quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Guiné 61/74 - P19194: Em busca de... (291): Fotocines que tenham feito a guerra do ultramar,,,Contactos, precisam-se, de António Heleno (Lisboa) e Vicente Batalha (Pernes, Santarém) (Marisa Marinho, telem 969 321 386)


Guiné > Região de Bafatá > Contuboel > 1969 > CART 2479 / CART 11 (1969/70) > O cinema ambulante do sr. Manuel Joaquim dos Prazeres: o filme da semama: Riffi em Paris, película francesa, de 1966, dirigida por Denys de La Patellière e com Jean Gabin no principal papel... Filme de gangsters, popular na época... Chegava à Guiné três anos depois...Melhor do que nada...

[Também havia os "fotocines" que levavam algum cinema aos quartéis do mato... Pessoalmente nunca vi nenhum, em carne e osso,  "embebded" nas nosssas forças, como a minha CCAÇ 12, que andavam na porrada, no mato] (LG)

Foto (e legenda): © Valdemar Queiroz (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem da nossa leitora Marisa Marinho  [Pesquisa & Conteúdos]

Assunto: Ainda os FOTOCINES

Data: 9 nov 2018


Olá,  Luís & Hélder,

Muito obrigada pela ajuda que nos deram, conseguimos informação realmente útil! (*)
Estou agora a agendar algumas conversas informais, como ponto de partida para a construção do tal filme sobre Fotocines [, ex-militares dos Destacamentos de Fotografia e Cinema]

Como em todas a pesquisas, uma cereja puxa a outra, e há duas pessoas, que surgem no seguimento de comentários do blog, mas com quem me está a ser difícil chegar à fala:

António Heleno e Vicente Batalha


Conseguem, por ventura, fazer-lhes chegar a informação de que há uma moça, de boas famílias , que lhes quer falar?  Telem 969321386

Posso deslocar-me até eles, caso não estejam na capital.

É que, hoje em dia, nem me atrevo a pedir telemóveis, porque os 'dados pessoais' são uma flor de cristal numa redoma intocável, e é preciso ter cautelas adicionais, para que ninguém se ofenda.

Muito grata por qualquer ajuda, (**)

Bem hajam,

Marisa Marinho
Telem 969321386

2. Comentário do editor LG;

Nenhum dos nossos camaradas que procura é membro da Tabanca Grande, sendo pouco provável, de resto, que leiam o nosso blogue...

Sabemos, por pesquisa na Net, que o ex-cap mil Vicente Batalha, comandente do Destacamento de Fotografia e Cinema 3011, na Região Militar de Angola (1972/74), é natural de Pernes, Santarém.  Esteve antes, na Guiné,  como  alf mil cav da CCAV [, Companhia de Cavalaria,] 1483 (1965/67).

Desta CCAV 1483, temos um contacto, de um camarada que organizou, em 2013,  um convívio do pessoal, em Moita do Ribatejo, Palmela... Pode ser que ele tenha o telemóvel do ex-al mil cav Vicente Batalha, comandante do 2º pelotão. Eis os elementos de contato que pediu para publicar no nosso blogue há 5 anos atrás:

Albino Marques dos Santos
Rua 25 de Abril – CCI: 25910 Venda do Alcaide
2950-234 PALMELA
Telm. 960 406 819 / 963 039 105

Foi o Vicente Batalha que criou, em Angola, a revista Fotocine, entretanto suspensa. Sugiro que contacte o Correio do Ribatejo, semanário de Santareém,  que publicou um extenso testemunho geracional, da autoria deste nosso camarada. Julgo também, pelo que me recordo, do seu currículo, que terá sido também programador cultural, na cidade de Santarém, depois do 25 de Abril. O realizador de cinema Fernando Matos Silva deve conhecê-lo, já que foi seu instrutor na tropa.

O Vicente Carlos Flor Batalha tem página no Facebook e tempelo menos 11 amigos em comum com a nossa página Tabanca Grande Luís Graça. Já lhe pedimos amizade...

Quanto ao António Heleno, de Lisboa,  não temos mais elementos do que aqueles, escassos, que constam do seu blogue: Fotocines.

Apelamos à boa (e muitas vezes frutuosa)  colaboração dos nossos leitores, com destaque para os amigos e camaradas da Guiné.

(**) Último poste da série > 20 de setembro de  2018  > Guiné 61/74 - P19030: Em busca de... (290): Mais elementos informativos sobre o memorial em Bachile, na região do Cacheu, com os nomes dos fur mil op esp José Duarte Franco Verde, e sold Humberto dos Santos Aires, da CCAÇ 2572, "Os Sem Pavor", mortos por acidente com arma de fogo em 26/11/1969 (António Salvada, CCAÇ 2584 / BCAÇ 2884, Có, 1969/71)

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

Convém esclarecer que a fotografia aqui apresentada nada tem a ver com o ex-Destacamento de Fotografia e Cinema, do Exército.
Nesta minha fotografia, apareço eu a olhar para os cartazes do filme 'Rififi em Paris' que iria ser apresentado pelo sr. Manuel Joaquim em Contuboel.
O Sr. Manuel Joaquim é pai da escritora Lucinda Aranha, a qual vai apresentar, no próximo dia 18 de Novembro, na FNAC do C.C. Vasco da Gama, em Lisboa, o seu livro 'O Homem do Cinema' que aborda o tema da apresentação de Cinema pelas mais variadas povoações/tabancas da Guiné pelo seu pai.
O Sr. Manuel Joaquim, com o seu empregado e a sua carripana Ford dos anos 30, não tinha nenhum problema de andar sozinho de terra em terra para projectar filmes à noite num pano improvisado. Tinha um processo interessante quanto ao pagamento da soirée: os soldados pagavam um preço, os sargentos outro e os oficiais ainda outro, e os civis também pagavam um bilhete de preço diferente.
Valdemar Queiroz

Alberto Branquinho disse...

D. Marisa Marinho

Essa da "... moça de boas famílias..." a tentar encontrar "fotocisnes" (como nós os chamávamos "in illo tempore"), deixou-me bem disposto.
Eu, infelizmente, não a posso ajudar.

Espero que consiga encontrar muitos e... comunicativos (se não for pela imagem, pelo menos através da palavra).
Alberto Branquinho