segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Guiné 61/74 - P19329: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LVII: Festas de Natal e Ano, Nova Lamego 67, São Domingos 68


Foto nº 1 > Jantar e Ceia de Natal de 1967, na messe de oficiais em Nova Lamego.


Foto nº 2 > Continuação do Jantar e Ceia de Natal de 67, na messe de oficiais em Nova Lamego. Ao fundo, no topo da mesa, o Virgílio Teixeira.


Foto nº 3 > Dezembro de 1967 >  "Feliz Natal: Noite de Natal, Noite Fria, tão gelada / Tocam os sinos / É noite de Consoada... Guiné 67". Desenho e texto do furriel miliciano Rocha, o "Algarvio",


Foto nº 4 > Kantar de fim de ano na messe de oficiais,  o Comandante à civil, a brindar a todos. Os protagonistas são os mesmos, vê-se de óculos, o alferes comandante do Pelotão de A.M. Daimler 1143. Foi a última fotografia que tenho do nosso Comandante.


Foto nº 5 > – O mesmo jantar, agora a foto tirada do outro extremo da mesa, já apareço eu, e em grande destaque o nosso Major Henriques, aquele que me queria fazer a vida negra e nunca o conseguiu.



Foto nº 11 > Jantar e Ceia de Natal de 1968, na messe de oficiais em São Domingos.


F12 – Outra visão da mesa de jantar de Natal de 1968, com os outros protagonistas.


Foto nº 13  > – Noite de Natal de 1968, junto dos nossos militares na sua caserna, com uns copos à mistura.


Foto nº 14  > Almoço do dia de Natal de 1968, juntamente com todo o pessoal de todas as companhias e pelotões independentes


Foto nº 15 >  Messe de sargentos da CCS, esperando a hora do jantar de fim de ano de 1968.


F16 – Espectáculo programado para o dia de Novo Ano de 1969, com todos os militares a participar na festa. Brancos, negros e população civil, todos foram convidados.


Foto nº 17 > Outro lado do mesmo espectáculo, com outros protagonistas, pode ver-se o Capitão Cardoso, o novo comandante da CCS, o Major Correia ao lado da esposa do Médico, e o sempre omnipresente Capitão Martins, com o seu pingalim!

Guiné > CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) >  Natal e Ano Novo

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil,SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) (*)

[Foto à esquerda, o Virgílio e a esposa Manuela, na Tabanca de Matosinhos, Restaurante Espigueiro (ex-Milho Rei), 5 de setembro de 2018 (Foto: LG).


T089 – FESTAS DE NATAL E ANO NOVO
NOVA LAMEGO 67
SÃO DOMINGOS 68

I - Anotações e Introdução ao tema:

Aproveito esta época para além de desejar os melhores êxitos e muita saúde a todos, apresentar mais algumas fotos que seleccionei de uma centena delas, e que são alusivas às festas de Natal e Ano Novo dos anos de 1968 (50 anos) e de 1967 (51 anos).

Foram estes dois anos festivos que passei no CTIG, o primeiro ano de 1967 em terras do Gabu – Nova Lamego – e no segundo ano mais para o extremo ocidental da Guiné na povoação e circunscrição de São Domingos.

Como é natural, no primeiro ano de 67 fizemos o jantar de ‘Ceia de Natal’ na messe de oficiais, e seguidamente confraternizei com os camaradas da messe de sargentos, e muito em particular com o pessoal da pesada, os soldados e cabos. Eu fiz isso, os outros não sabemos. Neste ano tudo foi presidido pelo nosso Comandante de Batalhão – Tenente Coronel Armando Vasco de Campos Saraiva, pessoa de uma rara delicadeza e personalidade.

No segundo ano de 68, já assim não aconteceu, o trágico desfecho de uma mina A/P em 20 de Novembro de 68, levou-o definitivamente para a Metrópole, onde após operações sucessivas, conseguiu sobreviver e se encontrou passados mais de 15 anos com os seus militares num almoço realizado em Tomar.

