terça-feira, 13 de novembro de 2012

Guiné 63/74 - P10664: Agenda cultural (234): Série "A Guerra", de Joaquim Furtado, RTP1 , às quartas feiras, 22h30: os três G, Guidaje, Guileje, Gadamael, em maio/junho de 1973 (Pedro Lauret)

1. Mensagem do nosso camarada Pedro Lauret, capitão de mar e guerra reformado (*)


Data: 12 de Novembro de 2012 11:48

Assunto: Série "Guerra" de Joaquim Furtado


Caro Luís Graça,


Venho chamar-te a atenção, uma vez que presumo que tenha interesse para o blogue, que o programa "A Guerra",  de Joaquim Furtado, que está a passar na RTP 1, às 4.ª feiras a partir das 22:30, vai ser dedicado nos próximos quatro episódios - a partir do próximo dia 14 - aos acontecimentos da Guiné passados em Maio e Junho de 1973, em Guidaje, Guileje e Gadamael. (**)

Abraço

Pedro Lauret

_____________

Notas do editor:

(*) Legenda da foto acima, à direita:

Guiné > Região de Tombali > Rio Cacine > 1971 ou 1972 > A LFG Orion é (ou era, uma vez que já não existe) como a Nau Catrineta: tem (tinha) “muito que contar”, do Cacheu a Cacine, passando por Conacri… Dois camaradas nossos, o Manuel Lema Santos (como 2º Ten RN, e o Pedro Lauret (como 2º Ten) foram seus Imediatos embora em épocas diferentes  (1966/69 e 1971/73, respetivamente)…  Nesta foto vemos o actual comandante reformado, Pedro Lauret, em 1971 ou 1972, então oficial imediato do NRP Orion (1971/73), na ponta do navio, a navegar no Rio Cacine, tendo a seu lado o comandante Rita, com quem ele faria a primeira metade da sua comissão na Guiné. "Um grande homem, um grande comandante" (PL)…

O 1º Ten José Manuel Baptista Coelho Rita foi comandante do NRP [, Navio da República Portugesa,] Orion, de 7/12/1970 a 15/10/1972, tendo substituído o 1º Ten Alberto Augusto Faria dos Santos (que comandou a Orion, de 6/12/1968 a 7/12/1970) (Fonte: Wikipédia > NRP Oríon).

(**) Último poste da série > 9 de novembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10642: Agenda cultural (233): Cabo Verde, ilha de Santiago: 20 º Festival Sete Sois Sete Luas, sábado e domingo, na mítica Cidade Velha de Santiado, património mundial da humanidade

15 comentários:

Luís Graça disse...

Senhor anónimo, no nosso blogue não há comentários anónimos... Presumo que conheça as nossas regras. Dou-lhe a oportunidade de assumir a "paternidade" da transcrição destes excertos do blogue "Ditadura do Consenso", do jornalista Antópnio Aly Silva, da Guiné-Bissau.

Até mais logo. LG

Anónimo disse...

Realmente o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca é Grande.

Em 1980 exercia funções profissionais na ex Junta Autonoma do Porto de Aveiro. Na altura era Presidente da Comissão Administratirva da J.A.P.A o Comandante da Capitania do Porto de Aveiro o Comandante Alberto Augusto Faria dos Santos.
Convivemos juntos pelos menos dois anos.
Por desconhecimento do historial militar do Comandante Faria dos Santos perdi certamente interessantes conversas sobre a Guíné.

Vasco Ferreira

Anónimo disse...

Caro L.Graça

Esta "IMBECILIDADE"foi publicada no blog do Aly Silva,mas julgo que não é da sua autoria.
Alerto os camaradas a lerem também Didinho.org e façam os vossos juízos sobre o nível intelectual de alguns comentadores a começar pelo próprio..com guineenses deste calibre..pobre povo guineense.
Na minha opinião estes e outros comentários, apesar de serem anónimos,não devem ser censurados para verem quanta serradura ainda existe em muitas "cabecinhas".

Um alfa bravo

C.Martins

Anónimo disse...

