domingo, 7 de junho de 2020

Guiné 61/74 - P21052: Em busca de... (306): 1º Cabo Apontador de Metralhadora, nº 03122666, José Manuel Espínola Picanço, CART 1659 (Gadamael e Ganturé, 1967/68) (Mário Gaspar)


Guiné > Região de Tombali > Gadamael Porto > 1967 > Aquartelamento e tabanca em meados de 1967, no início da comissão da CART 1659.

Foto (e legenda): © Mário Gaspar (2013). Todos os direitos reservados. [Edião e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)


1. Mensagem, de 5 do corrente, do Mário Gaspar, ex-Fur Mil At Art, Minas e Armadilhas, CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68: 


Camarada Luís e Camarada Carlos

Vão aparecendo Camaradas da Companhia de Artilharia – CART 1659 (Zorba – “Os Homens não Morrem”. Um deles é o nosso 1º Cabo nº 03122666, José Manuel Espínola Picanço, Apontador de Metralhadora.

Curiosamente recordo o nome, mas não estou a ver a pessoa.

 Peço ao Picanço que me envie o seu E-mail, Morada e Telemóvel.

Por não recordar a pessoa, embora tenha verificado no meu livro “O Corredor da Morte” e na “História da Unidade” e é verdade o Picanço é Zorba.

A CART 1659 estava recheada de bons Militares – Extraordinários Mecânicos Auto, capazes de porem a funcionar algumas das dezenas de viaturas; Carpinteiros e até Pedreiros. A foto [acima] é bem demonstrativa das condições que tínhamos, no início da comissão.

Tudo era improvisado, não existia uma Loja de Esquina. De uma garrafa de cerveja fazíamos um copo; de uma outra garrafa de cerveja nascia um candeeiro; do barril de vinho inventava-se um banco, uma cadeira e até uma mesa. De um bidão fabricávamos tabuleiros para assar.

O nome do Aquartelamento era Gadamael Porto, mas nem sinais existiam de um Porto. Não foi a Engenharia que construiu o nosso Porto, fomos nós que nem sequer éramos engenheiros. Fabricámos o Forno para o fabrico do pão do Aquartelamento de Gandembel, obra do Soldado nº 00747866, António Manuel Magalhães Mendes Cerejo.

Capinou-se; tratámos de melhorar os abrigos; o arame farpado foi colocado mais à frente para termos melhor visibilidade.

Não falo de Guerra, sim do local onde nos mantivemos, e o que fizemos durante a Comissão. Tudo feito sem Horário de Trabalho. Bebíamos cerveja numa barraca e dormíamos, quando era possível, sempre atacados pelos mosquitos.

O camarada 1º Cabo José Picanço, Apontador de Metralhadora, é testemunha. A Zorba podia orgulhar-se não somente dos Apontadores de Metralhadora, Morteiro e Bazuca como de todos os Atiradores e Especialistas. A CART 1659 cumpriu.

Tenho imenso orgulho no Soldado Português, desde aquele que combateu em Angola, Guiné ou Moçambique. No período da Guerra Colonial mantivemos sempre o mesmo armamento e assistíamos ao avanço da tecnologia de armamento do PAIGC.

O Soldado Português possuía a força transmitida pela enxada de trabalho do nascer ao pôr do sol; força de pernas de se deslocar quilómetros sem conta a pé desde a sua Aldeia a povoações mais perto e estava habituado a sofrer.

Lembrar que fui Monitor no RI 14, em Viseu; dei Instrução de Minas e Armadilhas a uma Companhia e a Especialidade à CART 1659. Neste período tentava enganar a Tropa.

Cumpri na Guerra, até na APOIAR, o meu papel.

Um abraço
Mário Vitorino Gaspar

____________

Nota do editor:

Último poste da série >  7 de abril de 2020 > Guiné 61/74 - P20825: Em busca de... (305): Fur Mil Fotocine Júlio César Fragoso Pereira (Guiné, 1966/67) (Armando Pires, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2861)

1 comentário:

Picanco disse...

Ola Mario Gaspar, eu Jose Manuel Espinola Picanco, a indentificacao que fizeste sobre mim esta correta.Eu era O( ACORIANO)pertencia ao plutao do alferes Moreira. No ano 1970 encontrei alguns elementos da nossa companhia, em Lisboa inclindo o ex capitao Mansilha , 1971 imigrei para o Canada, onde resido atualmente, minha direcao e esta 13 Westgate Ave.Strathroy Ontario Canada, telefono. fixo 519-245-3440 telamovel 519-639-5104. Email luzense101@hotmail.com. Tambem tanho casa na ilha Graciosa Acores, costumo passar 4 ou 5 meses por ano, mas este ano devido a pedemia, nao devo la ir. Aqui fica um abraco deste ex combatente Zorbista,e fico sempre ao seu dispor........