sexta-feira, 23 de março de 2018

Guiné 61/74 - P18452: Convívios (846): Esteve magnífica a Tabanca da Linha: na 5ª feira, dia 22, no restaurante "Caravela de Ouro", em Algés, com a presença de 63 convivas, entre amigos/as e camaradas, uns periquitos, outros maçaricos e, a maior parte, vê-cê-cês... (Fotos de Manuel Resende) - Parte I


Foto nº 1 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 > O Jorge Araújo, a última aquisição para a equipa editorial do  blogue...Também novato nas andanças da Magnífica  Tabanca da Linha... Mora em Almada, na "outra banda", mas trabalha em Portimão... Por sorte, conseguimos apanhá-lo desta vez...


Foto nº 2 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36.º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 > O  Jorge Araújo e o nosso editor Luís Graça, que apareceu com um "trunfa", não  conforme com o atavio e o aprumo militares...


Foto nº 3 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 > Um casalinho ques se estreou nas lides da  Tabanca da Linha: vieram da Lourinhã de propósito... Ela  é a Dina, ele o Jaime (Bonifácio Marques da Silva), nosso grã-tabanqueiro, um dos poucos que não andou no CTIG... Foi alf mil paraquedista, do BCP 21 (Angola, 1970/72).  Tem sido um camarada incansável na preservação e divulgação da memória dos antigos combatentes da guerra do ultramar, independentemente do teatro de operações  onde atuaram... Vive na Lourinhã, depois de quase quatro décadas a viver e a trabalhar em Fafe, onde também foi autarca.


Foto nº 4 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  A  mesa do pessoal da Tabanca de Porto Dinheiro (, faltou o régulo, Eduardo Jorge Ferreira): da esquerda para a direita, a esposa do Joaquim de Carvalho,  Maria do Céu; a Dina e  o Jaime (Seixal, Lourinhã)


Foto nº 5 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  A  mesa do pessoal da Tabanca de Porto Dinheiro: da esquerda para a direita, o Joaquim de Carvalho e a esposa, Maria do Céu (que são do Cadaval, embora também tenham casa em Carnaxide, Oeiras); o Luís Graça e a Alice (Lourinhã e Alfragide /Amadora, conforme os dias da semana). A Maria do Céu, sempre faladora e bem disposta, deve estar a falar de Goa donde acaba de chegar, depois de umas férias deliciosas.


Foto nº 6 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  O "bedandense"  Joaquim Pinto de Carvalho e o Carlos Silvério (Ribamar, Lourinhã).


Foto nº 7 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >   O Carlos Silvério (Ribamar, Louruinhã)  e o Juvenal Amado (que é de Alcobaça, mas mora agora na Reboleira, Amadora). Andamos atrás do Silvério, há anos (!), para ele dar os dados necessários para entrar na Tabanca Grande sem ser pela "porta do cavalo"... Veio de propósito da Lourinhã para estar connosco. 



Foto nº 8 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  O Francisco Silva e a esposa Elisabeth (, que moram em Porto Salvo, Oeiras). É sempre uma prazer vê-los e revê-los.


Foto nº 9 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  Os gondomarenses Carlos Silva e Germana, duas presenças habituais nestes encontros. Através do Carlos, soube que o outro Carlos, o Fortunato, presidente da ONGD Ajuda Amiga, está em Bissau, em mais uma missão humanitária. Boa saúde e bom trabalho, para ele!


Foto nº 10 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  Um casal que raramente falha estes convívios da Magnífica: o Luís R. Moreira e a Irene. O nosso editor, Luís Graça, estava de piquete, em Bambadinca, quando a viatura, Unimog 411, um "burrinho", em que ia o alf mil sapador (!) Luís R. Moreira caiu numa mina A/C... Uma mina que mudou a sua vida...E duas depois era a vez do "piquete" (uma viatura GMC, com duas secções, em que ia o nosso editor e o António Fernando Marques), cair numa segunda mina, que os picadores não detetaram... Um trágico dia 13 de janeiro que ainda hoje nos persegue!



