sexta-feira, 28 de junho de 2019

Guiné 61/74 - P19924: Convívios (903): Velhos Lacraus, da CART 2479 / CART 11, juntam-se para comer uma sardinhada e recordar: Abílio Duarte, Manuel Macias, Renato Monteiro e Valdemar Queiroz... O Duarte e o Monteiro não se viam há 30 anos...


Lisboa > 20 de junho de 2019 > Quatro Lacraus, da esquerda para a direita. Renato Monteiro, Abílio Duarte, Valdemar Queiroz e Manuel Macias,  todos ex-fur mil da CART 2479 / CART 11 (Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70), mais conhecidos como "Os Lacraus".


Foto (e legenda): © Abílio Duarte (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Mensagem de Abílio [Machado Rodrigues] Duarte :


[Abílio Duarte , foto à direita: ex-fur mil, CART 2479, mais tarde CART 11 e, finalmente, já depois do regresso à metrópole do Duarte, CCAÇ 11, a famosa Companhia de “Os Lacraus de Paunca” (Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70); está reformado como bancário do BNU - Banco Nacional Ultramarino]

Date: quinta, 27/06/2019 à(s) 16:15

Subject: Almoço de velhos Lacraus,   CART 2479 / CART11 (1969/70)

Olá, Luís Graça,

Tomo a liberdade de te enviar, para memória futura, e para a história da nossa Companhia, nesse Blogue, uma foto da reunião... sardinhada, de amigos e camaradas, de há 50 anos, que conviveram e andaram pelo Leste da Guiné.

Recordando muitas situações, acontecimentos, e criancices, pois éramos umas crianças, com uma G3 nos braços.

Gostei de ver o Renato Monteiro, que já não nos víamos há mais de 30 anos. O Valdemar [Queiroz] e o [Manuel]  Macias, lá nos vamos encontrando.

Agradecido pela tua atenção, grava lá mais esta foto.

Abraço, Abílio Duarte

____________

Nota do editor:

6 comentários:

Valdemar Silva disse...

Esta fotografia tem o seu quê de enigmático.
Girassóis nas paredes, tintol e pudins sobre a mesa, uns a olhar prá objetiva e
outros pra não sei pra onde da menina que nos tirei a foto. ah!ah!ah!ah!
Mas, conseguimos mandar abaixo uma boa sardinhada e falar dos tempos da Guiné.
E, mais uma vez, falar da porrada que o Monteiro levou em Piche, que deu direito a
dias de prisão e transferência pra outra Comp. no Xime.

Vai haver mais.
Valdemar Queiroz

Valdemar Silva disse...

Esqueci-me de mencionar que o Monteiro, também com o mesmo problema de saúde (DPOC)que eu, fez o favor de me dar boleia da porta de minha casa e volta. Ele tem mais facilidade em conduzir que eu por andar com um aparelho portátil de oxigénio.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Velhos Lacraus!... Dois com DPOC - Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica... Começamos todos a "colecionar" doenças crónicas... São as nossas "medalhas"... Mas gostei de vos ver: que grande quarteto!... O Renato Monteiro está com "melhor cara" do que a última vez que o vi, há poucas semanas, às 11h da noite em Torres Vedras!... Ao Valdemar dou os parabéns por sair de casa!... O Abílio e o Manel estão com ar de quem vende saúde!... Que bom, meus amigos e camaradas do CIM Contuboel!...Até uma próxima!... Luís

Cherno Baldé disse...

Quatro Lacraus fulas da savana guineense juntos, quatro homens integros que conseguiram superar a amargura de uma Guerra mal compreendida. Espero que ainda tenham algum "veneno" nos dentes, pelo menos, para morder umas sardinhas.

Acho que o Renato Monteiro, "desleixado e sempre foi o ultimo a chegar a formatura", ainda deve ter algumas coisas inéditas no seu bau de memorias, registadas durante as suas deambulaçoes no Leste e sobre o tempo dos homens sem idade com os quais teve de trabalhar e conviver, para apresentar aqui no nosso Bentem da TG.

Um grande abraço a todos.

Cherno Baldé

Valdemar Silva disse...

Pois, Cherno Baldé.
O Monteiro ficou de escrever uma pequena crónica desta nossa sardinhada. O cenário dos girassóis aguçou-lhe a ideia, mas ainda não nos obsequiou com as suas palavras.

Luis, a DPOC é uma condecoração das campanhas da guerra das solanáceas, também conhecida como a guerra da erva-santa, e de tão engalanada ao peito até corta a respiração.

Abraços
Valdemar Queiroz

José Nascimento disse...

Ainda bem que o Renato Monteiro apanhou uma porrada e foi parar ao Xime e à Cart 2520, só assim tive a oportunidade de lhe dar alguns "raspanetes" quando era eu a comandar o 3º. pelotão na ausência do alferes Marques.
Um abraço para os camaradas e em especial para o grande amigo Monteiro.