domingo, 8 de fevereiro de 2015

Guiné 63/74 - P14232: História de vida (38): José da Câmara um açoriano activo na comunidade açoriana de Stoughton, nos Estados Unidos da América

Com a devida vénia a Costa Ocidental - Flores, publicamos a entrevista dada pelo nosso camarada José Câmara, que, como sabemos, há muitos anos se radicou nos Estados Unidos da América.

Nesta entrevista, publicada no Youtube, José Câmara fala de si, da sua ilha das Flores e de como os açorianos se integraram na sociedade americana, particularmente em Stoughton, MA. A não perder e a ouvir do princípio ao fim. 


Este o texto que enquadra a entrevista:

Numa viagem-sonho à América, por alturas do Natal e final de ano de 2014, foram feitas inúmeras recolhas de testemunhos, experiências de vida, bem como alguns costumes, tradições usos e costumes das populações, outrora idas de Portugal e, na maioria, dos Açores. 
A maioria dos trabalhos contemplaram testemunhos de emigrantes e, também aconteceram, alguns de segunda geração, já nascidos e criados no Continente Americano. 
O contacto com centenas de pessoas com as mais diversas profissões e até aposentados, foi um enorme enriquecimento e uma forma de olhar completamente diferente da que existia sobre os nossos emigrantes. 
Uma das dificuldades em comum a quase todos foi a “língua” de seguida a adaptação ao clima. 
A Costa Ocidental teve o apoio de todos a quem se dirigiu, tendo sido em alguns casos, uns mais que outros. 
Este trabalho retracta um pouco da vida de um Açoriano/Florentino, homem de família, sonhos e realizações, o Sr. José Alexandre Câmara, no seio de uma comunidade de Açorianos, mais concretamente de florentinos, em Stoughton, MA – USA, que faz/tem a sua vida na América, mas sempre pautada por princípios Açorianos, princípios esses que ainda hoje mantêm e, vivamente, transmite a todos os que o rodeiam. Mas para ficar a saber tudo da conversa que teve com a Costa Ocidental, nada melhor que ver as imagens/vídeo: 
Obrigado ao Sr. José Alexandre Câmara, pela prontidão e amabilidade em conceder estes momentos fantásticos, que serão mais um enriquecimento para a história e património imaterial dos Açores. 
Obrigado à Gabriela Silva, pela mestria e profissionalismo, bem como a disponibilidade e prontidão com que abraça o projecto “Costa Ocidental”.
Obrigado à Família Costa (Osvaldo, Connie e Tânia) por me acolherem, darem apoio logístico, contactos de pessoas interessantes, entre outras coisas. 
Obrigado ao clube S. João, onde foram captadas estas imagens 
Obrigado à Luísa Silveira, que embora ficando na Ilha, deu todo o apoio familiar necessário para que tudo corresse conformemente planeado. 
Obrigado à SATA-Transportadora Aérea Açoriana, e a todos os que de uma forma ou de outra tornaram possíveis estas imagens. 
José
____________

Notas do editor

(*) José da Câmara foi Fur Mil da CCAÇ 3327 e do Pel Caç Nat 56 e esteve em Brá, Bachile e Teixeira Pinto, nos anos de 1971 a 1973.

Último poste da série de 1 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12664: História de vida (37): O AVC é uma doença subtil que chega sem avisar (José Saúde)

Sem comentários: