba). Estas companhias eram independentes. Mas havia ainda o BCAÇ 237 (cujo comando e CCS estavam sediados em Tite, no período de julho de 1961/outubro de 1963). No entanto, a CCAÇ 153 em julho de 1963 já não devia estar na região de Quínara, estando a aguardar embarque em Bissau.

Segundo a informação que temos no nosso blogue, a CCAÇ 153 foi mobilizada pelo RI 13 de Vila Real, era  comandada pelo Cap Inf  José dos Santos Carreto Curto, embarcou para Bissau em 27Mai61 (por via aérea) e regressou em 24Jul63.

A 26Jul61 foi colocada em Fulacunda destacando forças para Empada, Cufar, Catió e Bolama, por periodos variáveis. A 7Fev62 foi rendida pela CCAÇ 274 e foi colocada em Bissau. A 11Fev62 rendeu a CCAÇ 274 em Bissau. A 21Jul63 foi substituida pela CCAÇ 510, ficando a aguardar embarque.  

À CCAÇ 274 (Bissau e Fulacunda, jan 1962/jan 64) pertenceu o nosso camarada Durval Faria. Pode ser que ele nos saiba dizer algo mais sobre este fornilho que feriu gravemente o Fur Mil Hércules de Sousa Lobo.

O  Hércules, em julho de 1963, deveria estar num companhia sediada em Fulacunda ou então em Tite... Qualquer informação adicional será bem vinda.

 Em 1962, as unidades mobilizadas para o TO da Guiné foram as seguintes, para além da CCAÇ 274:

BCAÇ 356: Mobilizada pelo BCAÇ 5, partiou em 17/1/1962 e regressou em 17/1/1964. Esteve em Bissau, Cufar e Catió. Comandante: Ten Cor Inf João Maria da Silva Delgado.

CCAÇ 273: Mobilizada pelo BII 17, partiou em 17/1/1962 e regressou em 17/1/1964. Esteve em Bissau, Catió, Cacine e Cabedu. Comandante: Cap Inf Jerónimo Roseiro Botelho Gaspar

EREC 385: Mobilizada pelo RC 8, partiou em 17/1/1962 e regressou em 17/1/1964. Esteve em Bissau e Fulacunda. Comandante: Cap Cav José Olímpio Caiado da Costa Gomes.

[Fonte: Gomes, C.M.; Afonso; A.- Os anos da guerra colonial: volume 3: 1962: optar pela guerra. Matosinhos: QuidNovi, 2009, p. 126. ]

7 comentários:

Anónimo disse...

De acordo com as consultas feitas na Net, no nosso blog ((Post de 28 de Abril de 2008-Lista de militares Portugueses enterrados em Cemiterios Locais 63-64), e no site "Ultramar.TerraWeb.biz" (Mortos na Guerra do Ultramar de Cabo Verde, Guine....) o Furriel Miliciano Atirador Hercules de Sousa Lobo,pertencia a CCAC 423 e faleceu em Lisboa no dia 16 de Julho de 1963 vitima de ferimentos (queimaduras) sofridos em combate. Embora a data dos ferimentos nao seja mecionada, calculo que tenha sido no dia 3 de Julho de 1963, pois no post a que acima me referi,(Post de 28 de Abril de 2008-Lista de militares Portugueses enterrados em Cemiterios Locais 63-64) aparecem os nomes de Antonio Augusto Esteves Magalhaes, primeiro cabo, e Alberto dos Santos Monteiro, soldado, ambos da CCac 423, que faleceram em combate no dia 3 de Julho de 1963 por ferimentos recebidos na estrada Nossa Sintra -Fulacunda.

Jose J. Macedo
DFE 21-Cacheu-Bolama Guine 73-74

Anónimo disse...

Obrigado, Zeca. Estes pormenores serão importantes para a família. Foi utilizada uma grande carga de explosivos, no fornilho, para entortar e destruir daquela forma o chassi e toda a estrutura da GMC. O grande depósito de combustível (gazolina), que sempre era cheio a cada saída, terá, de qualquer forma, desencadeado um "flash" considerável que terá envolvido os ocupantes da viatura. Vê-se que os rodados estão intactos. O fornilho terá sido accionado logo que a parte dianteira da GMC passou por ele. Seria bom que algum Camarigo entendido nestas leituras de minas e armadilhas se pudesse pronunciar.
Abraço. Manuel

José Marcelino Martins disse...

