quarta-feira, 19 de junho de 2019

Guiné 61/74 - P19902: Facebook...ando (51): Altamiro Claro, ex-alf mil op esp, da CCAÇ 3548 / BCAÇ 3884 (Geba, 1972/74), atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços







Fotos do álbum de Altamiro [da Ressurreição] Claro, disponíveis na sua página do Facebook (com a devida vénia...)

Fotos: © Altamiro Claro (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Altamiro Claro: é natural de Valpaços, vive em Chaves, onde foi presidente da respetiva Câmara Municipal. Atualmente é provedor da Santa Casa da Misericórida da sua terra, desde 2012, uma das maiores IPSS - Instituições Privadas de Solidariedade Social, do país,

Tem apenas 4 referências no nosso blogue. Foi alf mil op especiais, da CCAÇ 3548 / BCAÇ 3884 , "Os Panteras" (Geba, 1972/74). Entrou para a nossa tertúlia em 22 de maio de 2007. E é o único representante da sua companhia na nossa Tabanca Grande.

Na altura, escrveu-nos o seguinte:

(...) Caro Camarada:

Só agora tomei conhecimento do teu blogue, que desde logo despertou em mim um enorme entusiasmo.

Chamo-me Altamiro R. Claro e também eu estive na Guiné entre 1972/74, mais concretamente em Geba, como Alferes Miliciano de Operações Especiais, pertencendo à CCAÇ 3548, do BCAÇ 3884 (2).

Chamou-me especial atenção no teu blogue anterior (Abril 2005 / Maio 2006 ) as crónicas do A. Marques Lopes sobre a CART 1690 que também esteve em Geba e em especial "Guiné 69/71 - XLVI : Em memória dos Bravos de Geba..." (...) , onde nos fala dos mortos e desaparecidos da sua companhia e do monumento que então erigiram na sede de companhia.

Pois bem, no ano de 2001, quando eu exercia as funções de Presidente da Câmara de Chaves, fiz uma geminação entre Chaves e Bafatá e desloquei-me à Guiné, tendo visitado Geba, Sare Banda e Cantacunda, lugares referenciados pelo Marques Lopes.

Envio duas fotos tiradas, uma em Geba junto aos destroços do dito monumento e outra em Sare Banda.


Voltarei a contactar-vos. (...)



Guiné-Bissau  > Região de Bafatá > Geba > 2001 > O na altura presidente da Câmara Municipal de Chaves,  ex-alf mil op esp Altamiro Claro, da CCAÇ 3548 / BCAÇ 3884 (Geba, 1972/74).  junto aos restos do monumento erigido em Geba aos mortos e desaparecidos da CART 1690, a que pertenceu, em 1967, o nosso camarada A. Marques Lopes.

Foto (e legenda): © Altamiro Claro (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Na altura demos-lhe as boas vindas nestes ter,mos:

Camarada Altamiro: És bem vindo. Fazendo jus à vossa proverbial hospitalidade transmontana, direi apenas: Obrigado, amigo, entra, a tabanca é grande e é toda tua. 

Faltavam-nos algumas fotos do tempo de Guiné, que fomos agora recuperar à sua página do Facebook, Desejamos-lhe saúde, longa vida e boa sorte na concretização dos projetos que ele e a sua equipa têm para a Santa Casa da Misericórida de Valpaços e o Hospital de Valpaços (, o maior hospital de miserircórdia, do interior Norte, a abrir em breve; a misericórdia, tem mais de 200 funcionários e 800 utentes.).

Cito um excerto de entrevista recente que o rpovedor deu, há pouco tempo, em 18/9/2018, ao jornal "A Voz de Chaves":

(...) "Orgulhamo-nos de sermos considerados uma instituição de referência, não só a nível regional, mas também a nível nacional. É uma Misericórdia já anteriormente gerida com equilíbrio, mas que ao longo dos últimos anos deu um grande salto quantitativo e qualitativo. Tem sido um trabalho motivador e reconfortante, este, de servir as populações mais fragilizadas e carenciadas do concelho e da região." (...)

É bom ver os camaradas da Guiné  ativos, produtivos, solidários e saudáveis. Parabéns, Altamiro! (**)

2 comentários:

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

O Altamiro Claro fazia parte de uma famosa e mitica equipa de futebol da companhia sediada em Geba, mas com destacamentos em Banjara, Sare-Banda e Cantacunda. Esta ultima localidade distava cerca de 10/15 km de Fajonquito, facto que facilitava a deslocaçao e as partidas de futebol em Fajonquito onde estava uma outra companhia do mesmo batalhao (CCAC 3549), nao sem alguns riscos, devido a proximidade com o Oio e os seus perigos.

Em tempos, falei da qualidade excepcional destes rapazes que chegavam num Unimog ja prontos para o jogo e repartiam ao escurecer depois da partida, com as crianças a correr atras do veiculo militar que se perdia na escuridao da noite rumo a Cantacunda, penso eu, porque seria impensavel que fosse Geba, devido a distancia.

Ainda hoje me lembro dessas interessantes e renhidas partidas entre jovens militares no auge da juventude que nos proporcionavam inesqueciveis cenas de expectaculo desportivo que nunca mais voltei a ver.

Em 1973 ou 74 organizaram dois torneios de futebol onze e futsal inter-companhias em Bafata. Os Panteras de Geba levaram a taça do torneio de futsal enquanto os Repteis de Contuboel (CCAC 3547) venciam o torneio de futebol onze no estadio da Rocha. Tempos memoraveis. Ja tive a oportunidade de falar via facebook com o Altamiro e o Manuel Pereira que era dos Repteis de Contuboel e ex-Alferes e recordamos daqueles tempos.

Desejo ao Altamiro boa saude e sucessos nas suas nobres funçoes de Provedor da Santa Casa de Misericordia da sua terra natal.

com um abraço amigo,

Chapouto disse...

Caro companheiro e conterrâneo sempre que alguém fala de Geba ponho-me em bicos de pés para ouvir os relatos dos lugares desse sector onde passei maus momentos em especial Banjara como vez também estive no sector de Geba em 65/67 a caserna em Geba foi construída pela minha companhia anteriormente era no celeiro de mancarra ao fundo da rua a igreja foi restaurada também pela minha companhia, pois eu disse conterrâneo pois sou de Quintela do teu concelho.
Caso estejas interessado em rever aqueles tempos na minha página na internette o cantinho do Fernando
Um forte abraço
Fernando Chapouto
Ex Fur. Milic. O.E Ranger Comp Caç. 1426 Guiné 65/67