terça-feira, 7 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20826: Boas Memórias da Minha Paz (José Ferreira da Silva) (4): Op. Sarrabulho (com o covidis por perto) - I Parte

1. Em mensagem do dia 1 de Abril de 2020, o nosso camarada José Ferreira da Silva (ex-Fur Mil Op Esp da CART 1689/BART 1913, , Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), enviou-nos mais uma Boa memória da sua paz, desta feita a Op. Sarrabulho.


BOAS MEMÓRIAS DA MINHA PAZ

4 - Op. Sarrabulho (com o covidis por perto) - I Parte


Diria que graças a uma sapiente, ponderada e realista gestão político-administrativa do nosso Bando, assente numa rigorosa e irrepreensível linha de quase 12 anos de experiência, todo um Mundo novo se abre diante do futuro aos seus membros. E ainda há tanto por ver e por fazer!!! Por exemplo, no caso desta Op Sarrabulho, voltámos a ultrapassar as expectativas.

Já tínhamos ido a muito lado, a muitos lugares bonitos e saboreado os mais apreciados petiscos da gastronomia portuguesa. Porém, agora é, para nós, notório que nos faltava comer o famoso arroz de sarrabulho com rojões. E, muito para além disso, faltava-nos conhecer melhor a famosa Vila de Ponte de Lima, a tal vila que não quer ser cidade.

Logo que terminada a Op. Lampreia, recheada de um rico programa cultural e, tendo presentes as nossas origens nortenhas, pensámos: porque não ir… mais além? O presidente alvitrou e o Ricardo logo complementou:
- Ó diabo, isso vinha mesmo a calhar, porque tenho lá um amigo e colega (jurídico) que também esteve na zona da Guiné e que, há muito tempo, me vem sugerindo uma visita.


O Camarada Manuel Pereira, foi Furriel na Ccaç 3547 “Os Répteis de Contubuel”, entre Março de 1972 e Junho de 1974. Passou por Madina Mandinga, Sonaco, Farabaca, Bambadinca e Galomaro.

Conforme combinado, o nosso Presidente foi estudar a sua sobrecarregada agenda e, uns dias mais tarde, ordenou a nossa apresentação, a fim de efectuarmos uma apurada inspecção in loco.
E foi assim que nos apetrechámos do equipamento adequado e passámos à acção.




Verificámos a comida, a loiça e os talheres e inspeccionámos tudo, até monumentos e estátuas. Tudo onde a malta gosta… de passar a mão, seja nos cornos ou no pirilau do touro, seja nas mamas ou no traseiro da camponesa.




Depois desse árduo trabalho, tivemos que provar o Sarrabulho, ali mesmo frente à Casa Encanada. Fomos bem servidos, mas o Ricardo, por já ter experimentado outra alternativa, levou-nos a estudar a possibilidade de irmos ao restaurante “O Sonho do Capitão”. Optámos por ir. O serviço também era bom e era muito espaçoso e mais barato. Pesou, também, muito na decisão o facto de ter um parque infantil, porque alguns dos Bandalhos andam mesmo a viver a chamada “segunda meninice”.


Como de costume, as inscrições para o convívio foram abertas atempadamente. Porém, verificámos rapidamente que a adesão desta vez seria menor. E, além disso, houve várias desistências. Sobraram 13 camaradas que, aparentemente indiferentes a superstições, assumiram a sua participação na Op Sarrabulho.

Com esse dia 11 chegou também alguma apreensão acrescida, dado o agravamento notório do tal novo coronavírus. Sem medos exagerados e sem alarmismos, os 13 Combatentes mostraram que ainda o são.
A polícia não deixava parar junto ao “Dragão”, local habitual da concentração. Assim, os carros encostaram só para a malta entrar. Como eu fui o último, só me calharam o José António e o Nelito.
Passei-lhes o frasco do álcool para lavarem as mãos, e avançámos.

Como o José António me olhava e ria descontraidamente, eu perguntei-lhe provocadoramente:
- Ó meu caralho, não me digas que foste aos fados e nos estás aqui a infectar?
Ele respondeu muito candidamente:
- Por acaso fui, mas nem me sentei. Aquilo estava tão cheio, que eu e outros ficámos de pé.
- Foda-se! – Digo-lhe eu. E eram só portugueses?
- Não, eram quase todos estrangeiros. E por acaso, fiz conversa com um simpático casal de chineses. Ela era tão gira, que fiquei embeiçado.

Para cúmulo, atendi um telefonema do meu genro Abel, a contar-me o estado emocional da minha filha Ana, que não conseguira demover-me da participação neste evento.
Como no tempo da guerra, numa de ultrapassar o medo e incutir a confiança aos camaradas, dei por mim a brincar com a situação.
A partir dali, procurei proteger-me ao máximo e, se fiquei infectado, procurei não infectar os outros, como se vê pela foto junta.


