sexta-feira, 31 de julho de 2020

Guiné 61/74 - P21213: Os nossos regressos (38): Comando e CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70): uma longa viagem de nove dias, no velhinho T/T Carvalho Araújo, de 16 a 26 de junho de 1970, com um dia no Funchal (Fotos: Otacílio Luz Henriques)


Foto nº 436  > Viagem de regresso Bissau - Lisboa > T/T Carvalho Araújo > Ao largo, c. 16-26 de junho de 1970 > O 1º cabo bate-chapas Otacílio Luz Henriques


Foto nº 405 > Guiné > Bissau > T/T Carvalho Araújo > Partida: 16 de junho de 1970


Foto nº 438 > T/T Carvalho Araújo >  Ao largo, c.  16-26 de junho de 1970 > O navio estava já em fim de vida...


Foto nº 419 > Guiné > Bissau > T/T Carvalho Araújo > Partida: 16 de junho de 1970. O navio 'engalanado'... Regressa casa,vivo e são, era o maior ronco...


Foto nº 434  > T/T Carvalho Araújo >  CCS/BCAÇ 2852 > Ao largo, c.  16-26 de junho de 1970 > Um camarada do 1º cabo Otacílio Luz Henriques, em primeiro plano, a fumar um cigarro, debruçado sobre a amurada do navio.


Foto nº 421 >  T/T Carvalho Araújo > Temos dúvida se ainda está no cais de Bissau, em16 de junho de 1970, ou já está atracado no porto do Funchal...


Foto nº 410 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 > Baía do Funchal > c. 16-26 de junho de 1970


Foto nº 423 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 >  Baía do Funchal > c. 16-26 de junho de 1970


Foto nº 431 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 > Baía do Funchal > c. 16-26 de junho de 1970 > Parece  er a zona da Barreirinha (hje, da "noite funchalense").. À direita, a zona do Lazareto.


Foto nº 437 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 > Baía do Funchal > c. 16-26 de junho de 1970 >  O núcleo histórico do Fnchal, com a marina, o Forte de São Tiago, etc,


 Foto nº 426 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 > Viagem Bissau - Lisboa > Passeio  pelo interior da ilha > c. 16-26 de junho de 1970 > Hotel ?


 Foto nº 425 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 > Viagem Bissau - Lisboa > Passeio  pelo interior da ilha > c. 16-26 de junho de 1970 > Em primeiro plano o 1º cabo Otacílio Luz Henriques, em segundo plano a cidade e, ao fundo, à direita,  a baía do Funchal


Foto nº 414 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 > Viagem Bissau - Lisboa > Passeio  pelo interior da ilha > c. 16-26 de junho de 1970  > Ao  fumdo, à esquerda, parece ser a zona do Lido.


Foto nº 426 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 > Viagem Bissau - Lisboa > Passeio pelo interior da ilha > c. 16-26 de junho de 1970 > Em primeiro, a igreka que se vê, com duas torres, parece ser a de Santo António, segundo o nosso coeditor Carlos Vinhal.


Foto nº 407 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 > Viagem Bissau - Lisboa > Passeio pelo interior da ilha > c. 16-26 de junho de 1970 > Vista da baía do Funchal, ao fundo à esquerda, a ponta do Garaju.


Foto nº 441 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 > Viagem Bissau - Lisboa > Passeio pelo interior da ilha > c. 16-26 de junho de 1970


Foto nº 404 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo > BCAÇ 2852 > Viagem Bissau - Lisboa > Passeio pelo interior da ilha > c. 16-26 de junho de 1970


Foto nº 415  > Madeira >  T/T Carvalho Araújo >  BCAÇ 2852 > Viagem Bissau - Lisboa >  Funchal  > c. 16-26 de junho de 1970 >  Estádio dos Barreiros, hoje estádio do Marítimo... Foi inaugurado em 1957..(E remodelao em 2009.)


Foto nº  432 > Madeira >  T/T Carvalho Araújo >  BCAÇ 2852 > Viagem Bissau - Lisboa >  Funchal  > c. 16.26 de junho de 1970 >  A Igreja de São Martinho 

Fotos: © Otacílio Luz Henriques (2013). Todos os direitos reservados. (Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)


1. Já aqui publicámos, em tempos, bastantes fotos do álbum do Otacílio Luz Henriques, ex-1º cabo bate-chapas, do pelotão de manutenção comandado pelo alf mil Ismael Augusto, CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70), e também viola baixo do conjunto musical "Os Bambas D' Incas" de que faziam parte, ainda, o José Maria de Sousa [, Ferreira], soldado do pelotão de intendência de Bambadinca (viola solo),   e os primeiros cabos, todos da CCS,  o Tony ("cantor romântico", vocalista), o Peixoto (bateria) e o Serafim (viola ritmo). 