Neste ano presidiu às festas e cerimónias, o nosso 2º Comandante, provisoriamente na função de 1º Comandante, o Major Américo Correia..

Em ambos os anos, houve sempre a Seia de Natal, o Almoço de Natal, o Jantar de Fim do Ano, e o primeiro almoço do dia 1 de Janeiro. Com animação, dentro das possibilidades que a situação o permitia.

II – As Legendas das fotos:

F01 – Jantar e Ceia de Natal de 1967, na messe de oficiais em Nova Lamego – Gabu.

Pode ver-se no topo da mesa o nosso saudoso comandante, fardado, ladeado, como ele gostava, de duas senhoras, a mulher do Tenente Médico Cortez, e da mulher do Alferes Figueiredo, recrutado na Guiné, onde vivia. Perto dele, os dois Majores, Américo Correia e Graciano Henriques, bem como o médico.

Podem ver-se os Capitães – comandante da CCS – Capitão Figueiral, o oficial de informações – Capitão Martins, o oficial de pessoal e reabastecimentos, e outro que não conheci muito bem.

No outro topo da mesa, está o pessoal menor, os alferes milicianos.

Foto captada em Nova Lamego, na noite de 24 de Dezembro de 1967

F02 – Continuação do Jantar e Ceia de Natal de 67, na messe de oficiais em Nova Lamego.

O autor, eu, estou no topo, numa das raras vezes com um blusão, sinal que devia estar mais fresco, era Dezembro. Ao lado outro alferes de blusão, julgo que pertencia aos quadros da aviação, pois tínhamos ali estacionado vários meios aéreos permanentes.

Ao lado esquerdo o Tenente SGE Albertino Godinho, a seguir o alferes Azevedo ‘ O Morteiros’ o a alferes Carvalheira do Serviço da ‘Ferrugem’, o alferes Carneiro, Tesoureiro.

Não consigo identificar mais, além dos nossos ‘gourmet’ os soldados condutores.

Foto captada em Nova Lamego, na noite de 24 de Dezembro de 1967

F03 – Cartaz com uma mensagem de Natal, obra produzida e realizada pelo Furriel Miliciano Rocha. ‘O Algarvio’ . 

O Rocha fez várias de outros formatos, ele desenhava, escrevia o poema, depois arranjava os cenários. Da minha parte fiz pelo menos uma centena de fotos destas, e de outros formatos, mudava apenas o personagem o resto era igual. Depois cada um mandou para as suas famílias um postal ilustrado. Coloquei esta, mas há muitas mais. O fotógrafo era eu.

Foto captada em Nova Lamego, provavelmente na primeira ou segunda semana do Dezembro 67,

F04 – Jantar de fim de ano na messe de oficiais o comandante à civil, a brindar a todos. 

Os protagonistas são os mesmos, vê-se de óculos, o alferes comandante do Pelotão de A.M. Daimler 1143.

Foi a última fotografia que tenho do nosso Comandante. Foto captada em Nova Lamego, na noite de 31 de Dezembro de 1967

F05 – O mesmo jantar, agora a foto tirada do outro extremo da mesa, já apareço eu, e em grande destaque o nosso Major Henriques, aquele que me queria fazer a vida negra e nunca o conseguiu.
Foto captada em Nova Lamego, na noite de 31 de Dezembro de 1967

F11 – Jantar e Ceia de Natal de 1968, na messe de oficiais em São Domingos.

Os protagonistas mudaram, face à evacuação do nosso Comandante, em 20NOV68.

O Major Américo Correia preside às cerimónias, curiosamente quase nunca vi o nosso Major Correia vestido à civil, estava sempre fardado. Ao lado o Major Henriques que quase nunca andava fardado, fora de horas, sempre à civil! Agora numa função de 2º comandante.

Vê-se a mulher do Capitão Cortez, Médico, e de costas uma jovem menina em Lua-de-mel, esposa do novo comandante de Companhia da CCS – Capitão Cardoso, visto o nosso anterior ser chamado a altas funções no QG. Em pé o nosso Cabo Pita, auxiliar de mesa, condutor e impedido do Major Henriques.

Foto captada em São Domingos, na noite de 24 de Dezembro de 1968

F12 – Outra visão da mesa de jantar de Natal, com os outros protagonistas. Vê-se agora o novo casal, o novo Capitão da CCS, e a sua esposa, jovem e bonita.

Do lado esquerdo junto à parede o nosso Capitão Martins, do Serviço de Informações! Diz-se que era o torcionário dos turras capturados. Esteve no último encontro em Viseu, 2017, nos anos em que fizemos 50 anos de partida. É General reformado.

Foto captada em São Domingos, na noite de 24 de Dezembro de 1968

F13 – Noite de Natal de 1968, junto dos nossos militares na sua caserna, com uns copos à mistura.

Vê-se uma imagem de uma Nossa Senhora!

Foto captada em São Domingos, na noite de 24 de Dezembro de 1968, no refeitório das praças, conforme está escrito naquele tempo na fotografia.

F14 – Almoço do dia de Natal de 1968, juntamente com todo o pessoal de todas as companhias e pelotões independentes.

Pode ver-se entre outros, o alferes Gatinho e alferes Almodôvar, o Capitão Martins, e ao lado o nosso 1º sargente Carvalho da CCS.

Foto captada em São Domingos, no dia 25 de Dezembro de 1968, num espaço previamente arranjado para o efeito.

F15 – Messe de sargentos da CCS, esperando a hora do jantar de fim de ano de 1968.

Pode ver-se o Vagomestre Furriel Paiva Matos, e outros furriéis.

Foto captada em São Domingos, no dia 31 de Dezembro de 1968, na messe de Sargentos do Batalhão.

F16 – Espectáculo programado para o dia de Novo Ano de 1969, com todos os militares a participar na festa. Brancos, negros e população civil, todos foram convidados.

Foto captada em São Domingos, no dia 01 de Janeiro de 1969, na sombra dos grandes e pequenos mangueirais.

F17 – Outro lado do mesmo espectáculo, com outros protagonistas, pode ver-se o Capitão Cardoso, o novo comandante da CCS, o Major Correia ao lado da esposa do Médico, e o sempre omnipresente Capitão Martins, com o seu pingalim! E curiosamente está como Oficial de Dia! Não me calhou a mim.

Foto captada em São Domingos, no dia 01 de Janeiro de 1969, na sombra dos grandes e pequenos mangueirais. Julgo que se trata de um lugar perto da Oficina da Ferrugem, ou cemitério de viaturas.

NOTA FINAL DO AUTOR:

# As legendas das fotos em cada um dos Temas dos meus álbuns, não são factos cientificamente históricos, por isso podem conter inexactidões, omissões e erros, até grosseiros. Podem ocorrer datas não coincidentes com cada foto, motivos descritos não exactos, locais indicados diferentes do real, acontecimentos e factos não totalmente certos, e outros lapsos não premeditados. Os relatos estão a ser feitos, 50 anos depois dos acontecimentos, com material esquecido no baú das memórias passadas, e o autor baseia-se essencialmente na sua ainda razoável capacidade de memória, em especial a memória visual, mas também com recurso a outras ajudas como a História da Unidade do seu Batalhão, e demais documentos escritos em seu poder. Estas fotos são legendadas de acordo com aquilo que sei, ou julgo que sei, daquilo que presenciei com os meus olhos, e as minhas opiniões, longe de serem ‘Juízos de Valor’ são o meu olhar sobre os acontecimentos, e a forma peculiar de me exprimir.#

«Propriedade, Autoria, Reserva e Direitos, de Virgílio Teixeira, Ex-alferes Miliciano do SAM – Chefe do Conselho Administrativo do BATCAÇ1933/RI15/Tomar, Guiné 67/69, Nova Lamego, Bissau e São Domingos, de 21SET67 a 04AGO69».

