terça-feira, 28 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14939: Convívios (699): A Magnífica Tabanca da Linha, Oitavos, Guincho, Cascais, 23 de julho de 2015 - Parte II: Três vídeos (LG) e mais fotos (de casais) (Manuel Resende)




Vídeo (2' 36''). Alojado em You Tube > Luís Graça

Tabanca da Linha, restaurante Oitavos, Guincho, Cascais, 23 de julho de 2015. Palavras de boas vindas do José Manuel Matos Dinis em nome do régulo da tabanca, Jorge Rosales, que foi "a banhos"... Vista geral das mesas e do restaurante panorâmico (com vista para o parque natural Sintra-Cascais e o Atlântico)



Vídeo (0' 24'):  Alojado em You Tube > Luís Graça

Tabanca da Linha, restaurante Oitavos, Guincho, Cascais, 23 de julho de 2015. O "arroz de marisco" de Oitavos... E a malta da minha mesa.



Vídeo (1' 18''):  Alojado em You Tube > Luís Graça

Tabanca da Linha, restaurante Oitavos, Guincho, Cascais, 23 de julho de 2015. Atuação do fadista Hernâni Teixeira, também ele antigo militar, mas que nunca esteve no ultramar, Na época, era 1º cabo aux enf no Hospital Militar Principal para onde vinham, de avião,  os feridos mais graves.

Vídeos ( e legendas): ©  Luís Graça (2015). Todos os direitos reservados.

2. Mais umas tantas fotos, do fotógrafo de serviço, o Manuel Resende, em complemento do poste anterior da série, relativo ao XX Encontro da Magnífica Tabanca da Linha (*):



Carlos Cruz e Irene (Paço d'Arcos)


José Louro e Maria do Carmo (Algueirão)



Belarmino Sardinha e Antonieta (Caneças)


Helena e Mário Fitas (Cascais)


Gina e António Marques (Cascais)


Maria de Fátima e Manuel Lema Santos (Massamá)


Giselda e Miguel Pessoa (Lisboa)


Graziela e António Santos (Caneças)


Tabanca da Linha, restaurante Oitavos, Guincho, Cascais, 23 de julho de 2015 > Os restantes casais, que participaram neste convívio, para além dos já citados na I parte (*): Teresa e José Manuel Matos Dinis (Cascais); Deonilde de Jesus e Manuel Joaquim (Agualva-Cacém)...

Fotos: © Manuel Resende (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: LG]

2. Boa parte dos habituais tabanqueiros vêm sozinhos (ou vieram sozinhos, desta vez): António Faneco (Montijo); António Mário Silva (Cacém); Armando Pires (Miraflores); Diniz Sousa e Faro (S. Domingos de Rana); Francisco Palma (Estoril); Humberto Reis (Alfragide); João Sacôto (Lisboa) (costuma trazer a esposa, Aida); João Martins (Lisboa); José Rodrigues (Belas); Luís Graça (Alfragide, já veio com a Alice); Luís Moreira (Mem Martins); Manuel Resende (que costuma vir com a Isaura),  Marcelino da Mata (Cacém).

O António Martins de Matos, o Luís Pombo ("comandante" Pombo, mora em Bucelas), a Maria João Rodrigues Pombo (Lisboa), o Avelar de Sousa (Bucelas), vieram pela primeira vez à Tabanca da Linha (*).

O total de membros da Tabanca da Linha (muitos deles também membros da Tabanca Grande) é contabilizado, pelo Manuel Resende, 2º secretário, em 95 (noventa e cinco), número a que se deve acrescer mais 20 (vinte) acompanhantes.  A Tabanca da Linha tem uma página no Facebook, aberta só para os seus membros. Contacto do Manuel Resende: manuel.resende8@gmail.com.

_______________

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Devido a estar "de licença" não me foi possível estar presente neste evento.
Bem que gostava.
Pelo convívio, e também pela necessidade que sentia de retribuir a generosa participação e ajuda dada pelos "corpos gerentes" da "Tabanca da Linha", divulgando e incentivando à participação dos seus membros no Almoço da "Tabanca de Setúbal", o que aconteceu e muito contribuiu para o seu sucesso.
Mas a vida é assim mesmo e como ainda trabalho não posso andar no 'sempre em festa', razão pela qual não me posso comprometer com antecedência. Veremos como será no próximo, que prevejo seja em Setembro......

Agora, se me permitem, gostava de comentar um pouco o que vi, neste 'post' e em outro anterior.
Vejo que o Zé Dinis, apesar de ter estado ausente durante a preparação e contactos, que deixou para o Resende se 'exercitar' nessas lides, não rejeitou a função de 'representar' o Cmdt. Rosales e saudar, com as boas vindas da praxe, os novos elementos. Foi bonito!
Depois, há a salientar a presença de cada vez mais 'casais' nestes eventos.
Por um lado, pode-se pensar que já foram ultrapassadas as 'naturais resistências' a essas situações em que se tem a tendência para se falar e recordar os 'tempos de guerra'.
Também se pode pensar que o pessoal, à medida que vai 'avançando na idade', vai precisando de mais 'apoio' e nada melhor que as nossas 'companheiras da vida' para o fazer, em todas as circunstâncias.
Além disso, nos pares apresentados, estão pessoas que nós prezamos, que nos são gratas, que são excelentes participantes e por isso não vou referir-me a ninguém em particular, mas saúdo vivamente as suas presenças.

Por fim, tomando agora um caso particular, devo dizer que tenho uma admiração enorme, um respeito, uma quase veneração, pela companheira do meu particular amigo Zé Dinis.
Conseguindo, com dedicação profissional, levar o Zé Dinis a manter-se nos limites civilizacionais do comportamento humano, encontro aí as razões para o que disse acima.
Para mim, é como se fosse uma santa!

Parabéns pelo evento!

Hélder S.

JD disse...

Li, e rejubilei.
Eu te abençoo.
JD