quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Guiné 61/74 - P21709: Historiografia da presença portuguesa em África (245): Guiné, o seu primeiro grande relato no século XIX: O Capitão-de-Fragata da Real Armada, José Joaquim Lopes de Lima (1) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 5 de Fevereiro de 2020:

Queridos amigos,
Tratando-se de um relatório, que tinha todos os requisitos para ser sensaborão, fora pedido a este Cavaleiro da Torre e Espada, que governara possessões no Oriente e era um emérito administrador colonial, que esmiuçasse números de gentes e negócios, a grande surpresa é a sua capacidade descritiva, documentou-se a sério e momentos há em que tudo leva a crer que sai do seu punho uma joia da literatura de viagens, e num bom português do tempo.
Recorde-se que este oficial da Armada percorreu as parcelas do Império, consagrou-lhe seis volumes, sendo o primeiro dedicado a Cabo Verde e suas dependências na Guiné Portuguesa, ainda estamos distantes da autonomização de 1879. Um belo documento, de consulta obrigatória para qualquer curioso ou investigador da Guiné.

Um abraço do
Mário


Guiné, o seu primeiro grande relato no século XIX:
O capitão-de-fragata da Real Armada José Joaquim Lopes de Lima (1)

Mário Beja Santos

José Joaquim Lopes de Lima foi Oficial da Armada e Administrador Colonial com vasto currículo, governou a Índia e Timor e Solor, entre outras responsabilidades. Cavaleiro da Torre e Espada, membro do Conselho de Sua Majestade Fidelíssima, a Rainha D. Maria II, deram-lhe uma incumbência graúda, que ele abraçou, dando à estampa seis volumes que a pretexto da estatística das possessões portuguesas revelou um emérito plumitivo, um viajante curioso e documentado. O primeiro volume é dedicado a Cabo Verde e às suas dependências na Guiné Portuguesa. Tanto quanto sabemos, e independentemente de na época ser publicada a memória sobre a Senegâmbia Portuguesa, de Honório Pereira Barreto, outra joia narrativa e peça historiográfica incontornável, o relato de Lopes de Lima é o primeiro grande documento sobre a Guiné do século XIX, recorde-se que a data de publicação é 1844. Vejamos como ele descreve o clima guineense:
“No continente da Guiné o calor é muito mais intenso do que nas ilhas: as chuvas são infalíveis, e começam nos fins de maio, acompanhadas de fortíssimas trovoadas, precedidas de um negrume assustador. As chuvas são copiosíssimas durante duas ou três horas, no fim das quais o vento solta novamente ao NE e dentro em pouco fica a atmosfera limpa e o tempo sereno: no mês de Agosto acabam estas trovoadas, e há neste e no de Setembro chuvas mansas e aturadas durante dias inteiros, acompanhadas de ventos brandos do Sul: desde Outubro até Maio reina o Nordeste quase sem interrupção, e a Este se chama ali o tempo seco. Em toda a Província é grandemente nociva a exposição ao sol, mas muito mais ainda o suportar parado a cacimbada da noite”.

De seguida, orienta a sua atenção para as produções naturais:
“Aquelas que se podem esperar de um solo bem que argiloso e fértil, por toda a parte alagadiço e salitroso, possuído por povos bárbaros no estado da Natureza, faltos de precisões, indolentes, aferrados a más rotinas, e independentes das nossas leis, e dos nossos usos – são certamente bem pouco variadas; e mesmo assim não deixa de ser importante o trato destes portos, mantido na sua maior grossura pelas remessas de géneros do interior – Geba e Farim; porque os Mandingas, em cujo território estes Presídios estão situados, são povos mais industriados, essencialmente mercadores, mais civilizados que os da beira-mar.
Tratarei porém primeiramente das produções desta região marítima, vizinhas de Bissau, Cacheu e Zinguinchor – esse país baixo e lodoso aonde não surge um só monte, uma colina, e aonde apenas se encontra como raridade algum terreno enxuto no interior dos rios e alguma praia de areia na costa do mar. As ocupações agrícolas destes povos são quase exclusivamente a cultura do arroz e a criação do gado: apenas o gentio Papel vizinho das duas Praças de Bissau e Cacheu, e os Banhuns, vizinhos a Zinguinchor, granjeiam um pouco de feijão, painço e algumas frutas para consumo destas praças.
Todo o arroz desta região é miúdo, quebrado e de má vista, conquanto não tenha mau sabor. O mais escuro, e mais feio, e mais barato de todo o arroz desta costa é o arroz Felupe.

Todo o gado vacum em Guiné é mui pequeno mas bem nutrido, e de um pelo muito denso e comprido, os seus couros são muito estimados no comércio.
As outras mercancias, que vem engrossar ali o trato com negociadores estrangeiros, são dádivas quase espontâneas da natureza, que tão azinha as franqueia a este povo sáfaro nos montes e costas, sem outro trabalho que colhê-las às mãos e trazê-las ao mercado: cera, marfim, tartaruga, azeite de palma.
A cera criam-na no mato inúmeros enxames de pequenas abelhas que colmeiam nas tocas das árvores, de onde as mulheres e meninos as vão brutalmente expulsar com fogo e tomar-lhes a cera.
O marfim é o despojo dos elefantes que monteiam nos matos, principalmente nas terras do sertão, de onde vem a maior cópia dele; o seu preço varia segundo a grandeza do dente.
As tartarugas só se pescam nas ilhas dos Bijagós e daí vem a casca, que é muito mais grossa, e em cascos muito maiores que a das ilhas de Cabo Verde.
O azeite de palma é grosseiramente extraído do fruto da palmeira de dendém, é procurado para as saboarias e outras composições químicas.
Vem igualmente ao mercado pequenas porções de algodão apanhado nos algodoeiros que brotam espontaneamente por toda a parte; e algum incenso, grosseiramente extraído da árvore que o produz.
Nas férteis e verdejantes margens dos caudalosos rios da Guiné, formados de mangues, e cobertas de verdura, nas suas extensas várzeas, nas suas densíssimas florestas, o instruído naturalista teria em que consumir meses, e anos, se a vida lhe durasse, poderia compor em Botânica uma flora riquíssima e dar muitas espécies novas à Zoologia; mas de toda esta riqueza ainda não explorada, apenas apresentarei o pouco que é geralmente conhecido no trato comum dos que lá habitam.”

(continua)

José Joaquim Lopes de Lima (1797-1852)
Bolama, Palácio do Governo, 1900
Duas imagens tiradas do blogue Projeto Guiné-Bissau Contributo, com a devida vénia

____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 de dezembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21681: Historiografia da presença portuguesa em África (244): "Fernão Gomes e o monopólio do resgate da Guiné", no Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa de Maio e Junho de 1938 (Mário Beja Santos)

Sem comentários: