Mensagem de:
Claudia Silveira
Boa tarde,
“No dia 6 de Agosto, fugiu uma escrava preta muito baixa, olhos medianos, nariz chato e largo, boca grande e beiçuda, mal feita de corpo e mãos grandes e mal feitas. Levava capa de baetão muito comprida, cor de flor de pessegueiro e saia de chita escura. Na loja da Gazeta de Lisboa se dirá quem é seu senhor, o qual dá de alvíssaras 19$200 réis a quem lha descobrir”.
“Quem quiser comprar três escravas, duas pardas e uma preta, fale na loja de Paulo Conrado, na rua dos Capelistas.”
Por incrível que possa parecer, ainda no início do século XIX, mais propriamente em 1801 e 1809, os jornais de Lisboa publicavam anúncios como estes.
"Escravos em Portugal", do historiador Arlindo Manuel Caldeira, é uma obra inovadora sobre um tema que continua ainda muito ignorado no nosso país e que temos obrigação de conhecer. Esta não é uma história da escravatura em Portugal, mas sim uma história dos escravos, uma obra única que nos fala da história de Lourenço, João, Florinda, Grácia, João de Sá e de muitos outros milhares de escravos, protagonistas involuntários de um regime social injusto, excluídos entre os excluídos, e que viveram em Portugal. Calcula-se que só nos séculos XV a XVIII, o período de maior concentração de mão-de-obra não-livre, tenha havido, no continente e ilhas, um milhão de pessoas sujeitas a cativeiro.
Ao longo do livro ficamos, a saber, como era feita a compra e venda de escravos, qual era a relação entre o senhor e o escravo, como era utilizada a mão-de-obra cativa, qual a diferença entre escravos da cidade, do campo ou do paço? E depois da abolição legal como se transformou a vida destas pessoas?
Arlindo Manuel Caldeira.
Licenciado em História, é investigador do Centro de História de Além-Mar (Universidade Nova de Lisboa).
As suas principais áreas de pesquisa são a história de África (particularmente Angola e golfo da Guiné) e a escravidão, sobre as quais tem publicado vários livros e dezenas de artigos.
Em 2013, publicou o livro "Escravos e Traficantes no Império Português". O comércio negreiro português no Atlântico durante os séculos XV a XIX, editado por A Esfera dos Livros.
Cláudia Silveira | Comunicação | A Esfera dos Livros
R. Professor Reinaldo dos Santos Nº 42 R/C 1500-507 Lisboa
Tel. 21 340 40 64
Tlm: 925 487 990
____________
Nota do editor
Último poste da série de 26 de março de 2017 > Guiné 61/74 - P17179: Agenda cultural (549): Integrada no 17.º Ciclo das Tertúlias Fim do Império, dia 29 de Março de 2017, pelas 15 horas, apresentação dos livro "Além do Bojador" e "O Malinké", da autoria de Manuel Fialho, editora 100 Luz, no Palácio da Independência, em Lisboa (Manuel Barão da Cunha)
Sem comentários:
Enviar um comentário