terça-feira, 28 de julho de 2020

Guiné 61/74 - P21204: (Ex)citações (362): "O que vemos não é o que vemos mas sim o que somos" (Bernardo Soares / Fernando Pessoa, com o 'colon' António Rosinha e o 'luso-sami' José Belo, a assinarem por baixo)



Guiné > Bissau > c. 1960/70 > Vista aérea de Bissau. Ao centro, o Palácio do Governo e a Praça do Império. Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 118". (Edição Foto Serra, C.P. 239 Bissau. Impresso em Portugal, Imprimarte - Publicações e Artes Gráficas, SARL).

Bilhetes postais da coleção do nosso camarada Agostinho Gaspar / Digitalização, legenda e edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Luís Graça & Camaradas da Guiné (2010)



1. Comentários ao poste P21199 (*)



(i) Antº Rosinha [, foto à esquerda,]:

A tropa portuguesa via o desenvolvimento das cidades de uma maneira, o PAIGC via de outra maneira.

Então o caso de Dacar ser melhor que Bissau, era coisa que eles nem ambicionavam imitar porque para eles era Conacri o bom, pois era o Sekou [Touré] que mandava, em Dacar eram os franceses que continuavam a pôr e dispor, uma vergonha.

E quem pensa que a Guiné estava muito atrasada, não conheceu em Angola territórios do tamanho da Guiné, que eram atravessados por uma ou duas picadas onde podia haver um ou dois chefes de posto e um administrador e 4 ou 5 comerciantres de permuta. (Por exemplo, em 1966, Cuando Cubango).

Em Moçambique nunca lá pus os pés, tenho pena, diziam que estava muito mais desenvolvido a imitar os ingleses que os rodeavam. (Ponto de vista de colon, o que era bom para branco ver.)

Mas uma coisa é certa:  o PAIGC e os outros movimentos onde imperavam os "estudantes do império", eles não queriam saber, antes pelo contrário, de qualquer benefício vindo de Portugal, quer na educação, na agricultura ou industria..., "
porque eles queriam fazer tudo à maneira deles".
Então fazer doutores e engenheiros era o que menos os preocupava, pois tinham promessas de bolsas de estudo do mundo inteiro (,toda a Europa de esquerda e o Leste) que lhe iam inundar o país de doutores e engenheiros.

E foi exactamente o que aconteceu.

Agora, desenvolver as cidades africanas, de que maneira (Europeia? Asiática? Árabe?...), quando as ajudas, os conselheiros e os projectos vêm de onde calha?!

O melhor para a Guiné ainda era à maneira portuguesa ou cabo-verdeana, mas isso era impossível, as rédeas ficaram à solta, com aquele tipo de 25 de Abril... Com o 24 de Setembro o PAIGC ainda se aguentou, depois perdeu a cabeça.

Mas Bissau era uma cidade porreirinha, os guineenses, o povo, gostavam, apreciavam muito a Bissau portuguesa.

Havia um jardim no Alto Crim, onde hoje está a Assembleia da República, jardim lindíssimo, com guardas e jardineiros, em que, a mando de Luís Cabral, eu, moi, a Tecnil,  mandei avançar um bulldozer... Isto em 1980,  e vi, desde jovens que estudavam lá nos bancos à sombra das árvores até velhotes que lá descansavam, tudo revoltado... Mas, passados umas semanas,  o Luís foi-se.

Eu penso que,  pelo povo,  se lhe perguntassem sobre as estátuas... Sei não!

Só que o povo perdeu a voz.
 
Antº Rosinha
(ii) José Belo  [, foto à direita,]
Os comentários de António Rosinha merecem sempre leitura atenta.

A História como resultado de dinâmicas em entrechoques sempre dramáticos para os apanhados nos seus “redemoinhos”.
Os colonos, e mais ainda os europeus nascidos em África, foram os que acabaram por sentir na carne todo um virar da página deste capítulo dramático.
Capítulo, para uns substituído por novos valores humanos, julgados universais pelos mais ingênuos. Para outros, por ideologias “transformativas”, sempre tão relativas na prática e principalmente no tempo.
A maioria de ambos os grupos têm uma característica comum: Olham a África desde longe.

Por muito profundos e sinceros nos seus valores humanos, nas suas criativas leituras políticas das situações, fazem-no sempre.... de fora!
Mesmo os especialistas em questões africanas , como muitos de nós nos julgamos por lá termos passado 24 meses das nossas vidas, acabam por olhar estas realidades também... de fora!
Sendo indiscutível que por lá estivemos, não devemos esquecer que as condições da “visita” em nada eram normais. Existia uma situação de guerra envolvente, destrutiva de todo o tecido social das sociedades onde estávamos (provisoriamente) inseridos.
Os olhos de António Rosinha viram, sentiram, experimentaram as realidades, desde “ângulos” fora do arame farpado que separava (!) quartéis e populações. "Nuances" quase imperceptíveis às olhadelas rápidas e provisórias.
Daí haver sempre algo que se pode ler em muitas das entrelinhas do que o António Rosinha escreve. E ele sabe sempre levar-nos de forma subtil por caminhos inesperados.
Algumas das conclusões são como duras pedras!

Mas o António Rosinha...NÃO ATIRA estas pedras.  Procura antes construir com elas o edifício de uma realidade por ele experimentada.

E acabamos por cair nas verdades do poeta de alguns favorito: “O que vemos não é o que vemos mas sim o que somos “ [Bernardo Soares / Fernando Pessoa]. (**)

Um abraço do J.Belo
______________
Notas do editor: 

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Por certo alguns dos nossos leitores conhecem "O Papalagui: Discursos de Tuiavii Chefe de Tribo de Tiavéa nos Mares do Sul", de Tuiavii de Tiavea; Tradução: Luiza Neto Jorge; Ilustração: Joost Swarte; edição: Antígona, dezembro de 2009 ‧ isbn: 9789726080343.

É, resto, um livro recomendado pelo programa LER+ Plano Nacional de Leitura. Ilustra admiravelmente esse pensamento do nosso Bernardo Soares / Fernando Pessoa, "O que vemos não é o que vemos mas sim o que somos"...E nós somos, todos,"etnocêntricos"...


SINOPSE
O "Papalagui" - ou seja o Branco, o Senhor - é este o nome dados aos discursos do chefe de tribo de Tuiavii de Tiavéa, nos mares do Sul.
Tuiavii nunca teve intenção de publicar esses discursos na Europa, nem sequer de os mandar imprimir; destinavam-se unicamente aos seus compatriotas polinésios. Se eu, apesar disso, transmito aos leitores europeus os discursos desse indígena, sem que ele o saiba e certamente contra sua vontade, é porque estou convencido de que nos vale a pena, a nós, homens brancos e esclarecidos, ter conhecimento do modo como um indivíduo ainda intimamente ligado à natureza nos vê a nós e à nossa cultura. Através dos seus olhos descobrimos a nossa própria imagem, e isso com uma simplicidade que já perdemos. Os leitores particularmente fanáticos da nossa civilização irão decerto achar a sua maneira ver ingénua, e até mesmo pueril, ou parva; no entanto, mais do que uma frase de Tuiavii deixará pensativo o leitor mais modesto, pois a sabedoria de Tuiavii não emana de um saber erudito, mas é mais uma inocência de fonte divina."
Erich Scheurmann, Intodução

Anónimo disse...

E onde estão hoje esses doutores e engenheiros formados no Leste, com bolsas dos partidos irmãos, desertaram para outras paragens (Portugal, França, Senegal)? e deixaram cair a Guiné-Bissau na cauda dos países mais pobres do Mundo e refém do narco-tráfico!? Quem te salvará!
Albertino Ferreira

Anónimo disse...

“...... é mais uma inocência de fonte divina “.


O rapaz Erich Scheurmann certamente que se está a referir a mim.
Abusivamente.
Muito abusivamente !

(Lá vou ter que voltar a ler o velho amigo...Vade Mecum)

J.Belo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O José Belo ,simples Lapão das Renas,em epitáfio amigo.


Encontrei-te mais uma vez,em inesperada conversa com um “conhecido” comum que vive nos Estados Unidos.
Conhecido comum que,por razões de trabalho,acabou por “tropeçar” na América numa empresa de imobiliários que por lá prospera em vários Estados.
Empresa com origem e grandes actividades na Escandinávia.
Quantos saberão que o nosso lapão das renas muito tem a ver com ela!
Muito fica pelo meio quando ,a modos do Belo,se joga sempre com o baralho de cartas bem apertado contra o peito.

Manuel Teixeira.

Anónimo disse...

Senhor Manuel Teixeira

Para me pedir dinheiro emprestado este é local totalmente....errado!

J.Belo

Tabanca Grande Luís Graça disse...

José: esse "Manuel Teixeira" cheira-me a "provocador"... Não, não é membro da nossa Tabanca Grande, mas pode ser um anigo da onça, isto é, "amigo do Facebook"...

Se é esse que eu penso, tenho ideia que em tempos retirei-o da lista dos amigos da Tabanca Grande Luís Graça...

Este espaço é não foi criado devassas da vida privada de cada de um de nós, camaradas da Guiné, muito menos insinuações ou perseguições... O "ciberbulling" é, de resto, crime...

Sabes que a mentalidade "inquisitorial" e "pidesca" sobreviveu em Portugal à extinção do Santo Ofício (em 1821) e à extinção da PIDE/ DGS (em 1974).

Cuida-te, um abração, Luís...

PS - Praftaseando o Voltaire, "que Deus me proteja dos meus amigos, que dos inimigos cuido eu.“