sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Guiné 61/74 - P19223: (De) caras (122): Fotocines que nós conhecemos no CTIG, em Piche e Cameconde (Hélder Sousa / José Diniz de Souza Faro)

 Hélder Sousa (ex-Fur Mil de Transmissões TSF,
Piche e Bissau, 1970/72)
1. Mensagem do Hélder Sousa, nosso colaborador permanente, com data de 14 do corrente, em resposta ao pedido da Marisa Marinho (*) e (**)

Conheci um fotocine, aquando da minha "aventura africana" na Guiné. Guardo dele as melhores recordações.

Era do Porto, amigo de um outro Furriel de Artilharia também do Porto (familiar da Yvette Centeno) e conhecemo-nos em Piche onde foi fazer passagem de filmes (mas já não me lembro o quê).

Quando vim de férias pela segunda vez (Março/Abril de 1972) e onde entretanto casei, estive numa espécie de "lua de mel" em Viana do Castelo e depois fui até ao Porto.

Nessa ocasião contactei o fotocine em causa (tinha o contacto dele, de então, e ele já tinha acabado a comissão, salvo erro) e foi de uma manifestação de amizade e solidariedade insuperáveis. Foi ter connosco (eu e a minha mulher), fez de cicerone pelos lugares interessantes do Porto, fomos à noite a um Bar que era moderno na altura, perto da Estação da Trindade, o "Corcel", salvo erro, onde se beberam uns whiskies que eram novidade,  "Passport Scotch". Para a manhã seguinte "proibiu-me" de chamar um táxi para nos levar ao aeroporto e lá estava ele, cedinho, à porta do Hotel na Av. dos Aliados para nos levar a tomar o avião para Lisboa (baptismo de voo oferecido à minha mulher).

Poucos dias depois foi o meu regresso à "terra quente", ficou a recordação e nunca mais houve contactos.

Por causa da Marisa coloquei-me a fazer buscas e neste momento já recordei o nome e até já me deram o contacto de telemóvel e o de e-mail. Envie-lhe hoje um mail a relembrar o episódio que acima relato e aproveitei também para falar do objectivo em causa.

Não lhe telefonei ainda pois espero que primeiro "digira" o que lhe enviei. Amanhã ou depois, se não houver reacção ao mail, telefono-lhe. Não sei qual poderá ser a sua (dele) postura. Pode ficar incomodado por ir buscar recordações. Pode ficar incomodado por um "artista" lhe aparecer agora a "querer coisas" ao fim de tanto tempo sem contacto. Pode não querer perturbações na sua vida pessoal e profissional, ele que é o proprietário de uma empresa gráfica....

E pode entusiasmar-se e querer colaborar.
Veremos
Hélder Sousa



José Diniz Carneiro de Souza e Faro,
ex-fur mil art, 7.º Pel Art (Cameconde,
Piche, Pelundo e Binar, 1968/70)

2. Comentário de José Diniz Carneiro de Sousa e Faro ao poste P19157 (*):

Cara Marisa,

Estive em Cameconde / Cacine de Abril de 1968 a Junho de 1969.

Neste período foi colocado na CART 1692 por castigo o Fur Mil Fotocine Esteves Pinto, um jovem revolucionário, natural de Porto que trazia colada na parte interior do seu caixote de roupa a  foto do Comandante 'Che' [Guevara].

A companhia era comandada pelo Cap Veiga da Fonseca, tendo como 2º Comandante o então Alferes António J. Pereira da Costa, agora Coronel, e membro da nossa Tabanca Grande.

Passados anos,  fiquei a saber que é jornalista e mora na zona da Foz/Matosinhos. Não consegui encontrá-lo ainda.

Um Abraço,
J.D.S.Faro
68/70

3. Mensagens de Marisa Marino:

(i) 2/11/2018

Olá, Luis e demais camaradas da Guiné que responderam ao meu pedido. (*) e (**)

Obrigada pela ajuda neste projecto, é-nos valiosa.

Se possível, gostava de lhe pedir ainda as seguintes alterações ao texto no blog: o telemóvel para contactos relativos aos Fotocines é o 969321386, que é o telemóvel de produção, e permanecerá activo para lá da minha curta participação no projecto. 

Pode facultar o meu mail: marisamarinho@gmail.com

O meu nome profissional é Marisa Marinho. Eu faço Pesquisa e Desenvolvimento para um Documentário da Realizadora Sabrina Marques, e a Produtora é a Real Ficção, do Rui Simões. (***)

Obrigada mais uma vez,

Sinceros cumprimentos,

Marisa

(ii) 14/11/2018

Boa noite Hélder/Luis,

muito obrigada pelos vossos esforços, por acreditarem no que ando para aqui a 'vasculhar'. Apesar de o filme não ser meu, todo o caminho que eu abro, todas as pessoas com quem falo, e todo o processo de descoberta, é para mim a experiência mais gratificante do mundo, podem ter a certeza.

A guerra e as paralelas à guerra - todas essas paralelas, que desobedientes, se cruzam, são essas linhas que quero mesmo conhecer.

