Renato Monteiro, Xime, cais fluvial do Xime (c. 1969/70) |
(i) ex-fur mil, CART 2439 / CART 11, (Contuboel e Piche, 1969), e CART 2520 (Xime e Enxalé, 1969/70);
(ii) licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,
(iii) professor do ensino secundário reformado;
(iv) tornou-se um notável fotógrafo do quotidiano, com obra feita (vários álbuns publicados desde 1998; e tem pelo menos 20 blogues de fotografia, com destaque para Fotografares e A Minha Cave;
(v) nasceu em 1946, no Porto, vive em Lisboa;
(vi) tem mais de meia centena de referências no nosso blogue;
(vii) um dos seus primeiros trabalhos publicados foi "Fotobiografia da Guerra Colonial", em coautoria com Luís Farinha (Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990, e Círculo de Leitores, 1998).
(vii) um dos seus primeiros trabalhos publicados foi "Fotobiografia da Guerra Colonial", em coautoria com Luís Farinha (Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990, e Círculo de Leitores, 1998).
_______________
Nota do editor:
Último poste da série > 29 de outubro de 2019 > Guiné 61/74 - P20288: Agenda cultural (708): Conferência "História da China: Relações Portugal-China", pelo prof António Graça de Abreu, dia 30, 4ª feira, às 17h45, no Campus de Carcavelos, NOVA School of Business and Economics
3 comentários:
Renato Monteiro.
Por cá conhecido como o 'Homem da Piroga'.
Começamos em Fev. 1969 Espinho, continuamos em Bissau, Contuboel, Nova Lamego, Piche, depois levou uma 'porrada' por se ausentar de local de trabalho (limpeza de valas) e ter sido refilão foi parar ao Xime.
Tem várias publicações das sua obras de arte fotográficas e exposições em vários locais do país. E também é escritor.
É um 'Lacrau'´, somos grandes amigos e, infelizmente, também sofre de DPOC.
Com muita pena minha, não vou poder estar na apresentação do 'Ciganos'.
Queiroz
Renato, meu bom amigo e camarada dos tempos de Contuboel... Que belíssima foto escolheste para a capa do teu programa e convite!... Sabia que tinhas esta série sobre os ciganos... Infelizmente não vou poder estar às 18h, 3ª feira, na inauguração do teu trabalho, mas pode ser que esteja às 18h3'/18h45... Vou-me esforçar.
Hoje estou na tua terra... Um grande chicoração fraterno. E parabéns! Luís.
PS - Estive há uns tempos atrás no Museu do Aljube, na apresentação de um livro. Conheci pessoalmente o Luís Farinha, o diretor e teu amigo. Tenho aqui uma foto para te mandar. Ele conhece o nosso blogue.
A ideia deve ter surgido da alcunha dum camarada nosso a quem nós tratávamos por "Cigano"
Um abraço
Enviar um comentário