sábado, 14 de fevereiro de 2015

Guiné 63/74 - P14257: In Memoriam (217): Britt-Marie, esposa do nosso camarada José Belo, faleceu no passado dia 12 de Fevereiro

1. Mensagem dirigida ao nosso camarada José Belo, publicada hoje no sítio da Tabanca do Centro, a propósito do falecimento de sua esposa e companheira Britt-Marie: 
  
É sempre muito difícil escrever para dar notícias terrivelmente tristes.

Mais difícil se torna quando envolvem um amigo a quem não podemos abraçar fortemente nos nossos braços, por se encontrar milhares de quilómetros longe.

Não há modos mais suaves ou melhores de dar estas notícias.

Em escassos três meses, depois de diagnosticada uma doença do foro oncológico, faleceu a Britt-Marie, mulher do nosso camarigo José Belo, que vive longe na Suécia.

Como Português que é, a distância do seu Portugal, da sua língua materna, não ajuda nada a viver estes momentos dolorosos, que eu nem calculo o que sejam.

Podia escrever aqui um “tratado” de palavras doces, de conforto, de solidariedade, mas tenho, por experiência própria, que nestes momentos as palavras são escusadas e que o melhor é o beijo na face, o abraço forte, apertado, de tal modo que ele sinta que os nossos corações batem no mesmo compasso do dele.

E é isso que aqui te queremos dar, José Belo, querido camarigo, um abraço que envolve todos nós, mas um abraço de tal modo que sintas que estamos contigo agora e sempre.

Joaquim Mexia Alves
************

2. Em nome da Tertúlia da Tabanca Grande, aqui deixamos ao camarada José Belo, a seus filhos e demais familiares, o nosso abraço solidário e o profundo pesar pelo falecimento de sua esposa e mãe.

Caro amigo Zé Belo, que vos sirva de consolo saber acabou o sofrimento da vossa ente querida e que apesar de vos ter deixado fisicamente, ficará para sempre no vosso coração.

A Tertúlia
____________

Nota do editor

Último poste da série de 31 de dezembro de 2014 > Guiné 63/74 - P14100: In Memoriam (216): Rui Romero (1934-1966), cap mil inf, 1º cmdt da CCAÇ 1565 (1966/68)... Finalmente... a Verdade (Ana Romero)

21 comentários:

antonio graça de abreu disse...

Antonio Graça de Abreu disse...

Que dizer, meu caro José Belo?!
Partiu uma parte de ti.
Coragem até ao fim dos nossos dias.

Abraço muito forte,

António Graça de Abreu

José Marcelino Martins disse...

Abraço sentido, Zé Belo.

Bispo1419 disse...

O meu pesar, camarada José Belo.
Abraço solidário

Bispo1419 disse...

Disse Sophia:

Tive amigos que morriam, amigos que partiam
Outros quebravam o seu rosto contra o tempo.
Odiei o que era fácil
Procurei-me na luz, no mar, no vento.

Manuel Joaquim
(assinando também a mensagem anterior, supra)

Anónimo disse...

Abraço solidário, de quem já passou pelos mesmos momentos.

Jorge Picado

Luís Graça disse...

Meu querido Zé Belo:

Ainda há dias falavas da tua casa na Lapónia com candura, ternura e uma estranha ponta de saudade, premonitória…

Falavas dessa casa, no passado… ”Para a minha família, esta casa mais não é que um refúgio de paz. Para a manter com os níveis de conforto, modernidade e funcionalidade neste isolamento extremo, é claro que se torna necessário um custo económico considerável e, não menos, um planeamento contínuo e sempre bem antecipado. As profissões, tanto da minha mulher como a minha, permitiram, felizmente, os largos períodos em que aqui nos refugiámos. “…

Alguns dias depois do teu escrito, largamente comentado, em tom descontraído, ligeiro e bem-humorado, morre a tua companheira de uma vida, e a mãe dos teus filhos!...

Acabo de ler a brutal notícia no nosso blogue, num dia em que, ao mesmo tempo, celebramos com alegria os 100 anos de um mulher grande, a decana da nossa Tabanca Grande, que há um ano perdeu o seu filho mais novo, o nosso saudoso Pepito.

Zé, ficamos aparvalhados, desarmados, despidos, indefesos, perante uma notícia tão devastadora como é a perda do amor da nossa vida. Sei que não somos deuses, não somos imortais, mas nunca estamos (nem estaremos) preparados para receber, assim, de chofre a notícia da morte de quem amamos…

Zé, apesar da distância física, apesar do sofrimento por que estás a passar, tu e os teus filhos, fica com a certeza de que, na tua pátria, por muita madrasta que ela tenha sido contigo, tens bons amigos e camaradas que estão contigo, nesta hora de provação. São muitos os ombros amigos com que podes contar na nossa Tabanca Grande, e onde podes reclinar a cabeça e chorar, porque só os homens humanos choram, de dor, de raivo e de impotência, quando o absurdo lhes bate à porta …

O absurdo tocou-te à porta, meu bom amigo.