Foto nº 11 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  Quem diria ? Juntos, o tio (o comandante da TAP,  reformado, João Sacôto) e o sobrinho (João Martins)... Estiveram os dois na Guiné, como alferes milicianos e sítios e épocas diferentes. O tio. o ex-Alf Mil da CCAÇ 617 / BCAÇ 619, esteve sempre na Região de Tombali: Catió, Ilha do Como e Cachil, em 1964/66. O sobrinho João Martins foi alf mil art, BAC1, tendo passado por Bissum, Piche, Bedanda, Gadamael e Guileje, em 1967/69, com as suas peças de artilharia 11.4 e obuses 14.



Foto nº 12 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 > O António Fernando Marques e a esposa Gina (que faz anos no dia 1 de abril, não se esqueçam).


Foto nº 13 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 > O Jorge Pinto e o António Fernando Marques, dois bons amigos e camaradas.


Foto nº 14 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36.º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  Giselda e Miguel Pessoa.


Foto nº 15 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 > O Zé Carioca fez questão de mandar esta foto ao seu antigo comandante de companhia, o Abílio Delgado, que mora na Ericeira, Mafra... O Carioca aqui com o Miguel Pessoa e o Luís Graça....  Conhecemo-nos na Guiné, em março de 2008, por ocasião do  Simpósio Internacional de Guiledje (Bissau, 1-7 de março de 2008).  Ainda não foi desta que o Abílio Delgado veio "partir mantenhas" ao pessoal.


Foto nº 16 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 > Da esquerda para a direita: Jorge Rosales (a contas com uns problemas de visão, e a quem desejamos rápidas melhoras), o José Botelho Colaça, o Armando Pires e o "periquito" Jorge Araújo... E a propósto de periquitos, alguém contou (um dos nossos "velhinhos"...) que na Guiné havia 3 espécies de militares, em função da antiguidade: (i) periquitos (até 6 meses); (ii) maçaricos (de 6 a 12 meses); e (iii) VCC (velhinhos como o c...).


Foto nº 17 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  O Zé Rodrigues, de Belas (Sintra), pensativo.


Foto nº 19 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  O nosso fotógrafo e o organizador destes convívios... É o adjunto do régulo Jorge Rosales. Merece as nossas palmas, pela sua dedicação, generosidade e "low profile".


Foto nº 20 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 > Aspeto parcial da sala (1)


Foto nº 21 > Oeiras >Algés > Restaurante "Caravela de Ouro" > 36º Convívio da Tabanca da Linha > 22 de março de 2018 >  Aspeto parcial da sala (2).

Fotos (e legendas): © Manuel Resende (2018). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].



1. Fotos acabadas de enviar pelo Manuel Resende:

"Amigos e camaradas, mais um convívio se realizou hoje em Algés, no restaurante Caravela de Ouro, com a presença de 63 Magníficos. Salienta-se a presença de caras novas, como tem vindo a acontecer ultimamente. Desta vez foram o José Mendonça, o Jorge Araújo, o João Rebelo e o Jaime Bonifácio com a esposa Dina."

Abraço.

Manuel Resende
________________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:


17 de março de 2018 > Guiné 61/74 - P18429: Convívios (843): 36º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, 5ª feira, dia 22... Há já 42 inscrições, o prazo termina 3ª feira, 20, de manhã... Recorda-se a ementa: cabrito (, certificado...não, não é o "cabrito-pé-rocha" dos tascos do Pilão!)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sim, o pretexto começa por ser o cabrito... E, na realidade, foi cabrito, mas não o tal pé-de-rocha...

O mais importante é/foi a malta aparecer e fazer prova de vida... E já vão 36 edições... Parabéns à Magnífica Tabanca da Linha e à sua "equipa régia".

Juvenal Amado disse...

Eu e o Carlos Silvério temos em comum termos tido capitão o Rolin Duarte como comandante, que depois de ter estado no Olossato veio para Galomaro como comandante de companhia.
Também não se fez por lá velho pois foi o nosso tenente Raposo é que acabou por assumir o comando da companhia até ao final da comissão.

Tenho uma foto dele e é era uma figura impar :-)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Juvenal, a "dansa dos capitães" (....mas também dos tenenentes coronéis) no TO da Guiné merecia aqui ser ilustrada, analisada, comentada... Tenho a ideia de que havia um elevado "rurnover" dos comandantes operacionais (mas não só, dos comandantes de batalhão, também).

Gostei de te ver em grande conversa com o meu amigo e conterrâneo Carlos Silvério... Vê se o yrazes até à... Tabanca Grande. Andamos com falta de "gente nova"... Ab, Luís