Pelas 11h00, tal como estava programado, lá estavam à porta da cadeia o anfitrião Manuel Pereira, acompanhado do Historiador, Dr. Nuno Abreu, dos Serviços de Turismo da Câmara Municipal de Ponte de Lima.


Logo ali, tivemos a primeira intervenção do Historiador, que nos esclareceu vários pormenores sobre a história Limiana.


Portugal ainda não era independente. Só o conseguiu a partir de 5 de Outubro de 1143. Foi a Condessa D. Teresa de Leão quem, na longínqua data de 4 de Março de 1125, outorgou carta de foral à vila, referindo-se à mesma como Terra de Ponte.
A Torre fazia a ligação, pela ponte, até à Igreja de Santo António da Torre Velha. A britagem de pedra para a sua construção começou a 8 de Março e o seu assentamento foi iniciado a 6 de Julho de 1359.

A Torre da Cadeia Velha, foi adaptada para prisão no século XVI (D. Manuel I). Actualmente alberga a Loja de Turismo

Libertos da cadeia, ali tirámos a foto da praxe, que serviu para controlo, e seguimos para a Avenida dos Plátanos


Na sequência do prolongamento entre os Terceiros e a Guia do cais submersível, a zona ribeirinha de Ponte de Lima viria a nascer, com as obras principais a decorrer de 1901 a 1903, a Avenida dos Plátanos, sucessora, mais crescida, da Avenida do Pomar.
Foi inaugurada a 8 de Outubro de 1901, com o nome de D. Luís Filipe, conforme decisão do executivo municipal, de 5 do mesmo mês, ao tomar conhecimento da visita que esse Príncipe, em viagem de recreio pelas províncias do Norte, faria a esta localidade.

E eis que nos apresentam a Ponte (Romano-Gótica); uma parte romana e outra medieval. Através desses tempos ancestrais, o leito do Rio Lima foi-se deslocando mais para a margem esquerda, deixando seca a parte da ponte romana, visível na sua margem direita.

O ex-libris de Ponte de Lima que, conjuntamente com o rio que banha a vila, deu o nome à localidade, é a sua ponte. Na realidade, é um conjunto formado por duas pontes: um troço medieval, de maior dimensão, que tem início na margem esquerda e se estende até à Igreja de Santo António da Torre Velha.
A ponte romana data provavelmente do século I, uma vez que foi nessa época que se procedeu à abertura do trajecto de uma das vias militares do antigo "Conventus Bracara Augustanus", que ligava Braga a Astorga, neste caso a Via XIX, mandada abrir pelo Imperador Augusto.
No que respeita à parte medieval, pese embora se possa recuar no tempo, pelo menos até aos reinados de D. Pedro I e de D. Fernando, por ligação directa à construção das muralhas e das torres que fortificavam a vila, obra terminada em 1370, ou até de D. Dinis, tendo em conta documentação que refere uma ponte, que também poderia, por aquela altura, ser de madeira, sabemos da sua existência no reinado de D. Manuel I, mais precisamente em 1504, por este monarca ter mandado fazer novo calcetamento e colocar merlões para decoração da ponte, pois já não se justificavam como opção defensiva e militar.

A ponte era parte integrante da principal Via Romana que partia de Braga, servia o noroeste peninsular e mais tarde o Caminho Português para Santiago de Compostela


Atravessámos a Ponte que dividia os bispados de Braga e de Pontevedra. Além da Igreja de Santo António da Torre Velha, existe também a capela do Anjo da Guarda ou Padrão de S. Miguel, mais junto ao rio.



No regresso ao centro da Vila, foi-nos contada a lenda do Rio do Esquecimento que está bem documentada com figuras, aparentando o exército romano de então.

Este é o título do tributo memorial para a legião romana localizado e comandado por Decius Junius Brutus, na margem esquerda do rio Lima, em 135 aC, onde as tropas se recusaram a atravessar o rio. A beleza do lugar, anteriormente conhecido como o rio Lethes, a lenda dizia que todo aquele que cruzasse o rio perderia a memória, esquecendo todas as suas lembranças.
Aos soldados romanos que se recusavam a atravessá-lo, o comandante romano atravessou a ponte e, depois, chamou cada um pelo seu nome e, dessa maneira, lhes provou que não era o rio do esquecimento.
Actualmente o rio dá nome a vila mais antiga de Portugal.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 de março de 2020 > Guiné 61/74 - P20779: Boas Memórias da Minha Paz (José Ferreira da Silva) (3): Op. Mogadouro II - Lançar um livro e não só - II Parte

Sem comentários: