sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Guiné 61/74 - P21721: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (122): Notícias do blogue no ano de 2050, por Jorge Cabral


Capa do livro de Jorge Cabral, "Estórias Cabralianas", vol I. 
Lisboa: Ed José Almendra, 2020, 144 pp. (Preço de capa: 10 €).

1. Amigos e camaradas, nada como começar o ano de 2021, dando um salto para 2050, antecipando as notícias. Nessa altura, já poderemos fazer viagens tanto ao passado como ao futuro.  

Felizmente,  alguns de nós ainda não morreram de Alhzeimer em 2050. E mesmo os que entretanto foram morrendo (, desta e doutras doenças crónicas degenerativas),  vivem agora num condomínio de luxo lá no Olimpo  dos combatentes, e podem manter uma janela aberta sobre a terra... Sempre distraem a vista...

Dos que ainda andam, cá em baixo, no planeta azul, em 2050, conservando o seu saudável sentido de humor  (, que é o que lhe resta, depois de lhe terem tirado tudo),  é o nosso  "alfero Cabral". Lembram-se dele em 1969/71, o régulo de Fá Mandinga e de Missirá, na antiga Guiné, que fez parte do glorioso império colonial português  ?!...  

Pois, fomos apanhá-lo, 80 anos depois, sempre igual a ele próprio,  ou pelo menos uma cópia perfeita, se não mesmo até melhor do que o original. Vale a pena escutá-lo. 

Para quem, em 2021, continua a caminhar na perigosa picada da vida, cheias de minas e armadilhas, que são os km 70 em diante, é um motivo de alento encontrar um ex-camarada de armas em 2050, sociologicamente classificado como UPV (com prazo de validade completamente ultrapassado), mas espantosamente  lúcido e translúcido. 

Gostei de o ouvir, em 2050, a dar-nos notícias do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné e dos Encontros Nacionais da Tabanca Grande, agora virtuais.  

Sinceramente, foi a melhor notícia que até agora recebi nas primeiras horas do Novo Ano de 2021, depois, claro, de saber que a minha neta Clarinha, com um ano e um mês e vinte dias de vida, se havia estreado no Funchal a ver,  com um ângulo de 360º,  o melhor fogo de artifício do mundo na passagem de ano.


 Notícias do ano 2050

por Jorge Cabral

Tenho, como sabem, uma máquina do tempo, na qual viajo ao passado. Porém hoje a máquina avariou e, em vez de recuar os quarenta anos programados, avançou e eis-me aqui no ano de 2050.

Estou vivo e ainda trabalho pois agora já ninguém tem direito à reforma. Exerço as minhas funções no Instituto da Promoção da Pobreza. Preparo um estudo sobre o Empobrecimento Lícito e o certo é que já sei as conclusões - empobrecer é legítimo, justo, lícito e patriótico.

Precisam-se mais pobres para manter os serviços sociais. O crime tem diminuído assustadoramente. Os polícias passam os dias a jogar às cartas, a contar anedotas ou a ver televisão. Felizmente vai ser inaugurada, em breve, uma Escola de Delinquência, na qual sepodem licenciar ladrões e vigaristas, estando até previsto um Doutoramento em Tráfico de Influências.

O meu quotidiano é simples. Apanho de manhã o transporte e, se o perco, tenho logo apoio psicológico, pois há em cada paragem um Psicólogo. Aliás, existem por todo lado.

Ainda na semana passada, quando no Restaurante entornei a sopa, tive logo o respectivo apoio da Psicóloga do Estabelecimento.

 Também há Advogados nos restaurantes, nos cafés e até nas casas de alterne, sempre disponíveis, pois são quatro por cada cidadão.

Moro num Velhil, destinado aos que U.P.V. (Ultrapassaram Prazo de Validade). Embora fosse um antigo canil, a casa é agradável. Recebemos muitas visitas de estudantes e uns gostam muito, outros preferem o Jardim Zoológico.

No meu quarto afixei fotografias da Guiné e no outro dia uma professora perguntou-me se eu é que era o Soldado Desconhecido. Respondi-lhe afirmativamente. Quanto à guerra,  já ouvira falar… Foi depois de Aljubarrota, não foi?

O Blogue sobrevive. O Maestro Luís comanda-o com o olhar, pois já não se usam teclas.

Qualquer dia, teremos mais um encontro da Tabanca Grande. Virtual, claro… mas, com chá e biscoitos!


[Com a devida vénia: Excerto de: Jorge Cabral, "Estórias Cabralianas", vol I. 
Lisboa: Ed José Almendra, 2020]
_________

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

Jorge Cabral
Instituto da Promoção da Pobreza, não se pode dizer que seja rica ideia.
Tá-se mesmo a ver o que se passará em 2050, há limites para tudo até pra riqueza acabar.
Coitado do Riky Shó só está bem dentro do caixote do lixo.

(Ideias de quem conheceu/conhece a estátua de Prometeu)

Abraço e Bom Ano 2021
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Camaradas, essa do "Velhil" (canil para velhos) é de génio...

Na realidade, o que é que são muitos dos nossos santos "lares para a terceira idade" ?... Uma vergonha, nacional!... Claro que há muitas e honrosas exceções por esse país fora... Mas tem sido aí que a Cobiv-19 tem matado que se farta, como o "sheltox"...

Lembram-se do "Sheltox, mata que se marta"?!...Entremos no 2021, com paz de espírito mas sem perder nem o nosso sentido de humor nem a nossa capacidade de indignação...nem muito menos a (trans)lucidez de camaradas nossos como o "alfero Cabral"...a quem mando um "quebra-costelas", valente, daqueles de quebra mesmo o esqueleto todo... LG

Anónimo disse...

Dizer só - isto é que é imaginação , capacidade de criar utopia - é redutor. O Jorge Cabral surpreende-nos sempre, com as suas propostas de recriação da realidade de invenção de futuros graciosos ou desgraçados.

Um abraço para todos, especialmente para o Luís e para o Jorge, com votos de mais 12 meses com saúde e felicidade.

Carvalho de Mampatá.