quarta-feira, 2 de maio de 2018

Guiné 61/74 - P18592: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XXX: As minhas estadias por Bissau (ii): setembro, depois de chegar a 21, vindo de avião


Foto nº 9 > Bissau > Setembro de 1967 > O Biafra, a "morança" dos oficiais. Quatel general (QG), em Santa Luzia.


Foto nº 14 >  Bissau > Setembro de 1967 >Vista geral da piscina do Clube de Oficiais do Quartel General, em Santa Luzia




Foto nº  21 > Bissau, setembro de 1967 > Piscina vazia no Clube de Oficiais




Foto nº 15 > Bissau, finais de setembro de 1967 > Na piscina do Clube de Oficiais do QG de Santa Luzia. Deve ter sido o primeiro banho ou duche em terras do CTIG.




F22 –  Bissau > Setembro de 1967 >Na piscina do Clube de Oficiais, com um empregado (trabalhador) local. 




Foto nº 18 >  Bissau > Setembro de 1967 > No Bar do Clube militar de oficiais do QG, em Santa Luzia, com um camarada de ocasião que não conhecia, é um cabo,  talvez trabalhando na messe, conversando sobre qualquer coisa.



Foto nº 16 >   Bissau > Fins de Setembro de 1967 >– Numa rua da Baixa, pobre, suja, velha, a cidade velha, penso ser na zona comercial, onde se localizava a Casa Pintosinho e a Taufik Saad e outras. Penso que estou metido num grupo de amigos, e alguém tirou a foto, acho que estou de camisa branca.



Foto nº 17 > Bissau > Fins de Setembro de 1967 > Numa rua da capital, numa zona menos central, mais para junto da marginal e do porto, ainda ando vestido com a primeira farda que vesti, a farda número dois. 



Foto nº 17 A > Bissau > Fins de Setembro de 1967 >   Rua: detalhe



Foto nº 20 > Bissau > Setembro de 1967 > – Vista interior da Igreja e Catedral de Bissau. Fui lá algumas vezes. [Ou não será antes a capela do Hospital Militar, HM 241 ?]



Foto nº 10 A > Monumento e estátua de Mouzinho de Albuquerque. Ficava localizada no QG da Amura, onde se faziam as reuniões dos Comandos Chefes [QG/CTIG]


Foto nº 10 > Bisssau, setembro de 1967 > Monumento e estátua de Mouzinho de Albuquerque. Ficava localizada no QG da Amura, onde se faziam as reuniões dos Comandos Chefes [QG/CTIG]


Guiné > Bissau > CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69).

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); natural do Porto, vive em Vila do Conde, sendo economista, reformado; tem já meia centena de referências no nosso blogue:
Mensagem de 24 de abril último:


Caro Luís,

Conforme te disse ontem, tenho pronta outra reportagem sobre o Tema - As minhas estadias em Bissau - Parte I.

É um ficheiro com 79 fotos, variadas e algumas de algum interesse, mostrar Bissau a muita gente que nunca conheceu.

Eu tenho de ir agrupando por temas, embora muitas fotos estejam noutros temas e são em Bissau também, como é o caso das reportagens de Tomaz e Caetano e outras, como o render da guarda do governador, etc.

Depois como tenho tantas, sem temas específicos, vou juntando num ficheiro, talvez com um numero exagerado, mas só se aproveita as que interessam. Para mim, eu vou fazendo o meu arquivo definitivo, e vou arrumando assim as coisas, senão perco-me.

As fotos estão numeradas, não estão por ordem cronológica, apenas por mês e anos (67, 68, 69). e em cada uma tem o seu número e um resumo de que se trata, a data, quer seja o dia, o mês ou apenas o ano, conforme aquilo que sei.

Depois temos o relatório da Legendagem (...)

  Virgilio Teixeira

24-04-2018

2. Gniné 1967/69 - Álbum de Temas: T031 – Bissau - Parte 1 > (ii) Setembro de 1967 > > Legendagem


F09 – Bissaut, setembro 1967. Este é o pavilhão e dormitório dos oficiais, localizado no clube de oficiais de Santa Luzia no Q.G. Para quem não conheceu esta zona, trata-se de um barracão de madeira, pré-fabricado, com dezenas de camas de ferro e algumas redes mosquiteiro. Era um espaço muito fraco, e servia para alojar todos os oficiais milicianos que chegavam de (ou partiam para)  a metrópole, ou passavam férias em Bissau ou em Consulta Externa e tratamentos no HM 241, ou para tratar de assuntos da sua unidade, que era o meu caso. 

