sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20323: Agenda cultural (711): A não perder: curso, 15 euros por 4 tardes de sábado (, 9, 16, 23 e 30 de novembro), na Livraria-Galeria Municipal Verney, Oeiras, sobre "A Herança Judaica em Portugal": (i) a antiguidade na península ibérica; (ii) sinagogas, judiarias e comunidades; (iii) a Inquisição no património mental; e (iv) Amsterdão e Nova Iorque: duas cosmopolitas comunidades da diáspora.






1. Tenho pena que seja aos sábados de tarde... Era um curso que eu gostaria de poder frequentar. Fica aqui a sugestão para os nossos leitores, com destaque para os camaradas da Tabanca da Linha. LG

_____________

Nota do editor:

Último poste  da série > 5 de novembro de 2019 > óxGuiné 61/74 - P20314: Agenda cultural (710): Lançamento do livro "A Nossa Guerra: dois anos de muita luta, Guiné 1964/66", dos nossos camaradas Belmiro Tavares e José Eduardo Reis de Oliveira: Instituto de Ação Social das Forças Armadas, Oeiras, 6/11/2019, às 14h30. Apresentação de Beja Santos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Em poste bastante comentado lá mais para o fim da página muito se escreveu sobre o racismo e as colónias.
Para alguns será difícil encarar,e principalmente assumir,outros tipos de racismo por “entre fronteiras “.
Os nossos míticos brandos costumes servem de conveniente analgésico ao longo dos tempos.

As pequenas mas secularmente estabelecidas comunidades “judaicas” de marranos portugueses tanto na área de Belmonte,Beiras e Trás Os Montes experimentaram a todos os níveis este racismo “tradicional”.
E,paradoxalmente,sofreram também uma muito específica forma de racismo-religioso contra eles ostentado abertamente pela maioria dos judeus portugueses...verdadeiros.
,
Muitos dirão que nas últimas décadas ...tudo ...se modificou.
Muito se terá modificado c om as novas gerações,em liberdade e democracia.
Mas “muito” está longe de ser...tudo.
As atitudes dos verdadeiros judeus portugueses também se foram adaptando às novas realidades sociais envolventes.
Não menos,no respeitante aos marranos de Belmonte,com substancial apoio e auxílio por parte do Estado de Israel.
E,por muito que queiramos,alguns factos dificilmente se podem explanar dentro dos tão convenientes parâmetros do....político-intelectual...correto.
Algumas “arestas “ de muitos séculos formadas são difíceis de serem convenientemente esbatidas mesmo com esforços de “lado a lado”.

Um abraço do J.Belo

Anónimo disse...

João Schwarz (Paris), irmão do Pepito, filho de Clara, neto de Samuel, nosso grã-tabanqueiro, autor da página "Des gens intéressants".

http://www.desgensinteressants.org/

8 nov 2019 13h53


Seria formidável se no fim eles publicassem as palestras.

João