terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Guiné 63/74 - P10787: Agenda cultural (240): Lançamento do livro "Guiné - Guerra e Poesia", de José Martins Gago, dia 16 de Dezembro de 2012, pelas 15h00, na Livraria Bar Les Enfants Terribles, Rua Bulhão Pato, 1 - Lisboa (José Martins)

C O N V I T E

Para o lançamento do livro "Guiné - Guerra e Poesia - Canjadude e Bolama", de autoria de José Martins Gago, dia 16 de Dezembro de 2012, pelas 15h00, na Livraria Bar Les Enfants Terribles (Cinema King), Rua Bulhão Pato, 1 - Lisboa



Capa do livro

Guiné – Guerra e Poesia 

O José Martins Gago não é só um conhecido da guerra na Guiné. O Zé Gago é um camarada de armas e calcorreamos juntos as bolanhas e matas da Guiné, “desde o Gabu ao Boé”, como “reza” no Hino dos Gatos Pretos.

Foi mobilizado quando prestava serviço na Carreira de Tiro da Serra da Carregueira, perto de Sintra. Eu já estava na unidade há quase um ano, quando chegou, a 21 de Março de 1969, o Alferes Gago, em rendição individual, visto que toda a nossa Companhia de Caçadores 5, era de militares africanos e Oficiais, Sargentos e Praças especialistas, de rendição individual.

Na primeira operação que comandou, a sul de Canjadude, fui incorporado no grupo de combate reforçado. Recordo esta operação, já que durante a mesma, o guia se “perdeu” e foi necessário “fazer uns ajustes” na organização e orientação da operação.

Deixou Canjadude, por transferência para o Centro de Instrução Militar / CTIG, em Bolama, sendo abatido à unidade em 23 de Abril de 1970. Um mês depois, eu terminava a minha comissão de serviço, regressando à Metrópole.

Em Maio do ano passado pediu-me, por mail, um mapa do subsector de Canjadude, para incluir no seu livro. Enviei o mapa e aguardei. O livro vai chegar!

José Martins
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 3 de Dezembro de 2012 > Guiné 63/74 - P10756: Agenda cultural (239): O grã-tabanqueiro, nova-iorquino, João Crisóstomo, é um dos "Portugueses Pelo Mundo", retratado no livro que será apresentado hoje, 2ª feira, dia 3, às 18h30, na FNAC - Chiado

Sem comentários: