segunda-feira, 19 de março de 2018

Guiné 61/74 - P18434: Notas de leitura (1050): “Guiné-Bolama, História e Memórias”, por Fernando Tabanez Ribeiro; Âncora Editora, 2018 (1) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 9 de Março de 2018:

Queridos amigos,
Não se trata de uma expetativa defraudada, se bem que o autor possui um currículo que lhe teria permitido uma obra abalançada entre as suas recordações da juventude (escritas com nostalgia e candura, adiante-se) e a sua experiência militar ao serviço da armada, entre 1971 e 1973.
Entendeu Tabanez Ribeiro tecer considerações da sua lavra mexendo (melhor, remexendo) em matéria consabida, conta-nos o que vem em dezenas e dezenas de livros, mesmo quando é agradável ouvi-lo exaltar momentos de enorme dimensão colonizadora como foi a governação do Comandante Sarmento Rodrigues. São esparsos, apesar de alguns deles muito interessantes, estruturalmente desequilibrados, basta pensar na quantidade de prosa dedicada aos pioneiros da aviação, omitindo-se a evolução das infraestruturas, por exemplo. Mas uma coisa vos digo, poucas vezes se faz uma leitura tão intensa das nossas recordações de infância como as que ele nos dá de Bolama, nem a Fernanda de Castro, que ali viveu com o pai, capitão de porto, foi tão capitosa nas suas memórias.

Um abraço do
Mário


Guiné-Bolama, História e Memórias, por Fernando Tabanez Ribeiro (1) 

Beja Santos

Cada um de nós é um produto de circunstâncias e Tabanez Ribeiro teve a singularidade de fazer a escola primária e o antigo 1.º ciclo dos Liceus na modalidade de ensino particular em Teixeira Pinto e Bolama, tirou o curso de Engenharia Química em Lisboa e cumpriu o serviço militar na Armada entre 1971 e 1973, tendo sido mobilizado para a Guiné como oficial imediato de uma Lancha de Fiscalização Grande. Foi pois com a maior das curiosidades que me atirei à leitura do seu livro “Guiné-Bolama, História e Memórias”, Âncora Editora, 2018.

Começo pela exultação daquilo que considero a originalidade do seu testemunho, a Bolama da sua meninice, a descrição da cidade, a localização dos edifícios, as pessoas, o funcionalismo, os comerciantes, as figuras típicas, as brincadeiras, o cinema, a praia de Ofir, lê-se e é percetível a saudade e a ternura que perpassam por aquelas páginas, não lhe resisto a transcrever o que ele escreve com o título de “A rapaziada”:
“À tardinha, já pela fresca, por volta das cinco da tarde, chegava a hora da brincadeira e lá ia eu, porta fora. Passava em primeiro lugar pelas vendedeiras alinhadas junto ao portão do mercado, do lado da Praça do Fontanário (ou da Imprensa), a quem comprava uma ou duas medidas de mancarra, com que enchia os bolsos dos calções, e então ala, era saltar e correr a caminho do porto, ao encontro da rapaziada, saboreando os amendoins torrados.
Recordo, especialmente de entre os meus companheiros, uns vivos e outros já falecidos: o Luís Augusto R. F. Júnior e o irmão Eduardo Fernandes, o António Júlio Estácio e a irmã Guida(inha), o Jaime(inho) Cabrita e o irmão Fernando, o Júlio Vilela, o Anwar Saad e a irmã Hedla, o Hélder Barbosa e a irmã Guida, o Tozé Pinto e o irmão Rui, os manos José Francisco (Zeca) e o Carlos Eduardo Castro Fernandes (Carlitos), o Elgar do Rosário e a irmã, os manos António Fernando Almeida, João e Miguel por ordem de idades, o Jorge Rivière e as irmãs Maria Alexandra e Nani, o Vítor Alvoeiro Neves, o Cécil e o irmão Ildo, o Alexandre e os seus irmãos guinéus da família Nunes Correia, etc. Rapazolas mais velhos eram o Zezé Macedo, o Campitche, às do futebol local e ídolo da criançada miúda, o Romualdo, o Petronilho, o Lourenço Pina (Lorencinho) e muitos mais.
Havia inúmeros locais de brincadeira para além do Porto, a exemplo do Parque Infantil, dos recintos cimentados para o basquetebol na área anexa à Administração e nos Bombeiros para a patinagem, ou ainda em casa uns dos outros ou onde calhava.”

Com este percurso curricular, era esperável que o autor contrapusesse com o seu regresso à Guiné e da sua experiência militar nos desse conta, era o arco perfeito para uma narrativa sem precedentes na nossa literatura, parece-me. Mantém-se o enigma, após duas leituras que fiz ao seu documento: a que público, em que sala de conversa ele se põe para falar de uma história da Guiné aos solavancos, glosando descrições já referenciadas em inúmeras obras, tudo contado até à exaustão, tudo documentado e conhecido? Não se consegue entender.

Cada um é livre de forjar o seu auditório com as navegações atlânticas dos portugueses, com negócios dos escravos, com a existência dos “lançados”, a ação de Honório Pereira Barreto, a questão de Bolama, a Liga Guineense, as campanhas Teixeira Pinto e a colaboração de Abdul Indjai, seja. Como o autor cita na sua bibliografia que consultou obras recentes, é de questionar se não se deve relevar documentação científica abonatória do que era a Guiné quando lá chegaram os portugueses. O historiador guineense Carlos Lopes tem publicado a sua tese de doutoramento “Kaabunké – Espaço, Território e Poder na Guiné-Bissau, Gâmbia e Casamance Pré-Coloniais”, editado pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, 1999, há igualmente a Guiné da literatura de viagens, logo com André Alvares de Almada, o mais primoroso de todos pelo vigor descritivo, a Guiné é muito mais do que aquilo que consta em Zurara, Donelha e Lemos Coelho, historiadores como José Silva Horta e Eduardo Costa Dias abriram janelas para a presença portuguesa na Senegâmbia a partir do século XVI, repertoriaram trocas civilizacionais de grande importância, património da historiografia luso-guineense de valor incalculável. Não se percebe igualmente por que é que surge a preocupação em voltarmos a falar no tráfico de escravos para desassombrar a colonização portuguesa não foi pioneira na escravatura. No prefácio do livro, o general Sousa Pinto vem dizer:  
“Considero muitíssimo interessante e em conformidade com o que se acaba de dizer a abordagem histórica feita sobre a escravatura na área do Golfo da Guiné onde, ao contrário do que o politicamente correto em História nos tem vindo a querer convencer, se mostra claramente que, sendo sem dúvida Portugal nesta época o pioneiro do comércio escrava entre a África, as Américas e a Europa enquanto deteve o monopólio da navegação nesta área geográfica, são atores principais e parceiros no negócio os reis, régulos e potentados locais, negócio em que logo se foi larguissimamente ultrapassado por Holandeses, Franceses, Ingleses e até mesmo por Espanhóis que forneciam e financiavam os navios para o transporte e pagavam aos negreiros portugueses e cabo-verdianos fora da lei que, em contrapartida, lhes asseguravam toda a logística e os contatos com os negociantes e angariadores no terreno”.

Há dezenas de anos, desde o trabalho incontornável de Vitorino Magalhães Godinho que se sabe tudo isto. Ainda recentemente, o historiador Arlindo Caldeira no seu livro “Escravos e Traficantes no Império Português: O Comércio Negreiro Português no Atlântico durante os Séculos XV a XIX”, Lisboa, Esfera dos Livros, 2013, descreve primorosamente o tráfico negreiro e todos os seus agentes, tanto na região da Senegâmbia como mais abaixo, no Golfo da Guiné, não se sabe de que fantasma do politicamente correto se pretende falar quando a historiografia tem vincado a natureza do tráfico em toda a sua amplitude.

Não temos qualquer narrativa sobre a comissão militar de Tabanez Ribeiro mas ele vai tecer considerações sobre a luta de libertação, o assassinato de Amílcar Cabral, tecerá vastas referências à historiografia da Guiné e da colonização, há sérios reparos a fazer-lhe.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 de Março de 2018 > Guiné 61/74 - P18423: Notas de leitura (1049): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (26) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

Antonio Rosinha disse...

António Jacinto, Pepetela, Luandino Vieira, muitos brancos que viveram em crianças nas colónias, também gostaram à brava daquelas terras.

Alguns chegaram a ministros.

Fernando Tabanez Ribeiro puxou para o nosso lado, o lado do "colon".