Furriel Miliciano Atirador HÉRCULES ARCÁDIO DE SOUSA LOBO
Mobilizado no Regimento de Infantaria nº 15 - Tomar, para a Companhia de Caçadores nº 423.
Solteiro, filho deEmídio Sousa Lobe e Cacilda Sousa Lobo, natural da freguesia de Nossa Senhora das Dores, concelho do Sal, em Cabo Verde.
Faleceu no Hospital Militar Principal, em Lisboa, no dia 16 de Julho de 1963, vitima de ferimentos em combate, provocados pela explosão de um fornilho em 3 de Julho de 1963, na estrada Nova Sintra - Fulacunda.
Foi inumado no cemitério do Alto de São João.

(CECA- 8º volume - livro 1 - página 31/3)

JC Abreu dos Santos disse...

... ajudas de memória:

Na 4ªfeira 03Jul1963, um grupo da CCac423 (comandada pelo Cap. inf. Nuno Gonçalves dos Santos Basto Machado, e subordinada ao BCac237), encontrando-se em deslocação-auto na picada de Nova Sintra para Fulacunda, é vitimado pela deflagração de um fornilho que causa às NT duas baixas mortais instantâneas (Soldados apontadores-de-metralhadora ALBERTO DOS SANTOS MONTEIRO e JOSÉ ISIDRO MARQUES), e cinco feridos graves pouco depois heli-evacuados para o HM241-Bissau, onde ainda naquele mesmo dia vem a falecer o 1ºCabo ApMet ANTÓNIO AUGUSTO ESTEVES DE MAGALHÃES; os outros três feridos graves são aerotransportados para o HMP-Estrela, onde dois sucumbem aos graves ferimentos, em 16Jul63 o Furriel miliciano Atirador HÉRCULES ARCÁDIO DE SOUSA LOBO, e em 20Jul63 o Soldado Atirador ALPOIM PEREIRA RODRIGUES.

Na 5ªfeira 18Jul1963, um pelotão daquela mesma subunidade, comandado pelo Tenente miliciano de infantaria CARLOS EDUARDO AFONSO DE AZEVEDO, quando em deslocação-auto entre Tite (sede do BCac237) e Nova Sintra, é alvo da deflagração de outro fornilho que causa às NT a morte instantânea do citado oficial, e do Soldado ApMet JOSÉ RATO CASALEIRO, e ferimentos graves ao Soldado ApMet JOAQUIM DA SILVA BENTO JORGE, heli-evacuado para o HM241 onde vem a falecer decorridos onze dias.

O veterano José Pinto Ferreira, ex-1ºCabo Radiotelegrafista, pertenceu à CCS/BCac237 (cf v/postal 6866 editado em 18Ago2010).

__

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Antonio Abrantes
27/06/2017


https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2012/02/guine-6374-p9507-em-busca-de-184.html


Enviado do meu iPad

Gostaria de poder entrar em contacto convosco mas não tenho conseguido e isto especialmente no que respeita à primeira mina/fornilho colocada na Guiné,mais concretamente em Bianga,a poucos Kms de Fulacunda,na estrada S.Joao -Nova Sintra - Fulacunda.

Infelizmente era eu, ex- Alferes Miliciano,Antonio Manuel de Nazareth Rodrigues Abrantes,o comandante da força da companhia 423 sediada em S.Joao que no regresso da deslocação a Fulacunda,sofreu este rebentamento,mais ao menos no mesmo local onde na véspera tinha sido emboscado debaixo de uma forte chuvada. O rebentamento ocorreu às 9h .do dia 3de Julho de 1963 ,debaixo do depósito de uma GMC e vitimou vários militares do meu pelotão ,entre eles o Furriel Miliciano Hercules Arcadio de Sousa Lobo, que viria a falecer cerca de 13 a 15 dias depois em Lisboa ,devido às graves queimaduras sofridas.

O relatório desta operação foi como é óbvio enviado para o Comando do Batalhão estacionado em TITE. Posteriormente e já vários anos depois enviei cópia para a Liga dos Combatentes da qual sou sócio.

À propósito de Tite, a foto da GMC que dizem ser da primeira mina é tirada em Tite é da segunda mina ( anual vitimou o Tenente Carlos Eduardo Afonso de Azevedo) isto porque esta tinha capota de lona pela qual foi projectado o referido tenente que contrariamente ao referido não faleceu no local mas sim em Tite. A GMC da primeira mina tinha capota rígida sobre a qual eu havia mandado instalar uma metralhadora BREDA.


Um Grande Abraço a todos os camaradas.