domingo, 16 de junho de 2019

Guiné 61/74 - P19893: Agenda cultural (689): Lançamento do livro de Mário Leitão, "Heróis Limianos da Guerra do Ultramar", Museu da Farmácia, Lisboa, dia 17 de junho, às 18h30



COMUNICADO DE IMPRENSA


Lisboa, 7 de Junho de 2019

17 de Junho | 18h30 | Museu da Farmácia*
Mário Leitão, Ponte de Lima


Guerra do Ultramar: Memória e actualidade no Museu da Farmácia

Livro “Heróis Limianos da Guerra do Ultramar”, de Mário Leitão, lançado em Lisboa.

O livro “Heróis Limianos da Guerra do Ultramar”, de Mário Leitão, vai ser apresentado publicamente a 17 de Junho, no Museu da Farmácia, em Lisboa. A obra, resultado de um trabalho de investigação inédito em Portugal, reúne as biografias dos 53 soldados de Ponte de Lima,  mortos na Guerra Colonial.

A cerimónia de apresentação será presidida pelo Tenente-General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, que vai relatar as questões sociais, económicas e emocionais que ainda perturbam o espírito dos antigos Combatentes e respectivas famílias.

O Coronel da GNR Luís Gonzaga Coutinho de Almeida fará a apresentação da obra e do autor.

António Mário Lopes Leitão, farmacêutico e professor reformado, foi furriel miliciano na Farmácia Militar de Luanda, entre 1971 e 1973. Esta é a sua terceira obra, que materializa «as vicissitudes que estão subjacentes a esta saga da conservação das Memórias dos Combatentes Limianos».

O Museu da Farmácia promoverá uma visita comentada pelo seu director, João Neto, às peças da sua exposição permanente que recordam a luta contra a morte e a doença dos soldados da Guerra Colonial.

* R. Marechal Saldanha, 1

Entrada livre

Informações: cultura@anf.pt
Aceda aqui ao evento no Facebook

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Meu caro Mário, desejo-te uma boa sessão e uma ótima estadia em Lisboa, a "minha tabanca grande"... Como te disse, estou no Norte, na Tabanca de Candoz... 4ª feira tenho o casamento do meu sobrinho, médico... Vai ser um São João do caraças!...A noiva também é médica... São um par amnroso... Já lhes fiz cinquentas quadras populares para pôr nos manjericos... A festa vai ser numa quinta em Vila Nova de Gaia...

Ainda quero este ano passar pela tua tabanca de Ponte de Lima!... Um alfabravo, Luís

Anónimo disse...

Bravo António Mário, por seres o primeiro autor deste País a contar a história do heróis da nossa terra que perderam a vida na guerra do ultramar. és o autor de uma obra inédita em Portugal e eu sei os anos que perdeste na investigação desta história que relata como perderam a vida estes jovens da nossa terra, tenho o livro e por diversas vezes me emocionei ao ler o seu contéudo.
Grande abraço.
Júlio Vilar Pereira Pinto