terça-feira, 7 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20825: Em busca de... (305): Fur Mil Fotocine Júlio César Fragoso Pereira (Guiné, 1966/67) (Armando Pires, ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2861)

1. Mensagem do nosso camarada Armando Pires (ex-Fur Mil Enfermeiro da CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/70), com data de 6 de Abril de 2020:

Amigo e camarada Vinhal
Camarigos em geral

Venho pedir a vossa ajuda para encontrar contemporâneos de um camarada meu no Rádio Clube Português, infelizmente já desaparecido, e a cuja história de vida gostaríamos de acrescentar mais alguma coisa.
E foi Furriel Miliciano Fotocine, de nome completo Júlio César Fragoso Pereira, e esteve na Guiné em 66/67. Anexo uma foto sua, para ajudar na identificação.
Alô pessoal Fotocine.
Bora lá procurar os camaradas do Júlio (ou só Pereira? ou Júlio Pereira)

Um Alfa Bravo para todos
Armando Pires

O Fur Mil Fotocine Júlio César Fragoso Pereira (Guiné, 1966/67)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 4 de Abril de 2020 > Guiné 61/74 - P20813: Em busca de... (304): Do ex-1.º Cabo Américo Aflalo do Pel Mort 4580, em tempos morador em Alvalade (Carlos Vieira, ex-Fur Mil do Pel Mort 4580)

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Armando.
O Júlio César foi meu camarada em Aldeia Formosa. Foi lá colocado na sua especialidade de "Fotocine" aquando da Operação Mar Verde (assalto a Conacry).
Com ele aprendi a revelar fotografias, num velho ampliador "Drust".
A última vez que com ele contactei, já tinha regressado à metrópole. Morava em Queluz, na Rua Dr.Kaúlza de Arriaga, nº. 35-1º. Dtº. e também lhe cheguei a escrver para o R.C.P., Rua Sampaio e Pina,26.
Em 30.Dez.1970; 03.Mar.1971 e 14.Abr.1971 foram datas que trocamos correspondência. Após esta data deixei de obter resposta aos aerogramas!
Nas muitos documentos que mantenho com muito carinho, todos relacionados com a vida militar, guardo duas fotografias com ele e com outro camarada, também Furriel de Transmissões.
A foto que publicas, foi tirada na pista da "Aldeia", onde o "Nord-Atlas" nos levava correio e viveres frescos, uma vez por mês. Fazia lá escala e também aterrava em Nova Lamego. Curiosamente, essa fotografia foi tirada por mim! Tenho outra que ele me tirou a mim!... Porque foi a primeira vez que esse avião lá operou! Foi dia de festim!...
O Júlio César era muito estimado pelo Comandante Tenente Coronel Alexandrino Ferreira, conhecido carinhosamente por "Metro-e-Meio". Julgo saber que foi condecorado pelo General Spínola quando terminou a comissão. O João Paulo Diniz, responsável do programa "PIFAS" também foi camarada de nós dois!...
Para concluir, penso que cumpriu a missão na Guiné entre 1969 e 1971.
Um abraço do Álvaro Vasconcelos, telegrafista do STM (20 de Julho de 1970 a 17 de Agosto de 1972.

armando pires disse...

Muito Obrigado, Àlvaro Vasconcelos.
A foto que publiquei, juntamente com outras três tiradas no mês local, e vejo agora também de tua autoria, chegou às nossas mãos através de um camarada da Força Aérea, piloto, de nome Eduardo Aguiar.
Também foi ele que nos referenciou a presença do Júlio na Guiné em 66/67, anos que não achei ser possível, quer pela idade do Júlio, quer por ele me ter dito ter estado "presente" na Operação Mar Verde. Portanto, 69/71 é mais plausível.
O Júlio era um excelente profissional, um grande amigo e um grande colega de profissão.
Não admira que tivesse sido condecorado (embora nisso nunca me tivesse falado), dada a sua competência técnica e capacidade de trabalho. Ainda hei-de ir ao Arquivo Militar ler a sua folha de serviço.
Quanto à ausência de resposta aos aerogramas que lhe enviaste, talvez tenha coincidido com a altura da sua mudanças de residência.
Grato pela tua colaboração:
Vai um Alfa Bravo de amizade e camaradagem
armando pires