Acabada de legendar hoje,

Em, 2018-12-14

Virgílio Teixeira
_______________

Nota do editor:

(*) Último poste da série  > 15 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19293: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LVI: E tudo o vento levou... O furacão de 20 de agosto de 1968, em São Domingos

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Luís por não esqueceres este Poste que representa parte importante da minha vida destas épocas festivas.
A propósito dos versos do cartaz, e face a este acontecimento inédito esta manhã, que até nem está fria, vou tentar adaptar aquela quadra a esta inesperada coisa.
Vamos ver:

"Manhã fria/ Acalentada / Abro o chuveiro / A água gelada / Neste dia da Consoada!"

Que chatice...

Para todos, os nossos camaradas de armas e suas famílias, um Bom Natal, por acaso para mim é mais ou menos um dia como outro, mas com mais trabalho e despesa.

As minhas criancinhas já não acreditam no Pai Natal, nem no nosso antigo 'Menino Jesus'.

Saúde é o que todos precisamos, por mais uns bons aninhos não faziam mal a ninguém.


Assim lembrei-me do José Saúde, do seu conto do Marcelino da Mata, a não perder neste Poste que saiu hoje. Resultado da maldade humana e inveja.

Virgilio Teixeira



Abel Santos disse...

Muito boa tarde camarada Virgílio, acabo de ver e ler o teu poste/19329 sobre o Natal (2) por ti vividos na Guiné, leitura que gostei, por tal os meus parabéns.

A questão que coloco é a seguinte: Na foto 5 lado direito a segunda pessoa de óculos escuros, não será o capitão Álvaro Cohen da minha CART 1742, ao tempo colocada no chamado quartel de baixo? gostava que me confirmasses.

Desejo um Bom Natal para ti e família.

Abel Santos.

Anónimo disse...

Boas Abel Santos,

Obrigado pelos comentários.
Este Capitão, ao lado do Major Graciano Henriques, Oficial de Operações, aparece várias vezes em fotos minhas, na messe de oficiais.
Já tinha escrito até noutro sitio, que não sabia o nome deste Capitão, nem a sua missão, apesar de termos conversado nos jantares ou bar da messe de oficiais.
Como não pertenceu ao quadro orgânico do meu Batalhão, pois esses conheço bem a todos, com grane possibilidade de certeza deverá ser o Capitão da 1742!
Eu não sendo da malta operacional, não conheci bem não só o comandante da companhia como outros, alferes, furriéis, praças, mas eles andavam por lá. O Quartel de baixo como lhe chamavam, ficava fora das minhas visitas e fotos diárias, por isso a minha incerteza, mas pela companhia ao lado dele, deve ser o capitão Álvaro Cohen. Vou ver na História da Unidade se há alguma referencia a ele.
Por outro lado conheço bem, porque foram 18 meses, o Capitão Serrão da CART1744, que provavelmente deve ser do mesmo Batalhão, certo?
Com esses convivi muito, pois estávamos confinados a um pequeno espaço de terreno, e todos tinham de se conhecer.

Espero ter ajudado, é para isso que queria ver publicadas as minhas mais de 1000 fotos, mas não depende de mim.

Obrigado pelo interesse, e aqui vai um Alfabravo, do camarada e compatriota do Gabu,
Virgilio Teixeira

E, Boas festas de Natal e Ano Novo.


Anónimo disse...

Amigo e camarada de armas.
Adorei a tua foto 13.
Finalmente estou numa foto da companhia.
Sou o militar que está no canto inferior esquerdo, agachado, e com um sorriso cheio de sol.
Tenho acompanhado o teu esforço no reviver da memória, agradeço-te do fundo do meu coração os belos momentos que me tens proporcionado.
Ainda tens uma bela memória.
Recordo que estavas sempre perto dos militares menos graduados e que te estimavam de forma especial.Um abraço companheiro.
A minha especialidade era rádio-telefonista, desempenhava funções de operador de mensagens.
vitor manuel de oliveira e silva, natural de lisboa.