Estou em crer que não vamos precisar de táxi, Hélder.
Mas a sua espera comove-me.
Obrigada.
____________

Notas do editor:

(*) 1 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19157: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (57): Contactos de fotocines precisam-se para documentário sobre o seu papel na guerra colonial (Hélder Sousa/ Marisa Marinho)

(**) Vd. poste de 14 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19194: Em busca de... (291): Fotocines que tenham feito a guerra do ultramar,,, Contactos, precisam-se, de António Heleno (Lisboa) e Vicente Batalha (Pernes, Santarém) (Marisa Marinho, telem 969 321 386)

(***) Último poste da série > 20 de outubro de 2018 > Guiné 61/74 - P19120: (De)Caras (124): O ex-padre italiano LIno Bicari foi meu professor em Bafatá, depois da independência, e casou com uma prima minha, Francisca Ulé Baldé, filha do antigo régulo de Sancorlã, Sambel Koio Baldé, fuzilado pelo PAIGC (Cherno Baldé, Bissau)

5 comentários:

Luís Graça disse...

Bicho raro, o fotocine na Guiné... Mas, a pouco e pouco, vai saindo do "buraco"... É uma "caixinha de Pandora", o nosso blogue...

Marisa, eu, o Hélder e o Souza Faro queremos um bilhete, de borla, para a estreia do filme... Reserve já 3 bilhetes... Mas ainda hão-de aparecer mais boas notícias...

Marisa, já agora veja a história deste homem, "O homem do cinema", que também dava um filme... Aliás, a Guiné (com o nosso blogue...) dava 365 filmes por ano...

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2018/11/guine-6174-p19186-agenda-cultural-657.html

Anónimo disse...

Olá Helder,
Essas aventuras pelo Porto, a minha terra Natal, parece um filme.
O Corcel na Rua de Camões, ao lado da estação do metro da Trindade. Está lá. Também se bebe Passport e outras bebidas bem mais finas.
A malta do Porto é assim, hospitaleira.
Acabei de falar agora com a Marisa pelo telefone, ela está em Lisboa e eu pelo Porto/Vila do Conde. Já percebi o que quer, eu tenho um espolio fixo de mais de 1000 fotos/slides. Fora os outros que se perderam num acidente doméstico, e mais uns milhares de folhas de carta, que escrevia diariamente à minha namorada/hoje mulher. Foi uma perda muito grande, era o meu diário, hoje se tivesse isso, sabia tudo o que se passou, dia após dia. Mas já foi.
Ela quer ver as fotos, em principio deverá alguém ao Porto para ver o material. Falei-lhe no Norte Shopping na Senhora da Hora, onde vou todas as semanas, o maior e mais antigo shopping do país, mas ela não conhece, só sabe coisas de Lisboa, e passa ao largo do Porto nas Auto Estradas. Nem lhe falei em Vila do Conde, senão perguntava onde ficava isso!
Agora vi o teu comentário, e ela estava a ver em simultâneo e a comentarmos pelo telefone.
Vamos ver no que possa ajudar, as minhas fotos valem o que valem, não há muitas cenas de acção, operacionais, mas outras coisas, que já me disseram que eram valiosas.
Penso que também não deve precisar de taxi para nos encontrarmos.
Eu conheço bem a Foz, ia para lá pequenino, com 8 e 9 anos, agora tenho lá uma filha a morar, com o marido e dois netos. Gostava de conhecer esse fotocine, num vi um na Guiné.
Talvez aqueles que iam passar filmes no cinema do Gabu, entre set67 e fev68, vi lá alguns filmes, não sei de quê. E tenho fotos da sala e com a plateia cheia. Que tempos, que idade que eu tinha, aquilo que fazia, e agora não posso, a idade pesa demais.
Ab, Virgilio Teixeira

Em, 2018-11-23



Luís Graça disse...

Virgílio, o primeiro a publicar essas fotos do cinema do Gabu, é o nosso blogue, Luís Graça & Camaradas da GUiné...Não te esqueças, temos um contrato de... "exclusividade"... O que vale que os camaradas da Guiné, tu, Hélder e tantos outros, sõ gentes de grande generosidade... Quem teria pachora, nos dias que correm, como vocês, protificando-se a ajudar a pessoa, a Marisda, que nem sequer conhecem!...

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Havia, de facto um furr milº atirador na CArt 1692 que era oriundo de foto-cine.
O Esteves Pinto era furr. milº mas era atirador.
O ex-foto-cine chamava-se ... Salazar d'Eça Ferreira e foi recebido na companhia num "movimento administrativo" que ninguém entendeu bem e que terminou numa espécie de "reclassificação" em atirador.
Ficou colocado no 1º Gr. Comb., o do alf. Manuel Paraíso Alves de Sousa.

Um Ab.
António J. P. Costa

Luís Graça disse...

Virgílio, tu tens 100 referências no blogue... Já publicaste algumas centenas de fotos do teu álbum... Para a Marisa ter uma ideia, basta pesquisar no Google Imagens:


Experimenta, por exemplo, no Google Imagens > "Virgílio Teixeira" + Guiné.

Se puseres só "Virgílio Teixeira" (sempre com aspas), aparecem-te imagens da concorrência: por exemp,o, o galã, ator de cinema, o madeirense Virgílio Teixeira (1917-2010)...