sábado, 14 de fevereiro de 2015

Guiné 63/74 - P14255: Homenagem da Tabanca Grande à nossa decana: a "mindjer grande" faz hoje 100 anos... Clara Schwarz da Silva, mãe do Pepito (7): José Eduardo Reis Oliveira (Tabanca de São Martinho do Porto)

1. Mensagem do nosso camarada José Eduardo Oliveira (JERO) (ex-Fur Mil da CCAÇ 675, Quinhamel, Binta e Farim, 1964/66), com data de 11 de Fevereiro de 2014:


Feliz aniversário Dona Clara Schwarz

No dia em que completa 100 anos é uma emoção especial estar por perto para a ajudar a sorrir e a chorar. Com tantas memórias, tantas recordações terá motivos sem fim para sorrir. E outros para chorar. Porque a vida é cheia de vivências, de amor.
Neste dia tão especial que Deus lhe conceda tempo para chorar pelos que já partiram. Mas também que tenha disposição para os recordar com imensa saudade mas com um sorriso.
Que possa partilhar com os familiares e amigos que estarão perto de si.
Parabéns. E que possa continuar a olhar a vida como uma dádiva de Deus.

Com particular estima e apreço,
José Eduardo Oliveira (JERO)

PS- Se me permite uma humilde "prenda", que tem a ver com a tarde do dia em que fez 95 anos!!!


Regresso ao passado em São Martinho do Porto…

Absolutamente por acaso estive em passado recente - 21 de Agosto - na Casa de férias da família Schwarz da Silva.
A meio da tarde desse dia 21 o Luís Graça, a quem me une uma amizade muito especial por termos sido ex-combatentes da Guiné, telefonou-me por se ter lembrado que eu poderia estar de férias em São Martinho. Acertou e passado poucos minutos foi-me possível juntar-me à aniversariante.

…Do lado dos donos da casa estava a matriarca, Clara Schwarz, a nossa 'tabanqueira' com a bonita idade de 95 anos, o seu filho Carlos (Pepito), a esposa, Isabel Levy Ribeiro, e a mãe desta... A Isabel ofereceu-nos uma deliciosa cachupa...


Recordar é viver e não mais esqueci a surpreendente troca de impressões que tive nessa tarde…
Para meu espanto a D. Clara e o seu marido, o advogado Artur Augusto Silva, tinham residido em Alcobaça na década de 1940, antes do casal partir para a Guiné em 1949. Mais exactamente entre 1945 e 1949. A D. Clara Schwarz tentou explicar-me onde então moravam em Alcobaça mas não deu para entender.
Mas lembrava-se de muita coisa desses velhos tempos ...


Tinham sido amigos pessoais e visitas de casa do Pintor Luciano Santos.

Depois saltámos… para advogados do tempo do seu marido Artur Augusto Silva.
Recordava-se do Dr. Pinna Cabral e de uma paixão complicada de uma sua familiar próxima, que muito agitou a sociedade do seu tempo na então pacata vila de Alcobaça…

Mas voltando um bocadinho atrás e ao início da nossa conversa em que recordámos acontecimentos da década de 40, referiu-me os jovens refugiados austríacos que Alcobaça (e o resto de Portugal) então receberam .

Mal a dona da “Casa do Cruzeiro” referiu os miúdos austríacos lembrei-me (com emoção) do Hans e do Helmutt com quem tinha brincado numa casa da família Raposo Magalhães. ”Vi” à distância no tempo dois miúdos altos, que usavam calções compridos.

Clara Schwarz, que fala alemão descreveu-me ainda uma menina confiada a uma família dos arredores de Alcobaça (Vestiaria???) , que vivia com muitas dificuldades devido aos fracos recursos da sua família de acolhimento. Essa menina - de quem eu não me recordo - veio mais tarde a ser confiada à família de um médico de Alcobaça - Dr. Nascimento e Sousa…

E hoje posso surpreendê-la com uma fotografia que entretanto encontrei e que aqui reproduzo onde estão duas meninas austríacas desse tempo. A fotografia não tem muita qualidade mas as meninas em causa estão em destaque (com cor mais escura) em relação aos outros meninos.


Fotografia das refugiadas austríacas... Na fila de trás o 3º. miúdo a contar da esquerda sou eu. Teria então uns 10 ou 11 anos de idade (1950-51).


Estão passados cerca de setenta anos…

Para não alongar mais esta” memória” salientamos a extraordinária lucidez, cultura e sensibilidade de Dona Clara Schwarz... Uma vida, uma memória espantosa... - que o Luís Graça quer homenagear (e muito bem) quando completa hoje em 14 de Fevereiro de 2015 os seus 100 anos!


Até sempre…
Recordo com muita saúde e gratidão pela inesquecível tarde de 21 de Agosto de 2010, um dos melhores momentos que vivi nas férias de Agosto desse ano.
JERO
____________

Nota do editor

Último poste da série de 14 de Fevereiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14254: Homenagem da Tabanca Grande à nossa decana: a "mindjer grande" faz hoje 100 anos... Clara Schwarz da Silva, mãe do Pepito (6): António Estácio, seu aluno de Francês no Liceu Honório Barreto, em Bissau

Sem comentários: