Date: segunda, 28/12/2020 à(s) 16:00
Subject: CoBrA: Operação Goa
Boa tarde,
Antes de mais, espero que tenham tido um bom natal.
Neste preciso momento, eu e o meu parceiro criativo (Daniel Maia – https://danielmaia-art.blogspot.com/) estamos na fase de pré-produção de uma novela gráfica sobre a Invasão Indiana de Goa de 1961 - https://cobraop.com/
Junta-se sinopse [Anexo A] mais exemplo de página já desenhada [Anexo B] e gostaríamos de adicionar testemunhos de pessoas que tenham vivido a situação "na pele" [Anexo C].
Eu já me socorri imensas vezes do vosso blogue para fazer pesquisas, incluindo a invasão de 1961, operação Mar Verde, etc., e gostaria de saber se era possível fazer-se um post a solicitar testemunhos (diretrizes em Anexo C) sobre a Invasão de Goa.
Alguns desses testemunhos seriam posteriormente incluídos no livro como material de apoio e contexto. O fator humano faz com que o publico sinta a história de uma forma mais vivida, real.
Como eu não sou militar, nem participei na Guerra Colonial, assumi que não podia seu eu próprio a fazer tal post. Posso solicitar a vossa assistência por favor?
Fico, desde já, grato pela vossa atenção. Se precisarem de mais esclarecimentos, coloco-me a disposição para vos enviar mais informação ou fazer um zoom/WhatsApp.
Com os melhores cumprimentos,
Marco Calhorda
1. Nome__________________________________________________
2. Contexto pessoal na altura (idade/morada/atividade profissional)______
3. O que se lembra e como viveu a invasão de Goa?___________________
__________
Nota do editor:
Último poste da série > 28 de outubro de 2020 > Guiné 61/74 - P21490: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (77): Memoriais Militares: obrigado pelo apoio da Tabanca Grande... Mas, atenção, o que procuro são as marcas, deixadas nos diferentes territórios ultramarinos pelas unidades que por lá passaram, e não monumentos aos combatentes da guerra do ultramar, erigidos nas nossas vilas e cidades (Serra Vaz, ex-fur mil inf / op esp, CCAÇ 2335, Angola, 1968 / 70)
8 comentários:
Marco: boa noite.
Aqui tem o nosso contributo para o "making of" da vosso novo álbum. Felcito-vos pela ideia, tanto mais que se debruça sobre uma parte da guerra colonial e do processo de descolonização ainda mal conhecida da grande maioria dos portuguesesa.
Posso pô-lo em contacto com dois ex-prisioneiros de guerra, que vivem na Lourinhã, um deles meu parente, o Luís Maçarico (. O outro é o Joaquim Isidoro dos Santos.) Têm contactos com a respectiva Associação e com outros prisioneiros, ainda estão com boas cabeças.
Só na Lourinhã (a 70 km a norte de Lisboa) houve 13 prisioneiros das tropas indianas. Mas não sei quantos estão vivos. O meu camarada Carlos Silvério pode ajudá-lo a contactar o Luís Maçarico: são vizinhos.
Se quiser, também posso fornecer-lhe os nºs de telemóvel de um e do outro. Para já, dou conhecimento destas diligências ao Carlos Silvério (, ex-combatente na Guiné, vive em Ribamar, Lourinhã).
Veja aqui este poste já antigo:
SEXTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2012
Guiné 63/74 - P9405: Efemérides (84): Luís Filipe Maçarico e Joaquim Isidoro dos Santos, dois bravos da Lourinhã, que ficaram prisioneiros das tropas indianas em 19 de dezembro de 1961
https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2012/01/guine-6374-p9405-efemerides-63-luis.html
Disponha. O nosso blogue também há tempos inspirou e ajudou o vosso colega da BD, o Filipe Melo.
Um melhor ano de 2021 para vocês e nossa BD.
Luís Graça
Recomendações breves:
1. "A Queda da Índia Portuguesa- Crónica da Invasão e do Cativeiro", obra da autoria do já falecido Coronel de Cavalaria Carlos Alexandre de Morais, que viveu as operações militares e foi prisioneiro de guerra. Documento essencial para ficar bem informado sobre a Invasão de Goa, Damão e Diu e do meio ano de cativeiro nos campos de concentração indianos.
2. "Revisitar Goa, Damão e Diu", obra editada pela Liga dos Combatentes que regista intervenções e debate decorridos na Gulbenkian em 2006. Intervieram civis ligados à História e à Política bem como militares testemunhas vivas da invasão e dos campos de concentração.
Morais Silva
Morais Silva, seguarmente são duas excelentes referências para os nossos jovens autores da obra em curso, "CoBrA: operação Goa"...
No próximo 2021, estarão transcorridos 60 anos: refiro-me ao início da guerra colonial / guerra do ultramar... que não foi só "guerra de África", como dizem hoje os nossos cadetes, ignorando ou escamoteando os dolorosos acontecimentos ocorridos naquela que foi, durante séculos, a nossa "joia da Coroa", a Índia Portuguesa, a par do Brasil...
Tinha em tempos tomado umas notas de um livro sobre a Índia, mas é o livro referido oelo Cor, Morais Silva.
A Associação dos Prisioneiros funciona junto da Liga - Direção Central.
Há exemplares na Biblioteca Nacional e nas Bibliotecas de Lisboa.
Não sei de onde são os autores, mas é provável que existam exemplares pelas diversas bibliotecas do país.
Gostaria de expressar a minha gratidão pela vossa ajuda. Assim que tiver oportunidade, vou ver como consigo obter/consultar as obras gentilmente mencionas pelo Professor Morais da Silva. Votos de um feliz 2021.
Marco Calhorda
30 dez 2020 10:15 dia
Muito obrigado pelo post, acabei de ver que já tenho duas respostas. Se me pudesse passar os tais telemóveis ficaria muito agradecido.
Votos de um feliz fim de ano e, mais importante, um feliz 2021.
Cumprimentos,
Marco Calhorda
... outros contributos >
http://ultramar.terraweb.biz/EstadodaIndia.htm
Obrigado, estas fontes sao muito interessantes.
Enviar um comentário