quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19355: Estou vivo, camaradas, e desejo-vos festas felizes de Natal e Ano Novo (14): João Crisóstomo (e Vilma), em Nova Iorque, a pensar nas crianças abandonadas de Liquiçá, Timor Leste





Cópia da carta do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, de 5 de dezembro último. Cortesia de João Crisóstomo (2018)



1. Mensagem de João Crisóstomo, nosso camarada da diáspora (EUA, Nova Iorque), ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), casado com a Vilma, e destacado ativista social:


´Data: sábado, 29/12/2018, 19:10 )



Assunto - From New YoirCaríssimo Luís Graça


Embora um pouco atrasado, mas ainda a tempo pois a época festiva ainda está bem viva, os meus melhores votos de continuação de Boas Festas e que 2019 seja um ano tão bom como possas desejar.
Permite-me assinalar que este é não só para ti, mas extensivo aos teus queridos e ainda para os nossos comuns amigos camaradas da Guiné, Tabanca grande, antigos seminaristas e outros comuns amigos que eventualmente venham a receber este E mail.

Sugeriste-me há dias que te desse notícias recentes, nomeadamente duma carta de que falei e que recebi recentemente do Vaticano.

Razões de ordem pessoal ( inclusive de saúde um outro pequeno-- mas chato-- problema de “tendão” que me inibe em muita coisa ) acarretaram uma diminuição de energia e consequente menos actividade. "É a idade”… razão ou desculpa a que nos agarramos quando queremos desculpas para coisas que não têm desculpa possível.

Tento compensar esta indesculpável preguicite aguda mental com outras actividades mentalmente menos “taxativas” como sejam ajudar como voluntário a manter os parques e ruas da minha vizinhança limpas, já que —pelo menos assim explicam— “orçamentos" e número de pessoal disponível não permitem melhor...

Em 2020 espero poder organizar uma lembrança especial sobre o dia 17 de Junho ( 80º aniversário do "Dia da Consciência", projecto que lancei em 2004). Há dias recebi uma segunda carta do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, que me chamou ao Vaticano no ano passado como te deves lembrar, onde afirma ter participado neste dia 17 de Junho este ano como eu lhe tinha pedido. 

Sua Eminencia encoraja-me ( junto a carta em anexo) a continuar os meus esforços em Timor Leste ( assunto primeiro que me levou ao Vaticano); mas com o mundo todo confuso, onde palavras promessas e compromissos são “esquecidos” como se nunca tivessem sido feitos… nem sei o que dizer …

Eu não alinho nem assino pelo "conselho/solução" de muita gente que se limitam a aconselhar e a rezar, esperando pela "obras e graças do Espirito Santo"… os bons desejos, por si mesmos sós, não chegam: não tiram as crianças esquecidas de Timor Leste da extrema pobreza, nem levam ajuda nem educação a ninguém. Não fora o altruísmo e a generosidade do Rui Chamusco, que eu e alguns poucos outros também apoiamos na medida das nossas possibilidades, até os alunos da escola S. Francisco de Assis que com tanto esforço construimos no ano passado estariam já de novo abandonados.

As expectativas eram promissoras, mas na maioria dos casos as palavras encorajadoras foram só isso mesmo e as “promessas" ficaram por serem apenas promessas também.

Apesar de ter encontrado fechadas a maioria das portas que me diziam estarem abertas, continuo explorando maneiras de dar maior apoio. Oxalá em 2019 tenha mais sucessos e menos desilusões.

Se entre os que lerem este E mail houver alguém com coração grande para dar uma ajuda, grande ou pequena, para que pelo menos os 56 alunos da escola S. Francisco de Assis possam continuar a receber alguma educação e ajuda, eu sugiro contactem o Rui Chamusco 
ruimfchamusco@gmail.com / telefone: 351 96 650 9086 ).

Se alguém quiser ligar para mim será satisfação grande [ o meu tel é… ( USA) 1 917 257 1501]; por favor nada de “facebook” que eu não uso. Ou se quiserem podem usar a conta “Paypal” criada exclusivamente para este fim: E aqui está a informação que sobre esta o Rui Chamusco me deu num E mail de 29 de Setembro:

Já criei a conta Paypal, em nome da Associação de Amigos Solidários com Timor Leste. Deixo de novo o IBAN que corresponde à conta da Astil

IBAN
PT50 0035 0702 00029761730 84
BIC SWIFTCGDIPTPL

A Vilma junta-se a mim para enviar a todos um grande abraço e os melhores votos para 2019
João e Vilma

____________

Nota do editor:

ÚLtimo poste da série > 31 de dezembro de  2018 > á,Renato Monteiro, fotógrafo, ex-fur mil, CART 2439 / CART 11 (Nova Lamego e Piche) e CART 2520 (Xime e Enxalé, 1969/70)

Sem comentários: