terça-feira, 20 de novembro de 2018

Guiné 61/74 - P19210: Facebok...ando (50): J.Casimiro Carvalho, o herói de Gadamael, e hoje régulo da Tabanca da Maia, nosso grã-tabanqueiro da primeira hora, presta homenagem aos "strelados" António Martins de Matos, Miguel Pessoa e Giselda Pessoa




Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte real > 8 de junho de 2013 > VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Almoço convívio > Dois heróis de 1973, batendo a pala um ao outro: o antigo ten pilav António Martins Matos (hoje ten gen pilav ref; era o asa do Miguel Pessoa, quando este foi abatido por um Strela sob os céus de Guileje, em 25/3/1973) e o ex-fur mil op esp J. Casimiro Carvalho, o "grande pirata de Guileje" que merecia uma cruz de guerra em Gadamael (dois meses a seguir)...

Foto: © Miguel Pessoa (2013). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Alfagride, Amadora > Estado Maior da Força Aérea > 13 de novembro de 2018 > O Miguel e a Giselda Pessoa, na assistência, no autório gen Lemos Ferreira, na sessão de de lançamento do livro do António Martins de Matos "Voando sobre um ninho de Strelas" (Lisboa: BooksFactory, 2018, 375 pp.)


Foto (e legenda): © Luís Graça (2018). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. O J. Casimiro Carvalho, nosso grã-tabanquerio da primeira hora, herói (esquecido) de Gadamael, hoje régulo da Tabanca da Maia, partilhou, na página do seu Facebook e do Facebook da Tabanca Grande, um comentário, seu, já antigo, de 15 de novembro de 2012, que, no nosso entender, merece as honras de um poste, na montra do nosso blogue (*)... 


O pretexto, agora, foi a sessão de lançamento do livro do António Martins de Matos, "Voando sob um ninho de Strelas", lançado no dia 13 do corrente  no Estado Maior da Força Aérea,em Alfragide, sessão em que esteve também presente os nossos queridos camaradas Miguel e Giselda Pessoa (*)...  O comentário, já antigo, é também uma homenagem ao povo da Guiné e à nossa capacidade de, tendo feito a guerra, termos conseguido também fazer as pazes, connosco e com os outros que lutaram do outro lado.

Grande Timoneiro Luis Graça :

Tenho cometido o erro de, pelas facilidade de postagem, ter aderido em força ao Facebook, relegando para segundo  plano, este Blogue, famoso e de qualidade.

Sinto que tenho que fazer uma mea culpa e penitenciar-me.

Acerca do assunto em questão, e porque não me sinto letrado o suficiente, para rebater, opiniões de outros Blogs, gostava só de salientar que,  aquando da minha visita aquele País, onde fiz uma comissão entre 1972 e 1974, pelas vivências que são conhecidas e notórias,nem tudo foi mau,antes pelo contrário, percorri aquele território, durante dez dias, e não estive só em Bissau, mas sim,quase sempre a percorrer o interior.

Tenho as minhas "mazelas", como muitos, e poderia até ter um certo retraimento em relação a alguns Guineenses que poderia encontrar e que me lembrassem o período, nefasto, da guerra no sul, e do susto em Paúnca.  Mas não...não aconteceu, antes pelo contrário, senti por aquele povo uma empatia tal que falávamos em "Turras" e "Tugas", e num desses dislates, conheci um oficial fardado (!?) que,  após uma troca de cumprimentos e palavras soltas, vim a saber que foi comandante da patrulha (emboscada) que matou 4 homens ao meu lado em 4 de Junho de 1973.

Ofereci lhe uma prenda (uma camisola original do FCP) que ele vestiu ali mesmo.

Em quase todo o interior senti uma afabilidade da parte da população, em relação aos ex-colonialistas, que nós representávamos, que fiquei boquiaberto,chegando alguns a pedir para voltarmos, pois tinham melhor qualidade de vida do que agora.

Como é possível não gostar desse povo, porque é que há tantos ex-combatentes a ir, a suas expensas, visitar a Guiné ?

A Paz (ou a falta dela) tem que ser conquistada por esse povo e seus dirigentes, e pela via democrática, e não pelas armas nem por insinuações soezes e jocosas.

Se puder hei-de voltar e comover-me ,confraternizar e até, talvez, chorar, porque não ?
Um abraço fraterno ao Povo da Guiné que gosta de nós, como nós gostamos deles.Obviamente, que haverá ressabiados, mas e, aqui, não há ?

Por uma Guiné melhor...o meu voto!

2. Legenda para uma foto (**):

No Facebook do José Casimiro de Carvalho, com data de 15 do corrente, sob a foto de Luís Graça, que se publica acima:

"Para quem desconhece, este Senhor era o Tenente Aviador Miguel Pessoa (hoje Coronel), cujo Fiat G-91 foi abatido por um míssil Strela, nos céus de Guileje, originando uma enorme operação de resgate (da qual fiz parte), para recuperar o piloto [, que se ejetou. A senhora ao lado é a sua esposa (Giselda Pessoa), que fez parte dessa operação, enquanto enfermeira paraquedista. Mais tarde casaram, coisas da Guerra, e como são de Guerra... continuam casados.

"Parabéns aos dois, aqui em  Alfragide, Amadora. A foto é tirada no Estado Maior da Força Aérea - 13 de Novembro de 2018 .O Miguel e a Giselda Pessoa, na assistência, no auditório Gen Lemos Ferreira, na sessão de de lançamento do livro do António Martins de Matos,  'Voando sobre um ninho de Strelas' (Lisboa: BooksFactory, 2018, 375 pp.)."

_____________

Notas do editor:


(**) Últimmo poste da série >  6 de outubro de 2018 > Guiné 61/74 - P19074: Facebook...ando (49): Álbum fotográfico de João Rebola (1945-2018), ex-fur mil, CCAÇ 2444 (Bula, Có, Cacheu, Bissorã e Binar, 1968/70)

1 comentário:

Luís Graça disse...

Herói de Gadamael, esquecido, como tantos outros..., da Ponta do Inglês a Madin do Boé, de Buba a Paunca, de Farim a Catió...

É bom ter aqui, de volta, camaradas como o J. Casimiro Carvalho... Ele tem razão, há cocnrodar que o Facebook faz concorrªencia "desleal" ao Blogue... Mas estamos num economia de mercado e na nova democracia digital... (Mas, afinal, quem é que agora mais "ordenha"? Não é o povo, esse, é o eterno "ordenhado"!|)...

Abração do editor Luís Graça