domingo, 13 de maio de 2018

Guiné 61/74 - P18630: XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (26): a oportunidade do limiano Mário Leitão conhecer pessoalmente três nomes míticos da FAP que atuaram no TO da Guiné, em 1972/74: António Martins de Matos, Miguel Pessoa e Giselda Antunes Pessoa












Monte Real > XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 5 de maio de 2018 > A mesa dos "gloriosos malucos das máquinas voadoras"... Miguel Pessoa, António Martins de Matos, Mário Leitão e Giselda Pessoa...E por auqi também passou o paraquedista, do BCP 21 (Angola, 1970(72), Jaime Bonifácio Marques da Silva... Um quinteto de luxo


Fotos (e legendas): © Miguel Pessoa (2018). Todos os direitos reservados [Edição; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Ficámos  a saber que o Mário Leitão está longe de ser um "infilrado" na Tabanca Grande... Ele está de pleno direito na nossa Tabanca Grande: foi furriel miliciano de farmácia, em Luanda, em 1971/74... e tem estado a escrever as biografias de todos os bravos limianos (em nº 52), que morreram, no perído da guerra do ultramar, incluindo no TO da Guiné.

É um camarada generoso, caloroso e afável. Além disso, foi piloto civil, amadpr,  com 300 e tal horas de voo, até ao dia em que teve um acidente e teve de pagar uma pipa de massa por causa dos estragos da máquina.. (Ele um dia pode-nos contar melhor esta história que eu só apanhei por alto) (*)

O Mário Leitão fez questão de conhecer pessoalmente, além do António Martins de Matos, "o casal mais strelado do mundo", o Miguel e a Giselda.

Já aqui lembrámos que o nosso grã-tabanqueiro Mário Leitão, de Ponte de Lima, é hoje farmacêutico reformado, tendo sido por outro lado professor na Escola Superior de Enfermagem de Viana do Castelo. Foi piloto civil, amador  (com 300 e tal horas de voo)... Não sabemos se ainda o é, depois do grave acidente sofrido há uns anos.  Continua a ter uma grande paixão pelos aviões.  E é sobre eles que fala com os seus ocasionais companheiros de mesa, nas fotos que acima reproduzimos,,, (**)

Em Monte Real, teve agora a oportunidade de conhecer ao vivo uma das lídimas represemtantes do corpo de enfermeiras paraquedistas que estiveram em África. Neste caso, uma das mais novas... Leia-se  a dedicatória que escreveu à Giselda no exemplar do livro que lhe ofereceu, "História do Dia do Combatente Limiano":

"Monte Real, 5/maio/2018: À enfª  Giselda Antunes Pessoa, com a grande emoção de conhecer pessoalmente uma enfermeira paraquedista da guerra do ultramar. Com um abraço do Mário Leitão (Fur Mil Farmácia de Luanda,  71/73)".

Ao Miguel ofereceu o livro "Biodiversidade das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos",com as seguintes palavras de dedicatória (incompleta):

Sem comentários: