quinta-feira, 4 de julho de 2019

Guiné 61/74 - P19947: Os nossos seres, saberes e lazeres (336): As minhas loucuras no Porto... (Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933, Nova Lamego e São Domingos, 1967/69)


Porto > Ponte da Arrábida > 17 de junho de 2019, 17h35 >  A subida às entranhas da Ponte da Arrábida - 65 metros, 162 escadas, 18 andares


Porto > Ponte da Arrábida > 17 de junho de 2019, 17h16 > O cimbre da ponte


Porto > Bairro do Aleixo > 17 de junho de 2019, 16h38 >  A demolição da torre 1


Porto > Bairro do Aleixo > 17 de junho de 2019, 16h42 > Um das "sala de chuto"...

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




1. Mensagem do Virgílio Teixeira, com data de 17 de junho de que se publicam alguns excertos, dada a sua extensão, e a diversidade do seu conteúdo, tocando em vários pontos, incluindo um comentário ao poste P19894 (*):

[Foto à direita, o nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, chefe do conselho administrativo, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); é economista e gestor, reformado; é natural do Porto; vive em Vila do Conde; tem mais de 130 referências no nosso blogue] 

Caro Luís,

Está esclarecida a minha duvida, só mesmo quem já tivesse experiência de trás poderia ter tantos conhecimentos, e depois a História da Unidade completou tudo o resto. Já poderia ter dito, eu não sabia dessa faceta. Ias preparado para contar a tua história na Guiné. (*)

Eu fiz fotos, iniciei a minha aprendizagem ali na Guiné, e deixa que te diga, o meu Álbum não é assim tão raro, pois tenho visto ao longo deste tempo, fotografias de lhes tirar o chapéu, não vou aqui agora personalizar, eu acho as outras melhores, mas tenho consciência de que tenho algumas também inéditas, embora a maioria tenha como personagem principal, eu próprio.

Ao longo dos dois anos, digamos líquidos 700 dias, devo ter escrito, a uma média de uma carta diária, por vezes eram duas, e em média cada carta levava umas 10-20 folhas escritas à mão, só de um lado, pois o papel fino, escrito com caneta de tinta não permitia escrever no verso, isto no mínimo serão umas 7000 folhas, isto por defeito. Cada carta levava depois algumas fotos que eu ia despachando para mãos seguras, a minha namorada.

As minhas cartas eram enviadas em envelopes de avião, até não caber mais nada, por isso por vezes iam dois envelopes cheios. Acho que nunca escrevi mais do que um aerograma, só para ficar de lembrança, não havia aerogramas que chegassem.

Todos os dias, não havendo nada de especial para ‘namorar’ por carta, eu escrevia tudo o que se passava na minha Unidade, os pormenores de tudo, e com certeza até nomes que não me lembro. Este valiosíssimo espólio, foi por mim ‘esquecido’ estava todo guardado e bem guardado, foi pena não o preservar como devia, assim por um acidente doméstico, não de nossa conta, acabou quase tudo de ir para um grande bidon numa grande fogueira de São João, na década de 70, bem como inúmeras fotos e slides que nem me lembro dos temas.

Fiquei com 1000 fotos, e meia dúzia de cartas, e é agora que lendo algumas fui buscar assuntos que de outra forma nunca me lembraria. Ficou uma carta de Mafra, uma carta de Lisboa EPAM, outra carta de Chaves do BC 10, uma carta de Santa Margarida durante o IAO, e umas 3 a 4 cartas da Guiné, com datas e anos diferentes. Agora tenho estas bem guardadas.

Partilhar agora como dizes as nossas lembranças, para todo o mundo ler, não é bem assim, eu acho até que já me estiquei demais a escrever certas coisas, que faço ao correr da pena, sem nunca ler depois o que escrevo, por isso tenho levado ‘porrada’ de certos leitores [...].

Este fim de semana realizou-se aqui, em Vila do Conde, o 42º encontro nacional dos homens da Marinha, com direito a um concerto pela Banda da Armada, que gostei imenso. Depois a nossa fadista Mariza, deu um espectáculo fenomenal, não a conhecia ao vivo, carrega atrás dela um camião TIR com material e montes de colaboradores, foi pena ter de a ver de esguelha, com direito a estar de pé e lugar apenas para um pé, ao ar livre, sem pagar. Eu acho que com familiares na Vereação da Camara poderia ter lugar nas cadeiras dos convidados especiais, mas não, não sei porquê.

No Domingo, ontem, fui parar a um sítio por onde comecei a minha verdadeira carreira, há precisamente quase 50 anos, estamos nos arredores de Vila do Conde, 6 a 7 km, e à distância de 40 km do Porto, uma freguesia que não vou descrever o nome para não ferir ninguém. Há lá uma igreja, que é dominada por um sacerdote negro, a minha empregada que mora por ali, conseguiu convencer a minha mulher a ir lá, pois eles dizem, que em certos Domingos, na missa das 7 horas da tarde é ‘muito bonita’. A verdade é que estava lá uma camioneta de Fátima, cheia de fieis. [...]

Hoje, segunda feira,   de tarde vou carregar com a minha máquina, e vou fotografar as Torres do Aleixo, o Santuário da Droga do Porto, que eles começaram a derrubar sem eu saber, vi ontem na Televisão. E quero deixar isto para a posteridade. Ali vai nascer um empreendimento de luxo com maravilhosas vistas para o Douro e para a Foz.

Já lá tinha ido há uns anos, ver com os meus olhos, de fato e gravata, pasta de executivo nas mãos, passei pelo meio de tudo, não me agradou nada aquele cenário degradante a céu aberto, onde só passam os clientes, e a Polícia com vários carros e pessoal armado. Passei e ninguém me chateou, algumas pessoas quase não me deixavam passar, que era uma loucura e ainda com a agravante de ir de pasta… eu disse que não me metem medo, tinha de ver com os meus olhos aquilo tudo. Ainda bem que vai tudo abaixo, agora a questão é para onde vão assentar a sua praça e comércio.

Depois ainda voltarei a este assunto. (**)

Abraço,

Virgilio

PS - Acabei de 'sacar' algumas das 80 fotos feitas hoje no Porto nas 3 horas a andar a pé. Para mais tarde recordar.
_______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 16 de junho de 2019 > Guiné 61/74 - P19894: A galeria dos meus heróis (31): Fatumata, a gazela furtiva de Sare Ganá (Luís Graça)

12 comentários:

Anónimo disse...

Luis, obrigado pela surpresa. Não estava a contar com o Poste, mas fizeste bem, afinal temos de falar de outras coisas, além da Guine. Acabei de abrir o Blogue, e aparece logo este cenário, não sei se a maioria das pessoas sabem ou conhecem:
- primeiro a nossa bela Ponte, era única no mundo, eu assisti não só à sua construção, como estava lá em 1963, com 20 anos, nas encostas do rio, a assistir à sua inauguração oficial, com a presença dos nossos mais altos signatários da Nação, que depois me mandaram para a Guiné. A subida pelo arco virado para o rio, é um panorama indescritível, são visitas guiadas e pagas. Acho que poucos da minha idade fizeram isso, no meu grupo só ia malta jovem da ordem de 30 anos no máximo, mas valeu a pena, só que não tirei fotos lá de cima, porque deixei a máquina com uma das Guias, para me tirar as várias fotos que tenho, depois acabou a bateria e não fiz a reportagem completa, mas não volto lá mais, isto é, a fazer esta loucura.
- segundo é a parte podre da nossa cidade, como muitas outras, conversando com a 'malta' pois não tenho pruridos com isso, venho a saber que os clientes eram de todos os estratos sociais, de todas as idades, profissões quase todas podes escrever, fiquei espantado, mas quando ,lá estive na primeira vez, após a 'implosão' da primeira torre, e andei lá pelo meio, via-se carros de topo de gama, a par de gajos de bicicleta ou a pé, tudo para o mesmo 'mercado', mas a degradação é vê-los 'à molhada' com os nossos olhos e sentidos, ali a céu aberto numa porcaria, nada parecida com uma destas fotos, pois já não estão lá, a picarem-se, no meio do lixo, é aberrante. Não tinha a máquina comigo, senão tirava umas fotos, talvez algum ainda me viesse roubar a máquina, não sei. Quando conto isto à minha malta, antes e agora, ficam zangados comigo, chamam-me de louco, mas sou mesmo.
Continuo a percorrer a minha terra, trago cada dia entre 200 a 300 fotos, que afinal chego à conclusão que não a conhecia como agora, mesmo sem as modernices do Turismo...

Um abraço,

Virgilio Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Belíssima ponte, a da Arrábida, motivo de orgulho para portuenses e gaienses (ou vila-novenses ?)... Motivo de orgulho também para a a arquitetura e a engenharia portuguesas... É líndíssima, vista de perfil ou de baixo para cima...Tenho que fazer um dia essa visita guiada... Utiliza-o sempre que fico na Madalena...

Quanto às salas de chuto do Aleixo... Em tempos conheci as da Sé...É sempre degradante. Mas deitam abaixo um bairro (como o Casal Ventoso, em Lisboa), os traficantes e os consumidores mudam-se rapidamente para outros sítios... Temos tendência para cairmos no discurso moralisante ou simplesmente repressivo... A toxicodependência é uma doença, e a droga uma negócio de muitos milhões... Não vale a pena escamotear ou ignorar essa realidade sociológica...

Manuel Luís Lomba disse...

Olá, Jorge:
Assististe à construção e inauguração da Ponte da Arrábida, mas eu trabalhei 3 anos na sua construção, fui o "impedido" preferido do Prof. Engº. Edgar Cardoso, autor do seu projecto, natural do Bonfim, Porto, e quase sempre mal humorado para com os seus pares, sempre da maior afabilidade para os seus inferiores. Mandava acostar a lancha da "cambança" entre as duas margens no cais de Massarelos, frente à taberna duma senhora de peitos avantajados, que dava pelo nome de Mariazinha, chamava o sr. Caiado, pai do Fernando Caiado, jogador do Benfica, transferido do Boavista, que chefiava o guindaste desse cais e partilhava connosco - o barqueiro, o sr. Caiado e eu - doses de sardinha-petinga frita, broa de Avintes e rodadas de tinto. Era contador e apreciador de anedotas e, esporádicamente, também a mandava acostar no cais da Secil, ao lado da obra, para nos pagar um "copo de três" numa taberna também explorada por uma mulher, pelo gozo de pronunciar e ouvir a sua alcunha -"a cona de aço"...
Estava de turno, era 1H00, fui receber o Salazar e os pides acompanhantes, ele perguntou-me pelo construtor (eng.º José Pereira Zagallo), e fui no carro n.º 11 (um 2 CV), cpm o motorista Pereira da Silva ao Restaurante Comercial na Praça do Infante, a avisá-lo.
Com a descrição da sua construção ganhei o prémio nacional de Reportagem dos Jogos Florais do Trabalho e, na sua inauguração, tive lugar na tribuna de honra, por convite formal do ministro das Obras Públicas, Major-eng.º Arantes e Oliveira.
E, deixei gravado o meu nome, na ligação do arco com o tabuleiro - qual gravura rupestre, com 55 anos de datação...
No relativo ao restante - as grandezas e as msérias do género e da sociedade humana.
Abr.
Manuel Luís Lomba

Manuel Luís Lomba disse...

P.S. A saudação está mal dirigida - é para o Virgílio e não é para o Jorge!

Anónimo disse...

...”com a agravante de ir de pasta”...

Pois.

J.Belo

Anónimo disse...

Oh Manuel Lomba, quase toda essa descrição, conheço, com maior ou menor detalhe. Não trabalhei na ponte, mas acompanhei de perto, eu metia o nariz em tudo, até quem sabe se nos encontramos!
Conheci muito bem o Eng Edgar Cardoso, já na sua reforma, no Restaurante D. Manoel, na Avenida Brasil na Foz, com a sua esposa e durante muitos anos. O Manel do Don Manoel, fechou aquilo de um dia para o outro, foi uma pena, ali conheci na cimeira do Porto não me lembro o ano, os chefes de estado dos paises luso-americanos: a Praça do ImperioFidel Castro o mais carismático, com todos os seus seguranças, o do Brasil, Colombia, Peru, Espanha, Argentina entre tantos. O Café Restaurante Comercial frequentei nos anos 70, hoje é Património da Unesco, tenho umas fotos recentes.

... continua ...

Virgilio Teixeira

Anónimo disse...

..... continuação ...


O Eng Zagalo também o conheci de vista, o Caiado é de todos conhecido, bem como o epiteto da tal senhora 'cona de aço' que não conheci.
O edificio que servia de gabinete da Ponte, hoje, como deves saber, é um restaurante, e a Secil foi-se.
A empresa que explora o circuito turistico no Cimbre da Ponte, tem lá um monte de fotografias da época, em todas as fases da obra, fotos do outro mundo, quem sabe se está lá a tua, devias ir ver, já não há Pides agora.
Em especial uma a quando da ligação dos dois arcos, com fotografos de todo o mundo prontos a registar a 'queda' da ponte quando se juntassem!
Ficaram sem foto.

Tenho imensas fotos da ponte, actuais, cada qual a melhor, são um espectáculo.

Agora está lá uma obra embargada, pois queriam construir um enorme prédio nas barbas da ponte, uma aberração...

Um abraço,

Virgilio Teixeira




Anónimo disse...

Para o J.Belo,

Em relação à minha grande reportagem sobre a degradação do Aleixo, da qual apenas juntei 2 fotos, tem a ver apenas com o desgosto de ver uma cidade, uma zona assim, como tantas noutras cidades.
Já soube entretanto onde estão localizados novos focos do supermercado, um dia vou lá fazer uma reportagem, e ainda apanho com uma 'picada' de um louco qualquer.

O pormenor da 'pasta' era o meu estilo, andava sempre de pasta, onde levava tudo, os meus papeis de trabalho e toda a tralha adjacente.

Como hoje ainda o faço, embora com um estilo mais desportivo, da idade.

Obrigado pelos comentários, são sempre de bom agrado, mesmo que por vezes não goste, respeito as opiniões dos outros. Bom fim de semana,

Virgilio Teixeira


Anónimo disse...

Manuel Lomba,
Esqueci-me de dizer que quando convivi com o Engº Edgar Cardoso, fins dos anos 90 e princípios do milénio, quer ele, quer a esposa, eram de uma delicadeza extrema, o seu a seu dono.

Não o vi nem conheci de perto na época da obra.


E também acrescentar que, nos anos 70 e 80 e talvez 90, o Restaurante Comercial, no Infante, estava num estado de degradação enorme, era mais uma pastelaria e café, apesar de toda a sua beleza, que já vinha de 1894, ano da sua inauguração.
Depois pegaram nele e fizeram aquilo que devia, um espaço digno de réis e princesas.
Claro que estávamos na época revolucionária, nem sei se aquilo foi 'tomado de assalto' pelos novos senhores do país.

Por agora é tudo.
Virgilio Teixeira



Manuel Luís Lomba disse...

Virgílio:
Alinho neste desfile de memórias.
Voltei a lidar com o Prof. Edgar Cardoso, passados 20 anos, agora no desempenho de quadro da Soares da Costa, empresa-chefe do consórcio da construção da Ponte S. João. Era o mesmo, em conhecimento, personalidade e carácter.
O PREC estatizara a economia e tudo que era do Estado passou a coisa dos seus empregados, que passavam o tempo com reuniões e plenários (os da actualidade passam-no em greves...)
O Professor calculara o betão armado com varão A 24 nervurado, a importação era proibida,a Siderurgia Nacional recusara a encomenda, e, na reunião daquela sexta-feira, coloquei o assunto ao Professor.
- Segunda-feira comparece na sede da Siderurgia (à rua Braamcamp) às 9H00.
- A Empresa disponibilizou-me o avião e ele e eu ele fomos pontuais. Dirigiu-se à telefonista-recepcionista e ordenou: - Quero falar com o eng.º (César, etc...), da parte do Edgar Cardoso. - Ligação rápida e resposta mais rápida: - Não pode atender; está em reunião...
Meteu-me o braço, subimos o elevador, entrou de rompante no gabinete desse director e disparou:
- Que merda é essa de não receberes os clientes! Exijo o varão A 24 nervurado, para o betão da ponte ferroviária do Porto!
- Não pode ser, o Sr. Prof. podia refazer os cálculos...
- Quem te julgas para me dares instruções?! As minhas obras não incorporam varão estragado! Exijo que fabriques esse varão e eu vou acompanhar a sua produção!
- Meteu-me o braço, desandou e bateu a porto, deixando aquele director atónito. E a Siderurgia aceitou a encomenda, fabricou aquelas muitas centenas daquel, e toneladas, e Edgar Cardoso acompanhou a sua produção.
Saneado no PREC, o Prof. Edgar Cardoso emigrara para os Estados Unidos e só regressou e voltou a trabalhar em Portugal a intercessão do Pr Ramalho Eanes e do PM Mário Soares.
O viaduto Duarte Pacheco, Lisboa, foi o seu primeiro projectoe a ponte do Saltinho, Guiné, também é da sua autoria.
Abr.
Manuel Luís Lomba

Anónimo disse...

Manuel, ainda bem que vamos encontrando alguém para falar das coisas do Porto, e não só. Fico a saber com espanto que ele projectou a Ponte de Saltinho na Guiné. O Viaduto já sabia. Mas vejo que era um tipo de gancho, foi nessa recta final que o conheci.
Tive um cunhado a trabalhar na Soares da Costa, o Engº Vinicio Correia Pinto. Mas não lhe chegava isso e foi para Lisboa, nos anos 80, para a Hagen e depois foi quadro superior na Teixeira Duarte, agora está reformado como eu, e vive com a minha irmã e familia em Lisboa. Tem uma cruz de guerra em Moçambique, mas não liga muito, ou nada, a esse passado.
Fui muitas vezes à sede da Soares da Costa - Na Via Norte - , ia lá tratar de assuntos com um Administrador, advogado, e era o Presidente da distrital do PSD do Porto, Gonçalves da Silva, depois íamos almoçar à Estalagem da Via Norte. O Soares da Costa e outros industriais, como p.e. Salvador Caetano, conheci de vista nas muitas vezes que ia jantar ao Chanquinhas em Leça, eles faziam uma mesa, com o patrão do restaurante e faziam viagens e caça por esse país fora.
Deve ser malta do teu tempo. A sede da SC, ficava ali na Rotunda da Via Norte, a poucos passos da zona onde nasci e passei a minha juventude até ir para a tropa. Mas esta sede só foi feita já eu estava por cá, depois com as falências etc, passou agora a um Hotel de 2 ou 3 estrelas, está bem localizado, junto às Auto Estradas.

Vamos falando, e qualquer dia, até somos vizinhos.

Um abraço,

Virgilio Teixeira

Anónimo disse...

Sou um descendente dessa senhora que tinha o tasco junto à Secil e apelidada de "cona d'aço".
O meu pai nasceu nessa casa e nunca pensei encontrar um artigo com referência a essa casa. Obrigado pela sua partilha.