sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19362: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LVIII: Sala de cinema do Clube do Gabu, Nova Lamego


Foto nº 1 > Nova Lamego > Dezembro de 1967 >  Na sala de cinema local de NL, onde passavam alguns filmes para divertir a malta. Na primeira fila a esposa do nosso médico Tenente Miliciano Cortez.


Foto nº 2 > Nove Lamego > Clube do Gabu > 18 de fevereiro de 1968 > Um grupo de militares e civis na porta do Cinema local, para assistir ao filme que parece chamar-se ‘Papoila … Flor’  [... Ampliando a foto, vê-se que o cartaz, ao fundo, na parede,  anuncia o filme "A Papoila Também É Uma Flor", um filme de Terence Young, de 1966...] (LG)



Foto nº 2a  > Nove Lamego > Clube do Gabu > 18 de fevereiro de 1968 > O filme, em exibição, segundo o cartaz, era "A Papoila também é uma flor", realizado por Terence Young, em 1966 (LG).


Foto nº 4 > Nova Lamego > Cinema  Local > 18 de fevereiro de 1968 > Um grupo maioritariamente de população civil na porta do cinema  para assistir ao filme do dia. 


Foto nº 3  > Nova Lamego > Cinema local > Janeiro de 1968 > Vista do interior da sala de cinema do Gabu, cadeiras de madeira, corridas e numeradas, o camarada ao meu lado não está interessado no filme, antes prefere ficar na fotografia.


Foto nº 5 > Nova Lamego > Cinema local > Fevereiro de 1968 > Interior da sala de cinema, chão de terra batida, pode ver-se pelos sapatos, eu, ao centro, assistindo ao filme do dia, numa sala abafada, quente, sem ar condicionado, nem ventoinhas.


Foto nº 6 > Nova Lamego > Janeiro de 1968 >Cinema local;  foto tirada por mim, só sendo visível – e muito mal – as costas do pessoal, os números das cadeiras, e o ecrã quase não se vê. Mas dá para ver que é apenas um pano de lona talvez, esticado por cordas. 

Guiné > CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > Nova Lamego, cinema local

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alfmil,SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) (*)

[Foto à esquerda , o Virgílio e a esposa Manuela, na Tabanca de Matosinhos, Restaurante Espigueiro (ex-Milho Rei), 5 de setembro de 2018 (Foto: LG, 2018]


CTIG - Guiné 1967/69 - Álbum de Temas:

T062 – A SALA DE CINEMA DE NOVA LAMEGO
INTEGRANDO O COMPLEXO DO CLUBE DO GABU



I - Anotações e Introdução ao tema:

Na sequência de um Poste recente sobre o senhor Manuel Joaquim dos Prazeres  que passava filmes por toda a Guiné, assim aproximando culturas ocidentais e africanas, dando às crianças a conhecer um pouco do outro mundo, e ao mesmo tempo proporcionando às NT e famílias uma boa oportunidade de passar uma – das muitas – noite diferente esquecendo um pouco a nossa terra e os nossos entes queridos.

Diz o outro Poste que este Cinéfilo percorria a Guine toda na sua velha Carrinha Ford como mostra a fotografia do Poste.

Não me lembro de ver esta cena, nem o homem nem o camião Ford, pois ficaria certamente na minha mente e pelo menos uma foto eu lhe tirava, a não ser que lá estivesse numa das minhas ausências de Nova Lamego.

Retirei apressadamente esta meia dúzia de fotos, todas péssimas em geral, mas é o que tenho, estava nos meus princípios de vida, de fotógrafo amador, talvez não tivesse ainda o flash, e depois as piores são aquelas que os outros me tiravam com a minha máquina.

Sem acrescentar muito mais, o Cinema existia, está aí à vista, estava integrado num complexo de lazer, digamos assim, de café, esplanada, bilhares, cinema e muita música e bebida à mistura [, o clube do Gabu]. Um escape naquela terra que não deixo de recordar.

A maioria já tem mais de 50 anos, e pelo menos uma tem 51 anos, uma vida!


II - Legendas das fotos:

F01 – Na sala de cinema local de NL, onde passavam alguns filmes para divertir a malta.

Na primeira fila a esposa do nosso médico Tenente Miliciano Cortez, com várias crianças que deduzo são filhas do Administrador da Circunscrição local. Na segunda fila e da esquerda para a direita, Tenente do SGE, Albertino Godinho, e Alferes milicianos, Carneiro, Teixeira e Mesquita.

Foto captada em Nova Lamego, na sala de cinema local, provavelmente perto do Natal no mês de Dez de 1967.