No Pelotão de Manutenção, constituído por 32 militares, havia, além do comandante, o alf mil  oficial de manutenção Ismael Augusto (. membro da nossa Tabanca Grande), um 2º srgt mecânico auto (o Daniel), um fur mil mec auto (o Herculano José Duarte Coelho), dois 1ºs cabos mec auto (João de Matos Alexandre e António Luis S. Serafim), mais três soldados mec auto (Amável Rodrigues Martins, Rodrigo Leite Sousa Osório e Virgílio Correia dos Santos)...

O pelotão tinha  ainda um 1º cabo bate-chapas (o Otacílio Luz Henriques, mais conhecido por "Chapinhas"), um correeiro estofador (1º cabo Norberto Xavier da Silva) e ainda um mecânico electro auto (1º cabo Vieira João Ferraz). Os restantes dezanove elementos do pelotão eram condutores auto: primeiros cabos (2) e soldados (17)...


T/T Carvalho Araújo
2. Para comemorar os 50 anos do regresso do Comando e CCS/BCAÇ 2852, mais a CCAÇ 2404 (um das 3 unidades de quadrícula do batalhão), no T/T Carvalho Araújo, com partida de Bissau em 16 de junho de 1970 e chegada a Lisboa a 26, vamos publicar mais umas fotos do álbum do "Chapinhas". 

São imagens de "slides", digitalizados, mas de qualidade variável. Selecionámos as melhorzinhas, sendo a maior parte do Funchal e arredores. Têm algum interesse documental.

O navio ficou um dia no Funchal, o que permitiu que alguns militares, em grupo, alugassem  táxis e fossem dar uma voltinha pela ilha. Foi o caso do Otacílio, que tirou "slides" de algumas paisagens. Mas o álbum não traz legendas e a numeração não é exatamente cronológica, tem a ver a com a ordem da digitalização... Guardámos apenas os três últimos dígitos para identificar as imagens.

Alguns dos nossos leitores poderão ajudar-nos a completar as legendas, a começar pelo coeditor Carlos Vinhal, que pertenceu a uma companhia madeirense, a CART 2732, mobilizada pelo BAG 2, sita no Pico de S. Martinho, no Funchal. (E que partiu para o TO da Guiné a partir do cais do porto do Funchal.)

Muitos de nós, no regresso, fizemos estas voltinhas, nalgumas escassas horas. Cinquenta anos depois a Madeira está bastante diferente, seguramente tem muito mais cimento... Mas continua a ser a  "pérola do Atlântico"...

O T/T Carvalho Araújo levou 9 dias a fazer uma viagem de cinco dias, em condições normais. Segundo o comandante da CCS/BCAÇ 2852, o alf mil trms Fernando Calado, o navio esteve parado em alto mar mais um dia, por causa de um tufão.

Incrivelmente, dou conta de que o Otacílio ainda não é membro da Tabanca Grande; fiquei à espera, estes anos todos, do seu endereço de email e de uma foto atual... Nem sei se ele visita o nosso blogue. Alguém me disse que andava entretido com um monte alentejano que tinha comprado... Vou reparar esta injustiça: O Otacílio Luz Henriques tem 14 referências no nosso blogue. Um alfabravo fraterno para ele, se nos ler...


Foto nº 516 > Viagem de regresso Bissau - Lisboa > T/T Carvalho Araújo >  BCAÇ 2852 > Ao largo, c.  16-26 de junho de 1970 > Aproximação ao continente, se não erro.


Foto nº 513 > Viagem de regresso Bissau - Lisboa > T/T Carvalho Araújo >  BCAÇ 2852 > Estuário do Tejo (?)  > Chegada a 26 de junho de 1970 


Foto nº 520 > Viagem de regresso Bissau - Lisboa > BCAÇ 2852 > T/T Carvalho Araújo > Estuário do Tejo >  Ponte Salazar e Monumento de Cristo Rei > Chegada a 26 de junho de 1970.

