Date: quarta, 1/04/2020 à(s) 12:57
Subject: Uma diligência interrompida.Porquê?
Caro Luís Graça, bom dia.
Não me canso de repetir a qualidade do blogue que em boa hora criaste, e que visito todos os dias!
Como certamente te lembrarás, o excerto do Coronel Vaz Antunes (*) faz-nos recuar ao trágico momento que vivemos com a Paz Podre entre 70/71 com o assassinato à queima roupa dos nossos queridos majores, que não me saem do pensamento, como tendo sido uma cilada preparada por quem não queria a Paz!
Os políticos (e alguns militares) não souberam aproveitar a nossa presença para assim poderem preparar uma saída em grande, e o resultado está bem à vista, que alguns ainda hoje têm dificuldade em alcançar e entender.
Só mais uma nota: Aguardemos a chegada a bom porto do navio que tem a bordo os nossos camaradas que interromperam a volta ao Mundo! (**)
Vamos esperar que o Covid-69 ["lapsus linguae"..., o nosso camarada queria dizer "a Covid-19", doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2,] não nos separe por muito tempo! (***)
Um forte abraço para ti
António Fernando Rouqueiro Ramalho
____________
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 30 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20793: Notas de leitura (1277): O Coronel Vaz Antunes e as conversações com o PAIGC em Junho de 1973: muitas questões em aberto (Mário Beja Santos)
(*) Vd. poste de 30 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20793: Notas de leitura (1277): O Coronel Vaz Antunes e as conversações com o PAIGC em Junho de 1973: muitas questões em aberto (Mário Beja Santos)
(**) Vd. poste de 3 de abril de 2020 > Guiné 61/74 - P20808: Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira & António Graça de Abreu) (5): em navegação, no Oceano Índico, devendo atravessar o equador no dia 6, 2ª feira, de madrugada... mas sem a alegria da primeira vez
(***) Último poste da série > 2 de abril de 2020 > Guiné 61/74 - P20802: Prova de vida (3): Cá estou eu! (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS / BCAÇ 2845)
3 comentários:
António, sei que és um homem bem humorado, ou não fosses alentejano de Vila Fernando, tal como o teu primo Mário Fitas... Mas deixa-me dizer que adorei o teu "lapsus linguae", COVID-69 !... Já ouvi e li muita coisa sobre o "SARS-CoV-2": o "bicho", o "cornovírus", o "corno do vírus", o "covide"... Mas COVID-69, essa, está bem apanhada...
"Lapsus linguae", expressão latina que quer dizer "erro de língua". Acontece aos melhores...Diz-se das distrações que se cometem na linguagem falada..- Mas os psicalistas fazem outra leitura...
Enfim, tens direito... a "frase do dia (6/4/2020). Confinados em casa, temos que saber rir de nós próprios... Tal como fazíamos na guerra... Claro, sem baixar a guarda.
Obrigado por teres feito prova de vida...Luís
Os psicanalistas também chamam ao "lapsus linguae" um "ato falhado"... Usam um palavrão, erudito, "parapráxis"...
_______________
parapráxis | s. f.
pa·ra·prá·xis
(para- + grego prâksis, -eos, acção, transacção, negócio)
substantivo feminino
[Psicanálise] Engano verbal ou comportamental que pode revelar um conflito entre a intenção e o inconsciente. = ACTO FALHADO, PARAPRAXIA
"parapráxis", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/parapr%C3%A1xis [consultado em 07-04-2020].
António Ramalho
7 abril 2020 18:45
Caro Luís boa tarde.
Agradecido pela tua correcção, foi mesmo um lapsus linguae, espero que não se transforme em pandemia mas que se mantenha a "tradição"!...
Falei há dias com o Mário Fitas, estavam todos bem.
Tenho acompanhado a viagem de regresso dos nossos camaradas Constantino Ferreira e Graça de Abreu, pelos seus relatos, cá os esperamos para os abraçar na Tabanca da Linha, quanto mais breve possível.
Um fortíssimo abraço para ti e restantes membros da Tabanca.
Até breve.
António Fernando Rouqueiro Ramalho (757)
Enviar um comentário