F02 – Um grupo de militares e civis na porta do Cinema local, para assistir ao filme que parece chamar-se ‘Papoila … Flor’. Estávamos a dar as últimas na despedida daquela terra que ainda hoje me deixa grandes saudades. Passado uma semana já estávamos a caminho, Geba abaixo.

Foto captada em Nova Lamego, junto à sala de cinema local, No Clube do Gabu, em 18 Fevereiro 1968.

F03 – Vista do interior da sala de cinema do Gabu, cadeiras de madeira, corridas e numeradas, o camarada ao meu lado não está interessado no filme, antes prefere focar a Camara, não se vislumbra que filme passava, a foto está muito fraca.

Foto captada em Nova Lamego, dentro da sala de cinema local, No Clube do Gabu, num dia de Janeiro 68.

F04 – Um grupo maioritariamente de população civil na porta do Cinema local, para assistir ao filme do dia.  Estávamos a uma semana de dar as despedidas daquela terra deserta, árida, quente.

Foto captada em Nova Lamego, junto à sala de cinema local, No Clube do Gabu, em 18 Fevereiro 1968.

F05 – Foto dentro do cinema, chão de terra batida, pode ver-se pelos sapatos, assistindo ao filme do dia, numa sala abafada, quente, ser ar condicionado, nem ventoinhas.

Foto muito fraca de origem, e depois muito mal tratada, já com algum bolor.

Foto captada em Nova Lamego, dentro da sala de cinema local, No Clube do Gabu, em Fevereiro 1968.

F06 – Foto tirada por mim, só sendo visível – e muito mal – as costas do pessoal, os números das cadeiras, e o ecrã quase não se vê. Mas dá para ver que é apenas um pano de lona talvez, esticado por cordas. Foto muito fraca mesmo, mas ainda interessante para quem não conhece.

Foto captada em Nova Lamego, dentro da sala de cinema local, No Clube do Gabu, em Janeiro de 1968.


NOTA FINAL DO AUTOR:

# As legendas das fotos em cada um dos Temas dos meus álbuns, não são factos cientificamente históricos, por isso podem conter inexactidões, omissões e erros, até grosseiros. Podem ocorrer datas não coincidentes com cada foto, motivos descritos não exactos, locais indicados diferentes do real, acontecimentos e factos não totalmente certos, e outros lapsos não premeditados. Os relatos estão a ser feitos, 50 anos depois dos acontecimentos, com material esquecido no baú das memórias passadas, e o autor baseia-se essencialmente na sua ainda razoável capacidade de memória, em especial a memória visual, mas também com recurso a outras ajudas como a História da Unidade do seu Batalhão, e demais documentos escritos em seu poder. Estas fotos são legendadas de acordo com aquilo que sei, ou julgo que sei, daquilo que presenciei com os meus olhos, e as minhas opiniões, longe de serem ‘Juízos de Valor’ são o meu olhar sobre os acontecimentos, e a forma peculiar de me exprimir. Nada mais. #

«Propriedade, Autoria, Reserva e Direitos, de Virgílio Teixeira, Ex-alferes Miliciano do SAM – Chefe do Conselho Administrativo do BATCAÇ1933/RI15/Tomar, Guiné 67/69, Nova Lamego, Bissau e São Domingos, de 21SET67 a 04AGO69».

Acabadas de legendar, hoje,

Em, 2018-12-19
Virgílio Teixeira
_______________

7 comentários:

Luís Graça disse...

Notáveis fotos, em termos de interesse documental...Também havia uma cinema em Bafatá, mas até agora não há fotos desse lugar... OBeigado, Virgílio.

Luís Graça disse...

O filme a que te referes só podia ser o "Maria Papoila"!, com 30 anos em cima... Muito popular nos 30/40/50...

Aqui tens uma sinpose:

A história de uma rapariga do campo que encontra em Lisboa o verdadeiro amor

Maria Papoila uma rapariga da província, humilde e de bom coração, vem servir para Lisboa, onde conhece um recruta chamado Eduardo, por quem se apaixona.

Começam a namorar até Maria Papoila descobrir que Eduardo não só não pertence à sua condição social como também namora com uma rapariga da sua classe, Margarida Noronha Baptista.
U
Um dia de manhã, a mãe de Margarida nota que as suas jóias foram roubadas durante a noite, precisamente a noite em que Eduardo foi visto ao redor da casa,depois de acompanhar Margarida em segredo.

Eduardo é preso mas Margarida, para salvar a sua honra, nega o incidente.

Quando nada parece salvar Eduardo da prisão, Maria Papoila descobre o verdadeiro ladrão, Carlos, filho da sua patroa, e apresenta-se em Tribunal, dizendo, para o salvar, que passara a noite com o arguido.