Fotos: © Otacílio Luz Henriques (2013). Todos os direitos reservados. (Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)
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Nota do editor:

Último poste da série > 29 de julho de 2020 > Guiné 61/74 - P21208: Os nossos regressos (38): O pessoal do Comando e CCS/BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968 / 70) chegou a Lisboa, no T/T Carvalho Araújo, a 26 de junho de 1970 (Fernando Calado)

9 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Comentando estas imagens do nosso Chapinhas... que vou integrar na Tabanca Grande, já que ele é um "contribuinte líquido" do nosso bkogue.

É evidente que os "slides" estavam mal tratados, estavam sujos, etc. A digitilzação também foi mal feita...Mas consegui safar estas imangens de um lote de muitas e muitas centenas, algumas aqui j+a publicadas...

E eu acho que estas imagens do regresso, com passagem pela Madeira merecem alguns cmentários dos nossos leitores... Eu sei que já estamos velhos, cansados e saturados... Eu, pelo menos, estou...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Foto nº 436: fico na dúvida se é o Chapinhas... O fotógrafo era ele, logo este cabo deve ser um camarada do pelotão de manutenção...Quem ? ,,, Mas a umage vale por si: a camisa desabotoada dá-nps uma ideia do calor húmido e asfixiante a bordo da "lata velha ambulante" que era o Carvalho Araújo.

Tamb+em gosto das umagens nºs 410 (, repare.se naquela mão, segurando um cigarr, na amurada do navio, ao canto inferior esquerdo), com a ilha a aproximar-se,com um céu de chumbo... E gosto da bº 434: também confundi, inicialmente, a figura com o Otacílio...

O que é um homem pensa, no regresso da guerra ? Alguns dos nossos camaradas, e até casados, traziam alguns problemas de saúde que os preocupavam...



Valdemar Silva disse...

Conheci, ou melhor dizendo a rapaziada da CART 2479 (CART11) conheceu a Madeira, sendo avistada e depois mais próximo, ainda era de noite. Com a iluminação da cidade do Funchal e as milhares de luzes ilha acima, parecia um presépio gigantesco.
O "Timor" fez escala na ilha, para 'meter' mais tropa com destino à Guiné. Não tenho a certeza, mas julgo que não fomos autorizados a sair para o Funchal, e todos estavam a precisar que devido ao enjoo ninguém comia como deve ser.
Quanto ao velhinho "Carvalho Araújo", ainda não tinha sido a última viagem, visto que em 20 de Julho de 1970 estava a chegar outra vez a Bissau com mais tropa para a guerra.

Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Eu nunca tinha visto uma ilha, a não ser as Berlengas, ao pé de casa. Na viagem de regresso, da Guiné, em Março de 71, no Uíge, fomos a casa do José Sousa, furriel, bom amigo e camarada da Ccac 12. Morava na íngreme Rua do Comboio! E tinha um bando de manos e sobretudo manas que nos receberam como só os madeirenses sabem receber. Depois disso voltei lá diversas vezes em trabalho e em lazer. Terra de encanto. LG

Carlos Vinhal disse...

Sujeito a confirmação por pessoas que tenham ido à Madeira mais vezes do que eu:
Foto 404 - Monte. No próximo dia 15 faz 3 anos que se deu a queda de uma árvore que matou 13 peregrinos.
414 - Parece a baía de Machico
426 - Igreja de Santo António

A Madeira está irreconhecível tal o desenvolvimento que teve a partir de 1974. Vias rápidas a furarem as montanhas que tornaram perto o que dantes parecia longe face às perigosas estradas que rodeavam a ilha. Lembro-me de ter ido a pé duas vezes, desde S. Martinho até ao Caniçal, uma no fim da especialidade dos nossos rapazes e outra no IAO, feitas por túneis sem iluminação. Hoje vai-se a S. Vicente (parte norte) em minutos, antigamente era uma aventura que demorava horas.
Carlos Vinhal

Fernando Gouveia disse...

Sem consultar os meus arquivos atrevo-me a dizer que foi nessa data e nesse Carvalho de Araújo que regressei da Guiné. Na Madeira, com marcação ainda do barco, recordo que fui ao Alto do Serrado apreciar o Curral das Freiras 700 metros mais a baixo.
Abraços
Fernando Gouveia

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Carlos, vendo melhor e com auxílio do Google maps e do meu filho, que tem uma filha madeirense..., na foto nº 423 decortna-se a ponta do Garajau, one se ergue o monumento ao Cristi Rei que é de 1927...