Saibamos honrar a memória da tua Britt-Marie que , para além de te ter dado um lugar no seu coração, dei-te também uma segunda pátria, um doce lar e uma família maravilhosa.

Zé, acabei de chegar ao Porto, vindo do meu refúgio em Candoz, e fiquei destroçado ao saber esta notícia. Recebe um xicoração apertado, meu, do João e do resto da minha família, a Alice e a Joana.

Anónimo disse...

José Belo

Estamos contigo em pensamento (como vais ler/ver) aqui deste lado, a sul.
Um abraço, com muito, muito pesar.
Alberto Branquinho

Manuel Carvalho disse...

Meu caro José Belo

O meu abraço solidário.

Manuel Carvalho

Anónimo disse...



Ao camarada e amigo José Belo:

Sinto muito a morte da tua esposa, envio-te um grande abraço, oxalá te ajude a aliviar a tua dor.

Francisco Baptista

MANUEL MAIA disse...

Caríssimo José Belo,


Por muito que se pretenda encontrar as palavras certas que possam de alguma forma contribuir para minorares a tua dor,não é fácil.
Daí que me resuma a comungar contigo dum sentimento de pesar pela perda irreparável que te abalou profundamente enviando-te um abraço solidário.

Zé Teixeira disse...


O Zé Belo é para mim uma referência especial. Desde o dia em que me apresentei em Abrantes para partir para a Guiné e me "escolheu para ser o seu "doutor" - era assim que ele me chamava. Depois foi-se fidelizando uma amizade, até à dor de ver partir a sua esposa.
Queria estar perto de ti nestes momentos dolorosos. Infelizmente milhares de quilómetros nos separam, mas o espírito está perto
Um profundo abraço, irmão maioral, neste poema que escrevi e te dedico.

(“No teu sorriso o meu acolhimento”)

Deixo as lágrimas crescer,
No momento da partida,
Quando alguém parte para sempre
Para longe da minha vida.
Meu coração vai com ela,
Encendido numa vela,
De esperança iluminada.
Perenemente.

Dá-lhe luz para o caminho,
E fica também comigo.
Incandescente,
Projecta em mim o seu brilho,
E a sombra de quem partiu
Iluminando o meu trilho,
Que nos unirá eternamente.

E as lágrimas recolhidas,
Pelo coração espalhadas,
São o alimento destas vidas,
Pelo amor sempre unidas,
E pela morte separadas.

José Teixeira

Hélder Valério disse...

Meu caro Amigo Zé Belo

Neste momento, difícil, e também à semelhança do que me aconteceu com o falecimento da esposa do meu (nosso) Amigo Armando Pires, não consigo verbalizar o que me assalta.

Já li o que por aqui acima vai escrito. Pouco, ou nada mais, posso acrescentar.

Os meus sentimentos estão bem espelhados no que o Luís escreveu.

Recebe e aceita um forte abraço.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Sentidas condolências

Um grande alfabravo

C.Martins

José Pedro Neves disse...

Estive a ler á dias, 07-02-15, um post do José Belo e fiquei impressionado com o modo de vida isolada, mas ao mesmo tempo tranquila, na Lapónia, que ele tão bem descreveu e hoje vejo uma das mais dramáticas noticias, que se pode transmitir. Amigo e Camarada da Guiné, os meus sentidos pesamos pela perda da sua Esposa. Paz á sua Alma e que tenha o Eterno Descanso.

admor disse...

Sentidos pêsames.

Um grande abraço de solidariedade.

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Profundamente grato pelas Vossas palavras solidárias.

Um abraco do José Belo.

Anónimo disse...

José Belo

Abraço-te sem palavras.

V Briote

paulo santiago disse...

José Belo

Recebe o meu forte abraço solidário.

Paulo Santiago

Eduardo Campos disse...

Jose Belo
Um abraço solidário.

Anónimo disse...

Um abraço de solidariedade, amigo José Belo.

Carvalho de Mampatá.

Anónimo disse...

Caro José Belo,
Hoje, ao por a leitura em dia, dei de caras com esta triste notícia. O que é que se pode dizer numa situação destas?
Católico que sou, que Deus a tenha em bom lugar.
Para ti e para os teus familiares um abraço de solidariedade.
José Câmara