Tinha fracas condições de tudo, por isso lhe chamavam ‘O Biafra’,  com referência à guerra do Biafra (no Katanga – Congo Belga) que se vivia naquela altura de 67. Ficava no melhor local de Bissau, no Clube com o mesmo nome, com bar, sala de refeições, amplos jardins e piscina bem tratados, mas,  apesar disso,  das muitas vezes que frequentei Bissau, não ficava lá sempre, algumas vezes ou ficava no Pilão.  nas tabancas, ou no Grande Hotel, só que este era caro e tinha de pagar. 

O Biafra foi o meu primeiro alojamento no dia em que cheguei à Guiné, em 21 de setembro de 1967. A foto é uns dias depois de já ter adquirido a máquina fotográfica, e depois de ir a Nova Lamego e voltar uns dias depois. 

F10 – Monumento e estátua de Mouzinho de Albuquerque. Ficava localizada no QG da Amura, onde se faziam as reuniões dos Comandos Chefes sobre a situação e operações na Guiné. Depois de deixarmos aquilo após o 25 de Abril de 74 deitaram abaixo a estátua e colocaram lá outra dos chefes dos movimentos do PAIGC.

F14 – Vista geral da piscina no Clube de Oficiais do QG de Santa Luzia. Possivelmente deve ter sido uma das fotos do primeiro rolo da minha máquina fotográfica, que comprei na famosa Casa Pintosinho a prestações, como tantas outras coisas, e comecei logo ainda antes do final de Setembro a iniciar a arte de fotografar, aprendendo, mas longe de pensar a sério na fotografia, pois poderia ter feito muito melhor. 

Após chegar ao CTIG em 21 de setembro de 1967, fui para Nova Lamego passados dois dias. Depois, em finais do mesmo mês,  voltei a Bissau para tratar dos meus assuntos na «CC» - Chefia de Contabilidade, que ficava mesmo perto da piscina do Clube, e por isso muitas vezes ali estive pela proximidade dos locais. Bissau, fins de Setembro de 67.

F15 – Na piscina do Clube de Oficiais do QG de Santa Luzia. Deve ter sido o primeiro banho ou duche em terras do CTIG. Bissau, fins de Set 67.

F16 – Numa rua de Bissau, pobre, suja, velha, a cidade velha, penso ser na zona comercial, onde se localizava a Casa Pintosinho e a Taufik Saad e outras. Penso que estou metido num grupo de amigos, e alguém tirou a foto, acho que estou de camisa branca. Bissau, fins Set 67.

F17 – Numa rua da capital numa zona menos central, mais para junto da marginal e do porto, ainda ando vestido com a primeira farda que vesti, a farda número um. Bissau finais de Set67.

F18 – No Bar do Clube militar de oficiais do QG, em Santa Luzia, com um camarada de ocasião que não conhecia, é um cabo talvez trabalhando na messe, conversando sobre qualquer coisa. Bissau, Set 67.

F20 – Vista interior da Igreja e Catedral de Bissau. Fui lá algumas vezes. Bissau, Set 67.

F21 – Piscina do Clube de oficiais do QG Santa Luzia. Vazia sem água. Bissau, Set67.

F22 – Na piscina do Clube de oficiais, com um empregado (trabalhador) local. Bissau Set67.

______________

Nota do editor:

4 comentários:

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

A imagem da foto (n.17) foi captada na rua Domingos Ramos (nao sei como se chamava antes), entre a Praça Che Guevara (antiga Honorio Barreto, onde agora se situa o Hotel Restaurante Calliste) e o Hotel Solmar (predio ANCAR). O Virgilio caminha nesse sentido. Aqui nao é Bissau Velho.

A imagem n.20 nao é a Catedral de Bissau, pois esta é muito maior e mais imponente, e foi inaugurada desde os anos 1950.

Com um abraço amigo,

Cherno Baldé

PS: Amigo Virgilio, o Cherno sabe de muita coisa sobre a Guiné, onde nasceu, cresceu e ainda vive ja perto de 60 anos, mas nao sabe de tudo. Quem sabe tudo é Deus. Vamos blogando e divertindo, mas sempre na base do respeito mutuo. As minhas intervençoes foram sempre feitas no sentido de ajudar a esclarecer sobre o contexto e as realidades socio-culturais da Guiné que, muitos de voces e apesar de tudo, desconhecem na maioria das vezes.

Anónimo disse...

