sábado, 10 de agosto de 2013

Guiné 63/74 - P11924: Bom ou mau tempo na bolanha (25): O silêncio do Marafado (Tony Borié)

Vigésimo quinto episódio da série Bom ou mau tempo na bolanha, do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do Cmd Agru 16, Mansoa, 1964/66.




Em novo, tinha andado com o pai e o irmão mais novo ao mar, uns dias dava boa pescaria, outros não dava, mas isso não era o importante, no fim do dia continuavam a beber na taverna do “Manhoso”, se houvesse dinheiro, pagavam e ofereciam um copo ao próprio “Manhoso”. Se não houvesse dinheiro, mandavam apontar no livro. No verão, quando um circo visitava a vila, ele ia ajudar a montar a tenda e ficava por ali, gostavam dele, pois além de ajudar era uma espécie de comunicador entre a população da vila e o pessoal do circo, ensinavam-lhe algumas habilidades e truques mágicos com que deliciava os companheiros.

Chamavam-lhe “O Marafado”, já falámos dele aqui, cantava uns fados, de tal maneira desafinados, que não se podiam ouvir, bebia vinho e fumava cigarros “Três Vintes”, era pequeno na estatura e moreno, talvez por andar sempre sem camisa. Era oriundo do Algarve, e em certa medida era comunicador e tinha alguma alegria, mas depois da cena que presenciou, com a morte de uns prisioneiros, que depois de mortos, ele e o Cifra, sempre ficaram com a ideia de que foram queimados e enterrados numa vala, nunca mais foi o mesmo. Cumpria as suas obrigações, nunca largava o seu rádio portátil, falava quando era necessário, evitava os contactos e conversas, vivia no seu mundo de silêncio, e alguns companheiros diziam-lhe:
- O Marafado, já está apanhado!

O Cifra sabia de que era derivado o seu silêncio, mas sempre respeitou e compreendeu a sua atitude. De algumas conversas que mantinha com o Cifra, dizia:
- Não sou pessoa de estar aqui preso, não sou pássaro de gaiola, preciso de ver o mar, fui pescador, isto está a matar-me aos poucos, o silêncio faz-me algum bem, pois fecho os olhos e penso na praia e no mar azul que deixei, quando vou para o mato, para mim, às vezes é bom, vejo a água dos rios e das bolanhas, e o verde das matas, estou aos poucos a odiar isto e também Portugal, assim que regressar, se regressar, vou fugir, vou emigrar.

Estas palavras eram ditas com convicção de quem sabe o que quer, eram directas, não admitiam argumentos e terminava quase sempre dizendo:
- Não falo, e quem me proibiu foi Portugal, ao matar aqueles desgraçados, a “sangue frio”, durante os interrogatórios!. Só tu e eu é que sabemos a verdade.

Muitas vezes questionou o Cifra, se conhecia algum contacto para fugir e “ir no mato”, mas o Cifra sempre lhe disse para tentar sobreviver, que iria regressar a Portugal.

Mais tarde o Cifra encontrou-o na diáspora, conviveu com ele e com a sua família, durante o tempo em que viveu na mesma cidade. Guardou a sua história, que é a história de mais um emigrante que abandonou o sol de Portugal, à beira mar plantado, para ir para o frio, à aventura, sozinho, na procura de um futuro que lhe desse algum bem-estar e o fizesse esquecer a guerra, o fizesse esquecer Mansoa, Olossato, Mansabá, Bissorã, a África, com chão de terra vermelha, que como tantos de nós, nunca esqueceu e que traz sempre dentro de si.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 6 DE AGOSTO DE 2013 > Guiné 63/74 - P11911: Bom ou mau tempo na bolanha (24): Fala mentira (Toni Borié)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Pois é caro Cifra

Esses tempos, essas memórias, colam-se cá dentro, mesmo que digamos que não.

Fizeste bem em guardar e respeitar o segredo. É para isso que existem, caso não deixa de o ser.

E é interessante que, como dizes, que o tenhas encontrado posteriormente, sendo mais um na diáspora.

Realmente, viu-se e fez-se tanta coisa.... 'outras vidas'!

Abraço
Hélder S.