Eduardo é libertado e Maria Papoila, magoada, decide voltar para a sua terra. Mas asim que sobe para o comoboio...uma supresa a aguarda---


http://www.rtp.pt/programa/tv/p15066

Valdemar Silva disse...

Virgílio.
Neste Cinema, no meu tempo 1969/70, havia nos lugares da frente (a Geral mais barato) bancos corridos sem numeração e os espectadores podiam levar bancos de casa e também era o local de engate de bajudas e não tão bajudas.
Julgo que os filmes eram do Sr. Manuel Joaquim e havia vários preços de bilhetes para civis e para militares conforme a sua patente.

Bom Ano e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Luís Graça disse...

Virgílio, ampliando a foto nº 2 vejo que o cartaz anuncia o filme "A Papoila Também é um Flor", filme de 1966, realizado por Terence Young... Em inglês, "The Poppy is Also a Flower", um thriller, um filme que faz a apologia do combate contra a droga, com um elenco de luxo: Yul Brynner, Omar Sharif, Eli Wallach, Angie Dickinson, Senta Berger, Stephen Boyd, Trevor Howard, Rita Hayworth, Marcello Mastroianni e a Grace Kelly (princesa do Mónaco) como narradadora...

https://en.wikipedia.org/wiki/The_Poppy_Is_Also_a_Flower

Esquece a "Maria Papoila"...

Anónimo disse...

Luís, se o nome é esse, e julgo que não há duvidas, vi a Papoila não só no Gabu mas depois mais tarde. Conheço bem todos os actores são da minha geração de cinéfilo. Grandes épocas aquelas, hoje conheço muito mal a maioria dos filmes e actores, não alinho em muitos filmes e actores, outros tempos, mas vejo sempre um bom filme de guerra e acção na TV, sentado no sofá.
De qualquer forma lá - em NL - em 1968 não andávamos muito atrasados, um filme apenas com um ano e já passava nos confins do cu de judas, é obra, e se for obra do Sr. Manuel Joaquim, bem haja esse homem.
Nunca tinha reparado no cartaz, e podia aumentar e chegar talvez ao nome, mas temos aqui um expert em descobrir coisas do diabo....

Ab, Virgilio Teixeira

Anónimo disse...

Sobre as fotos e o seu interesse documental, fico contente por contribuir para isso. Pena é que, primeiro eu era um aprendiz de fotografo, depois algumas era eu que focava a máquina e outro camarada tirava a foto, e também a minha cabeça muitas vezes, depois a falta do flash, depois lembro-me que este rolo foi revelado em papel fraco, e ainda não tinha vindo embora e as fotos estavam amarelecidas, depois zanguei-me lá com o Alferes que estava em Bissau a revelar e passaram a vir em papel melhor.
Mas o pior de tudo foi o abandono de 50 anos deste imenso espolio fotográfico, foram encaixotadas aos maços, dentro duma saca plástica e metidas em caixas de cartão, abandonadas e mal tratadas, e a humidade deste anos todos, as mudanças de casa, e tanta coisa mal feita, deu nisto. Estas fotos e outras estavam agora já depois de digitalizadas, num tema de 'fotos improváveis' pois nunca me passou mandar postar, foi por causa do tema do Sr. Manuel Joaquim.
Ainda bem que servem, pois só vi esta sala e depois umas vezes no UDIB em Bissau.
E outros nunca viram sala nenhuma.
Virgilio Teixeira

Anónimo disse...

Valdemar, obrigado por estares sempre atento às minhas publicações e aos comentários em especial as de Nova Lamego. Tenho vários postes preparadas sobre o Gabu, por temas e meia dúzia de fotos cada, mas vou enviando ao Luis à medida que são editadas as que lá estão. Por mim tenho aqui material para durar. Não creio que sejam todas interessantes, mas é aquilo que fui captando.
Sobre a sala de cinema, e por falares nisso, tenho uma vaga ideia de haver bancos corridos e cadeiras, mas pelas fotos vejo que não condiz muito, a foto nº 1 penso que é da primeira fila, ou não.
Não sei dos preços que eram praticados, muito menos que havia segregação racial, feita através do preço do bilhete e lugar na sala. Escapou-me estes pormenores, mas só lá estive 5 meses, não deu para muito.
Gostava ainda de saber o nome do homem que explorava aquele clube, e que tenho noutro poste a foto dele. Era cabo-verdiano, não parecia mau homem, e servia lá no café umas coisas que não havia noutro sitio.
Bom Domingo.
Ab, Virgilio Teixeira