Caro amigo Cherno Baldé:
Obrigado pela douta explicação.
- Primeiro perguntava o edifício na foto 17-A, em redondo na esquina, o que era antes e o que é agora? Eu lembro-me bem da rua e edifícios, mas já não sei localizá-los bem, já passaram mais de 50 anos.
- Segundo, o mistério da 'Catedral de Bissau' !!!
Esta foto do interior da igreja, eu sei que se refere à Igreja que fica localizada na antiga Avenida do Império, como disse, logo depois do Café Bento antes da Amura. Em 1985 quando lá estive, a igreja continuava lá. Sempre foi conhecida pela Catedral, eu escrevi isso nas fotos e nunca mais pensei no assunto. Escrevi ao Luís ontem a explicar que era mesmo, dizendo aquilo que me lembrava, mas estou quase céptico e já não estou a acreditar. Era uma Igreja que no Domingo depois da missa se juntavam por ali as pessoas mais influentes da terra, conversando à porta, mostrando as suas vestes, como era apanágio tanto lá como aqui à saída das missas, as Senhoras gostam de estar a conversar e a apreciar as 'fardas' dos outros, é a vida, não a minha!
- Eu procurei na Net pela 'Catedral de Bissau' e apareceram muitas imagens, algumas delas são exactamente aquela igreja na dita avenida, mas outras não me parecem. Pergunto:

- Afinal onde ficava e fica a 'Catedral de Bissau'? Gostava que o Cherno me desse alguns 'azimutes' da sua localização, pois eu conhecia quase a Bissau toda, posso não saber bem os nomes, mas andei por lá de certeza. Fico a aguardar.

E a igreja que estamos a falar, aquela da foto 20, é apenas mais uma igreja? Ou é conhecida com outro nome? Era a frequência dos Domingos ao meio dia.!

Fico na expectativa, até porque devo uma explicação correcta ao Luís Graça, pois ontem fui muito peremptório na minha afirmação, e já me fica mal tantos erros...

Um Abraço,

Virgilio Teixeira


Cherno Baldé disse...

Caro amigo Virgilio?

O edificio Redondo da imagem n.17 ainda existe e tem varios serviços a funcionar nas suas instalacoes, desde lojas, serviços bancarios, seguros entre outros. Como ja disse, no comentario anterior, esta situado ao lado do Hotel e Restaurante Calliste, junto a praça Che Guevara.

Quanto a Sé Catedral de Bissau, a localizaçao que deste é correcta, na Av. Principal da cidade (agora Amilcar Cabral), frente ao edificio dos correios e no caminho para a Fortaleza da Amura. Mas, repito, a imagem na foto n.20 nao corresponde ao interior da Sé Catedral de Bissau. Nao posso confirmar onde poderia ser.

Um abraço,

Cherno Baldé

Anónimo disse...

Caro amigo Cherno Baldé:

Então sempre tinha a minha razão, o local estava certo, em frente aos correios, não pode haver confusão, pois suponho que não há outra...!
E sendo assim, como nunca entrei em nenhuma outra igreja em Bissau, esta foto é do interior da igreja/Catedral, hoje mais moderna como é óbvio. Olhando para a cruz no altar, desta foto, e das novas que vi, são iguais, ou quase.
Há 51 anos atrás quanto anos tinhas então? 10?
Não conheceste o interior antes dos 20 talvez!
Existe alguma literatura sobre como era o seu interior? Fotos, imagens, descrição?
Eu tinha meia duzia de dias da Guiné, cheguei a 21,fui a Nova Lamego (Gabu) entre 22 e 24 setembro 67. Voltei a Bissau, comprei a máquina na Casa Pintosinho, e estas são as primeiras fotos, do primeiro rolo, todas do mês de Setembro de 67, não tenho duvidas, a não ser que haja outra igreja ou capela.
Já que peguei nisto gostava de saber a origem destas fotos. Eu tirei outra na entrada, e depois outra lá dentro, mas não encontro a de fora, podemos continuar a investigar isto?
Eu agradecia,

Quanto ao edifício já sei onde fica, ainda existe o antigo Restaurante Solmar? Ou passou a Hotel?

A casa Pintosinho e a Taufik Saad ainda existem?
A Pensão da D. Berta passou a ser o Hotel Coimbra? O dono dele, não me lembro agora do nome, mas o mail é identificado por 'zulupreto' ele convidou-me para ir lá, com tudo pago, viagens e motorista para me levar onde queria, nomeadamente, Gabu e São Domingos.
Ele queria que eu lançasse lá o livro que ando a escrever, ele tem uma livraria também. Mandou-me dezenas de fotos de tudo. Mas já não tenho 'folgo' para isso, embora fosse um dos meus últimos desejos, visitar mais uma vez a Guiné antes de morrer, mas vamos ver.



Um amigo e um abraço,

Virgilio Teixeira