domingo, 21 de fevereiro de 2016

Guiné 63/74 - P15776: Blogpoesia (438): "Banho de Chuveiro" e "O Terror das Artrites" (Joaquim Luís Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728)

1. Em mensagens de 14 e 18 de Fevereiro de 2016, o nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66), enviou-nos estes dois poemas da sua autoria:


Banho de chuveiro

Como a chuva escorre e lava
A mole dura dum penedo,
A catarata em fúria escorre
No ventre à mostra da escarpa.
O ribeiro astuto sulca o campo verde
Dum fio de água.

E a onda branca
Se espraia em espuma sobre a areia,
Assim, não tendo mar,
De corpo e alma
Me purifico,
Nos breves minutos dum chuveiro.

Berlim, 18 de Fevereiro de 2016
8h16m

Jlmg
Joaquim Luís Mendes Gomes

************

O terror das artrites

Passou a vida em lufa-lufa.
Primeiro, a correr a pé.
Depois bicicleta, a pedalar.
Só descansava nas descidas.

Depois, ao volante,
Desfazendo curvas
Desde o chão até às nuvens.

No comboio longo,
Furando túneis
E inundando campos
Com a verdura incandescente.

Atravessou o mar
Como um peixe leve
À tona d’água.

Experimentou alturas
Onde, sereno, reina o sol
Para lá das nuvens.

Por uns dias só,
Sentiu o cheiro acre
Da cama e fardas brancas
Dum hospital.
E viu a morte.
Foi em Coimbra.
Mas teve sorte.

Depois da alta.
Eis que a anca,
Sem saber a tinha,
Se queixou aflita.

Pela calada,
Fora atacada
Impiedosamente,
Artrite aguda.
Se recusa andar.

Só outra nova!...

Berlim, 14 de Fevereiro de 2016
8h2m

Jlmg
Joaquim Luís Mendes Gomes
____________

Nota do editor

Último poste da série de 17 de fevereiro de 2016 Guiné 63/74 - P15762: Blogpoesia (437): "Quem Sou Eu?" (José Teixeira, ex-1.º Cabo Aux Enf da CCAÇ 2381)

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Joaquim

Já tenho escrito que me falta o 'jeito' para a poesia mas acho interessante quem consegue transmitir dessa forma as suas ideias.
Li os dois poemas.
Fiquei preocupado, principalmente com o da "artrite"....
Mera figura literária ou anda por aí consequências do 'passar do tempo'?
Abraço
Hélder S.

José Botelho Colaço disse...

"Artrites" consequências do "P.d.I."

Joaquim Luís Mendes Gomes disse...

Malvadamente...é uma artrose na anca que me agarrra ao chão...só com uma prótese.


Vou tratar disso.

Um abraço, amigo.