terça-feira, 20 de novembro de 2018

Guiné 61/74 - P19211: Convívios (881): Festa do Magusto da Tabanca de Matosinhos (José Teixeira)

1. Em mensagem do dia 19 de Novembro de 2018, do nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Aux Enf da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70) enviou-nos a reportagem do Magusto da Tabanca de Matosinhos:


FESTA NA TABANCA DE MATOSINHOS

Com castanhas, bom vinho e bom fado, depois de um almoço bem servido, como sempre, e com a sala cheia de combatentes, assim foi mais uma quarta feira de convívio em Matosinhos.
Depois do almoço, o Rodrigo, o camarada sempre pronto para cuidar da bem estar da malta, foi a correr buscar o vinho e logo chegaram as castanhas ao som da musica tangida pelo Campos, pelo Luís Bento, pelo Arménio e pelo Alexandre Cardoso.
Seguiu-se uma excelente tarde de fados.
O Vitorino, o grande cantor da Tertúlia, trouxe à Tabanca para com ele animar a malta, a sua sobrinha Francisca Silva, uma voz a reter pela forma como dá vida ao fado, o Delfim Costa que andou por Angola e nos presenteou com excelentes fados e canções da América Latina, como só ele sabe cantar.
Entretanto houve tempo para cantarmos os parabéns ao grande Zé Manel Lopes pelo seu aniversário. Uma forma de lhe desejarmos muitos anos devida e de saborear o seu "vinho fino velho" que tem um sabor delicioso. Recebemos ainda alguns camaradas que escolheram este dia para nos visitarem pela primeira vez.
Quase no fim o Leite Rodrigues usou da palavra para mostrar a sua alegria pela tarde, relembrar que somos uma classe em extinção e há de chegar o dia em que um de nós fechará a porta da Tertúlia Tabanca de Matosinhos. Registe-se a sua afirmação que ficou gravada no mais intimo do ser de cada um dos presentes: " A guerra é um conflito armado em que jovens que não se conhecem e não se odeiam, se matam entre si, mandados por velhos que se odeiam... mas não se matam entre si".

A tarde passou rapidamente. Que pena!









____________

Nota do editor

Último poste da série de 13 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19190: Convívios (880): 72.º Encontro da Tabanca do Centro e Almoço-convívio de Natal, Monte Real, 28 de novembro, 4ª feira, a partir das 12h30... Prazo de inscrições (até ao limite de 90): dia 23 do corrente

1 comentário:

Luís Graça disse...

Qe bela festa, Zé!... E registo essa grande máxima filosófica e sociológica do Leite Rodrigues, que tnato vos sensibilizou: " A guerra é um conflito armado em que jovens que não se conhecem e não se odeiam, se matam entre si, mandados por velhos que se odeiam... mas não se matam entre si".

... Quando é que apresentas à Tabanca Grande o noosso camarada Leite Rodrigues ?... Tenho um nº, um 781, à espera dele... À sombra do nosso poilão!... LG