PS

Apesar de defender a não anulação do comentário supra,esclareço que não fui eu que o enviei,se o tivesse feito é evidente que não seria anónimo.

C.Martins

Luís Graça disse...

1. Alguém, a coberto do anonimato, reproduziu aqui um texto, também ele anónimo, publicado no Blogue “Ditadura do Consenso”, do António Aly Silva (Guiné-Bissau)...

Referência:

Terça-feira, 13 de Novembro de 2012 >
A derrota na Guiné que deu origem à vitória de Portugal como Nação valente!

http://ditaduradoconsenso.blogspot.pt/2012/11/a-derrota-na-guine-que-deu-origem.html


2. O texto é uma diatribe contra Portugal e os portugueses, e viola várias regras do nosso blogue, a começar pelo anonimato... Entre elas cite-se:


(...) "(iv) carinho e amizade pelo nossos dois povos, o povo guineense e o povo português (sem esquecer o povo cabo-verdiano!);

"(v) respeito pelo inimigo de ontem, o PAIGC, por um lado, e as Forças Armadas Portuguesas, por outro; (…)

"(vii) não-intromissão, por parte dos portugueses, na vida política interna da actual República da Guiné-Bissau (um jovem país em construção), salvaguardando sempre o direito de opinião de cada um de nós, como seres livres e cidadãos (portugueses, europeus e do mundo);

"(viii) respeito acima de tudo pela verdade dos factos;" (...).

3. Dei 12 horas para o nosso leitor anónimo assumir a "paternidade" do seu gesto. Não o fez em tempo útil. Acabo de eliminar esse comentário, publicado ontem, terça-feira, Novembro 13, 2012 10:20:00 pm.

O editor Luís Graça

Anónimo disse...

Comentário de hoje, do José Teixeira
10h11


Bom dia Luís.
Foi o melhor que podias fazer. O texto é no mínimo asqueroso.

Abraço Zé Teixeira

Luís Graça disse...

Amigos e camaradas:

Não tenho que apreciar, aqui, em público, o conteúdo e a forma dos blogues dos outros, nem sequer a ética dos seus animadores ou editores...

Conforme o mail que mandei internamente, para a rede da nossa Tabanca Grande, sou/somos "pela cultura da transparência, da verdade, da liberdade e da responsabiliddae, contra o anonimato"... E obviamente contra o insulto primário e descabelado!

Anónimo disse...

Escreve o António Rosinha, em mail que acaba de chegar à caixa de correio da Tabanca Grande:

"Os administradores deviam eliminar por regra os anónimos e ninguém levaria a mal esse facto, mesmo deduzindo-se quem seria o anónimo, penso eu. Antº Rosinha".

Anónimo disse...

Comentário do nosso camara e médico Mário Bravo
11:46


Luis Graça
Bom dia
O Povo Português e de modo especial nós Ex- Combatentes ( letra maiúscula é mesmo verdade ), não podemos tolerar este tipo de parvoice e má educação. O nosso blogue não é um tasco onde se pode dizer tudo, pois quase sempre os vapores etílicos toldam as mentes. Concordo em absoluto com o gesto de " matar " esse miserável comentário, que nasceu de geração espontanea e sem " senso ".

Anónimo disse...

Comenário do nosso camarada Jose Manuel Matos Dinis
11:56


Caro Luís,
Muito bem, só podia ser essa a actuação.

Não li o texto, mas pela matéria, e sob anonimato, parece uma mensagem inadmissível de persuasão.
Um abraço
JD

Torcato Mendonca disse...

Olá Senhor Editor-Mor

Qualquer comentário ANÓNIMO é para ser apagado de imediato.
Ser escrito,no Blogue, "que foi apagado um comentário anónimo" só se pode entender como um aviso, a algum Membro pertencente ao Blogue para o repetir e dizer, com uma desculpa,que foi ele que cometeu o ERRO.
Quem aqui escreve tem REGRAS a cumprir.

Ponto final e não merece tanta "conversa"...sempre a mesma m...

Abraço do T.(o nome está em cima)

Luís Graça disse...

