terça-feira, 25 de junho de 2019

Guiné 61/74 - P19918: (D)o outro lado do combate (51): a morte de Jaime Silva ("Guerra Mendes"), na versão de Bobo Keita


Jaime Silva (ou "Guerra Mendes", nome de guerra), morto em 14 de fevereiro de 1965. Tem hoje nome de rua na Bissau Velha: Rua Guerra Mendes, antiga Rua Dr. Oliveira Salazar... Foto do Arquivo Amílcar Cabral / Casa Comum / Fundação Mário Soares. Com a devida vénia...



1. Guerrilheiros caídos no campo da honra

por Bobo Keita (*)

O Jaime Silva, mais conhecido por "Guerra Mendes", era o nosso rapazinho ali de Bissau. Ele era do Gã Geba. Foi tirar o seu curso na China e atribuiram-lhe a zona do Ntugal onde devia desenvolver as suas atividades de guerrilha.

Um dia, levantaram-se cedo para atravessar a bolanha do Ntugal, nos diversos patrulhamentos que faziam na região. Foram nesse dia detetados pela aviação portuguesa. Surpreendidos em campo aberto, ainda tentaram disparar contra o avião de caça que mergulhava na direção onde estavam. "Guerra Mendes" foi mortalmente atingido pelas rajadas do avião e caiu ali mesmo, sem vida. Isto deve ter acontecido em 1965 ou 1966, lembro-me que foi muito depois do Congresso de Cassacá. "Guerra Mendes" estava previsto para ficar como comandante daquela área do Ntugal.


(*) Fonte: Excerto de Norberto Tavares de Carvalho - De campo a campo: conversas com o comandante Bobo Keita. Edição de autor, Porto, 2011, pp. 237 e 240-241.


2. Nota do editor:

O topónimo "Ntugal" não me parece que exista, muito menos na Guiné-Bissau. Seria N'Tuane [ou Antuane?), povoação que existia, em 1961, entre Empada, a oeste, Buba, a nordeste ? (Vd. carta de Empada).

É possível que haja aqui um "lapsus linguae" do entrevistado ou do entrevistador. De qualquer modo, o mais importante é registar aqui a versão de Bobo Keita (ou Queita) (Bissau, 1939- Lisboa, 2009)sobre as circunstâncias da morte de "Guerra Mendes". O antigo comandante do PAIGC, Bobo Keita, foi entrevistado por Norberto Tavares de Carvalho, entre 2006 e 2008.

Segundo a versão oficiosa do PAIGC (carta de 'Nino' Vieira para Aristides Pereira, com data de 16/2/1965, e reproduzida pelo Jorge Araújo (*), o "Guerra Mendes" terá morrido em Bulel Sambá, a nordeste de Bedanda (Vd. carta de Bedanda, 1955), na sequência da Op Giro.

Ficamos, em todo o caso a saber algo mais sobre o Jaime Silva: (i) era mais novo (um "rapazinho") do que o Bobo Keita; (ii) era natural de Bissau, de Gã Geba;  e (iii) passou também pela China, onde fez a sua formação político-militar. 

Por  carta de janeiro de 1965,endereçada a Luís Cabral, e reproduzida pelo Jorge Araújo (*), verifica-se que era um jovem quadro com escolaridade.

Na altura em que morreu deveria estar na região de Quínara, como comandante, mas não chegou a "tomar posse" do lugar, por óbvias razões de disciplina... Não foi caso único, a liderança político-militar efetuada a partir do exterior (Conacri)levantava não poucos problemas disciplinares...Este terá sido um deles... Veja-se o raspanete que lhe passa o Aristides Pereira, dias antes de morrer:

(...) "Recebemos a tua carta [Jan65], mas continuamos a estranhar saber-te em Antuane, quando há tanto tempo contamos contigo em Quínara. Palavra que não compreendemos. Temos como indispensável a tua presença e o teu trabalho em Quínara. Esperamos que arrumes tudo aí, e que sigas o mais urgentemente para a tua área, a fim de efectuares o trabalho que te está determinado, e com o que contamos absolutamente." (...) 


A versão de Bobo Keita, sobre as circunstâncias da morte de "Guerra Mendes", é mais "heróica" do que a versão de 'Nino' Vieira: em campo aberto, em plena bolanha, o Jaime Silva enfrenta, de arma em punho, um caça-bombardeiro T-6 (ainda não havia o Fiat F-91, no TO da Guiné)...

Hoje tem nome de rua na Bissau velha, junto à zona portuária: Rua Guerra Mendes (, a antiga rua Dr. Oliveira Salazar). 



Mas será que os jovens guineenses de hoje conhecem a história deste "combatente da liberdade da Pátria" ? Não conhecem, nem a deste nem de outros, nem muito menos dos que combateram ao lado dos "tugas", têm necessidades mais prementes no presente do que conhecer o passado...embora não haja futuro nem conhecimento do passado. Hoje, passa-se fome em Bissau, ainda há dias recebi um pedido de ajuda pungente do António Baldé, nosso grã-tabanqueiro, que tinha um sonho, ser apicultor. [Pertenceu ao 
Pel Caç Nat 57 (São João, 1969/70) e à CART 11 (Paunca e Sinchã Queuto, 1970/71). Era 1º cabo art. ]




Guiné > Bissau > s/d [ c. 1960] > Rua Dr. Oliveira Salazar [, hoje Rua Guerra Mendes]. Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 135". (Edição Foto Serra, C.P. 239 Bissau. Impresso em Portugal, Imprimarte, SARL).
Colecção: Agostinho Gaspar / Digitalização e edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2010).

_____________


1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Luís,

Bom dia.

Quanto à nova toponímia de Bissau-Velho, alterada após a independência, creio que a Rua Dr. Oliveira Salazar deu lugar à Rua Rui Djassi, como é referido no P19532, e não à Rua Guerra Mendes, como é indicado acima.
Será assim?
Boa semana. Com um abraço para a Tabanca, Jorge Araújo.