Caro amigo e camarada Carlos Vinhal,
A minha Companhia, a CArt 2520 era normalmente abastecida de munições e alimentos por via fluvial, ou seja através do rio Geba.
Estes transportes eram feitos por barcaças civis ou por lanchas da Marinha.
Quanto a proteína animal, ou melhor dizendo, carne de vaca, tínhamos que nos deslocar a Bafatá para o nosso vaguemestre, o Furriel Cabral, comprar os animais vivos aos criadores ou comerciantes civis.
Assim eram organizadas as colunas a Bafatá, que habitualmente demoravam um dia. Saíamos de manhã e voltávamos já ao anoitecer. Quando isto acontecia havia sempre muitos militares que desejavam ir nestas colunas, pois era sempre um dia passado de maneira diferente, almoçávamos nos restaurantes locais e sempre se compravam algumas lembranças e outras coisas, por exemplo eu comprei uma máquina fotográfica e um gravador de fita. Houve outros que compraram rádios e lanternas de pilhas.
Quando voltávamos ao Xime, as vacas ficavam presas junto à vedação de arame farpado e iam sendo abatidas conforme as necessidades(?).
Esta estadia dos animais não podia demorar muito tempo, uma vez que não havia ração para os alimentar, nem tão pouco a possibilidade de os levar a pastar.
Coube-me a mim algumas vezes, organizar as colunas e escoltas com o meu pelotão. Correu sempre tudo pelo melhor e nunca houve problema algum. Cheguei a encontrar em Bafatá um rapaz de Silves, que foi jogador de futebol e até treinador de equipas amadoras. Para atestar o que aqui digo, junto algumas fotos que conservo com muito carinho.
Mais uma vez aqui vai um grande abraço do tamanho da nossa tabanca.
José Nascimento
Bafatá - Carregando vacas. Do lado diteito o Fur Mil Martins
Bafatá - Carregando vacas
Bafatá - Da esquerda para a direita: Fur Mil Durão, Fur Mil José Nascimento e Alf Mil Lapa
Bafatá - Junto à bomba da gasolina. À esquerda o Fur Mil Durão
Andorinhas sobre a piscina de Bafatá
Bafatá - Carregando vacas
No Mercado de Bafatá
Bafatá - Na base de um monumento
Bafatá - Brincando. A "armação" estava pregada na árvore
Xime - As vacas compradas em Bafatá. Ao fundo a Secretaria
Fotos e legendas: © José Nascimento
____________
Nota do editor
Último poste da série de 24 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14517: Recordações da CART 2520 (Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) (José Nascimento) (4): Primeiro dia no Xime
1 comentário:
Caro José Nascimento
Gostei, principalmente, de ver as fotos.
A das 'andorinhas sobre a piscina' é bastante ilustrativa da imensidão de aves que nos faziam companhia.
Quanto às vacas... pois, tinha que ser!
Hélder S.
Enviar um comentário