O António Aly Silva teve o bom senso e o bom gosto de eliminar hoje o poste, indigno, que manchou o seu blogue:

Alguém, a coberto do anonimato, reproduziu aqui um texto, também ele anónimo, publicado no Blogue “Ditadura do Consenso”, do António Aly Silva (Guiné-Bissau)...

Referência:

Terça-feira, 13 de Novembro de 2012 > A derrota na Guiné que deu origem à vitória de Portugal como Nação valente!

http://ditaduradoconsenso.blogspot.pt/2012/11/a-derrota-na-guine-que-deu-origem.html

Anónimo disse...

Para esclarecimento e para que não haja qualquer dúvida..

NÃO FUI EU,que enviou o comentário "imbecil"publicado no blog do Aly Silva,para este blog
Aconteceu que já o tinha lido naquele blog..só isso.
Não faz parte da minha forma de estar na vida este tipo de comportamento.

O QUE FAÇO,ASSUMO.

C.Martins

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

Grande Timoneiro Luis Graça :
-Tenho cometido o erro de,pelas facilidade de postagem,ter aderido em força ao Facebook, relegando para 2º plano, este Blogue, famoso e de qualidade.
Sinto que tenho que fazer uma mea culpa e penitenciar-me.
Acerca do assunto em questão, e porque não me sinto letrado o suficiente, para rebater, opinoões de outros Blogs, gostava só de salientar que aquando da minha visita áquele País, onde fiz uma comissão entre 1972 e 1974, pelas vivências que são conhecidas e notórias,nem tudo foi mau,antes pelo contrário, percorri aquele território, durante dez dias, e não estive só em Bissau, mas sim,quase sempre a percorrer o interior.
Tenho as minhas "mazelas", como muitos" e poderia até ter um certoretraimento em relação a alguns Guineenses que poderia encontrar e que me lembrassem o periodo,nefasto,da guerra no sul, e do susto em Paúnca.Mas não...não aconteceu,antes pelo contrário, senti por aquele povo uma empatia tal que falavamos em "Turras" e "Tugas", e num desses dislates, conheci um oficial fardado(!?) que após uma troca de cumprimentos e palavras soltas, vbim a saber que foi comandante da patrulha(emboscada) que matou 4 homens ao meu lado em 4 de Junho de 1973.
Ofereci lhe uma prenda (uma camisola original do FCP) que ele vestiu ali mesmo.
Em quase todo o interior senti uma afabilidade da parte da população, em relação aos ex colonialistas, que nós representávamos
, que fiquei boquiaberto,chegando alguns a pedir para voltarmos,pois tinham melhor qualidade de vida,do que agora.
Como é possível não gostar desse povo, porque é que há tantos ex combatentes a ir, a suas expensas, visitar a Guiné ?
A Paz (ou a falta dela) tem que ser conquistada por esse povo e seus dirigentes, e pela via democrática, e não pelas armas nrm por insinuações soezes e jocosas.
Se puder hei-de voltar e comover-me ,confraternizar e até ,talvez, chorar, porque não ?
Um abraço fraterno ao Povo da Guiné que gosta de nós como nós gostamos deles.Obviamente, que haverá ressabiados, mas e aqui ? não há ?.
Por uma Guiné melhor...o meu VOTO.


João José disse...

Caro Luís Graça e Camaradas da Guiné
Porque o tempo é escasso, não vou fazer comentários ao que li, vou dar uma opinião e um testemunho.
A opinião é a de que entre nós há pessoas que podiam estar melhor informadas da História de Portugal, nem sempre com factos positivos, é verdade, mas, na grande maioria das vezes, levando nos nossos corações um "grande amor a Deus e ao próximo", às gentes que viemos a conhecer.
Na Guiné eu constatei o reflexo desse amor na maneira como centenas de guineenses me trataram. É por isso que sempre considerarei a Guiné como a minha 2ª Pátria, e nesse sentido, lamento que as nossas ligações não sejam bem maiores, independentemente dos regimes que vigorem.
João Martins - Ex. Alferes Miliciano de Artilharia BAC 1 - 1967-1970