Na nº 431, parece ser a zona da Barreirinha / Lazareto. A nº 414 pode ser uma vista do Lido (irreconhecível, hoje). Com o navio a aproximar-se, a nº 437 só pdoe ser a do centro do Funchal: marina, forte de São Tiago, . etc.

Saudações madeirenses... LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Sobre a Ponta do Garajau, onde já não vou há 30 anos, leio o seguinte na Wikipédia:


A Ponta do Garajau é um promontório situado na costa sul da ilha da Madeira,[1] na freguesia do Caniço, concelho de Santa Cruz, a cerca de 8 km a leste do centro da cidade do Funchal. (...)

Aquela ponta marca o extremo leste da "baía do Funchal", oferecendo vistas panorâmicas de uma grande beleza cénica. (...)

A Ponta do Garajau é conhecida pelo Cristo Rei da Ponta do Garajau, uma estátua do Cristo Rei, voltada para o mar e de braços abertos que a encima, monumento que constitui uma das mais conhecidas marcas arquitetónicas da costa sul madeirense.

A Ponta, conhecida dos britânicos por 'Brazen Head', serviu até à década de 1770 para o lançamento ao mar dos restos mortais dos residentes britânicos e de outras nacionalidade que não eram católicos romanos e faleciam na ilha. Apenas naquela década foi construído um cemitério protestante britânico, cessando aquele costume bárbaro. (...)

Na parte alta do promontório existiu um posto de vigia destinado a localizar baleias e cachalotes para baleação e na sua base, no sítio designado por Calhau do Garajau funcionou uma estação baleeira, com traiois destinados a aproveitar a gordura dos animais que eram caçados e rebocados para o local.

Hoje o local é coroado por um trilho pedonal e miradouro, sendo um dos mais interessantes pontos turísticos da ilha e um excelente local para observar aves marinhas. A Ponta está ligada à Praia do Garajau, situada numa pequena fajã existente na sua base leste, por um teleférico denominado Teleférico do Garajau (com 0,4 km de extensão).(...)


https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponta_do_Garajau

Hélder Valério disse...

Aqui vou fazer também alguns pequenos comentários.

O primeiro é para tentar perceber qual a parte em que o nosso prezado Editor Luís Graça, que diz que "Eu sei que já estamos velhos, cansados e saturados... Eu, pelo menos, estou...", se enquadra ao confessar estar... se "velho", se "cansado", se "saturado", ou então alguma mistura destas coisas.
É certo que todos nós já não vamos para novos... por isso essa coisas de "velho", não cola!
Cansado... acredito. São muitas coisas a tratar e a cuidar e o tempo e a energia já não dão para tudo. Mas aqui cabe sempre lembrar um poema dum alemão chamado Bertold "qualquer coisa" que começa assim "Ouvimos dizer que estás cansado..." e depois vai referindo umas quantas coisas no sentido de apelar ao "renascimento" das vontades.
Saturado... também acredito! E há boas razões para isso, a começar pelas vontades de implicação de alguns que por vezes surgem e que, sem qualquer razão intrínseca, a não ser a que os autores dessas implicações/provocações apostam em fazer, vão criando animosidades perfeitamente desnecessárias.
Ficam as dúvidas.

Quanto ao Funchal e à Madeira só lá fui pela 1ª vez em Junho de 1987 quando integrei a comitiva do CNS (Clube Naval Setubalense) que participou no 1º Grande Prémio Internacional de Natação da Cidade do Funchal. Depois disso já lá fui (quase todas em serviço) um dúzia de vezes.

Relativamente ao "Carvalho Araújo", o tal transporte de gado entre ilhas e que foi convertido em TT (transporte de tropas) já por aqui tantas vezes referido, tenho ideia que foi "abatido ao serviço" ainda antes do fim dos conflitos. Sei que em 10 de Novembro de 1970 levou mais uma fornada de militares para a Guiné (entre os quais 4 camaradas meus TSF em rendição individual) numa viagem atribulada (mais uma) em que se falou em "fogo a bordo" mas pode ter sido referência a algum outro episódio anterior. Regressou depois a Lisboa e talvez tenha feito mais alguma outra viagem mas não sei precisar.

Hélder Sousa