segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Guiné 63/74 - P10394: Os nossos médicos (43): Amaral Bernardo e Mário Bravo, em Guileje, ao tempo do cap Jorge Parracho, comandante da CCAÇ 3325 (1971)




Guiné > Região de Tombali > Guileje > CCAÇ 3325 > 1971 > Álbum fotográfico do cor inf ref Jorge Parracho > Foto nº 26 > Bar/messe de oficiais:  convívio de oficiais de duas companhias, presidido pelo cap inf Parracho (ao fundo, ao centro)... O segundo à esquerda, parece-me o cap mil Abílio Delgado, o então mais jovem capitão do exército português (com 21 anos!, se não me engano)... À direita, em primeiro plano, o alf mil médico Amaral Bernardo... É possível que esta foto tinha sido tiradas em finais de 1971, na sequência da rendição da CCAÇ 3325 (Cobras de Guileje) pela  CCAÇ 3477 (Gringos de Guilejm, nov 71/dez 72). Tanto o Abílio como o Amaral são nossos grã-tabanqueiros.


Foto: © Jorge Parracho / AD - Acção para o Desenvolvimento, Bissau (2007) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados. [As fotos de Jorge Parracho foram disponibilizadas à ONG AD- Acção para o Desenvolvimento, com sede em Bissau, em 2007, no âmbito do projecto de criação do Núcleo Museológico Memória de Guiledje. Não têm legendas, vêm apenas numeradas. Legendagem da responsabilidade de L.G,, que recorreu às informações já aqui publicadas pelo Orlando Silva sobre a CCAÇ 3325].



1. Comentário do nosso camarada [José Maria Ferreira do ] Amaral Bernardo [, foto atual, à direita,]  ao poste P10390:

Com emoção, reconheço-me na foto nº 26; sou o último à direita, o então alf mil médico Amaral Bernardo.

Só quem teve o "privilégio" de ir a Guileje nessa época, pode entender como era possível, no meio da maior adversidade, num minúsculo redil de arame farpado, perdido algures em África, com condições de sobrevivência no limite...haver alguém para quem a dignidade e a autoestima de todos os militares era uma preocupação prioritária. A porta de armas e a messe são só a parte aparente desse esforço. Quem conhece o então cap Parracho, sabe do que falo.

A última vez que nos encontramos foi num almoço em Quinhamel que teve a gentileza de oferecer.

Abraço rijo, Coronel Parracho

Amaral Bernardo, alf mil médico, CCS/BCAÇ 2930 (Catió, 1970/72)

2. Comentário de Mário Bravo [, foto atual, à esquerda,] ao poste P10362


Amigos e Camaradas. Nas rápidas idas a Guileje, como médico e estacionado em Bedanda, tive o grato prazer de conhecer o Cap. Parracho. Mal vi a foto publicada no blogue, fácilmente o reconheci. Pouco tempo depois, foi suibstituido pelo Cap. Abílio Delgado com quem contactei durante mais tempo. Como recordação desses tempos, possuo dois crachás - da C.Caç- 3325 e da C.Caç.3477. Apesar das fracas condições de vida dessa época, gostei desses dias. !!

Mário Bravo (alf mil méd, CCAÇ 6, Bedanda,  e HM241, Bissau, 1971/72)

____________________

Nota do editor:

Último poste da série > 1 de agosto de 2011 >  Guiné 63/74 - P8624: Os nossos médicos (42): O Teles de Araújo, o Morais Sarmento, o Horta e Vale e o Fernando Garcia (J. Pardete Ferreira / P. Santiago / M. Amaro / A. Paiva / J. Câmara / C. Cordeiro)

1 comentário:

Luís Graça disse...

Amaral Bernardo:

Olá!... Confirma-me a data desta foto (novembro de 1971 ?)... e o nome do capitão que está à tua frente: pelas feições, não dúvidas que é o Abílio Delgado, que vive hoje na Ericeira e que era então, em 1971, o mais jovem capitão das NT... 21 anos!... Os Gringos também podem confirmar!

Boa continuação do santo descanso... Já arrrumaste o estetoscópio ? Não acredito... LG